O salão de festas de uma unidade hoteleira na Costa da Caparica serviu de palco, este sábado, à realização do jantar comemorativo dos 74 anos de vida do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.

 

Um evento recheado pelo fervor clubista dos associados e representantes dos Pescadores, que contou com cerca de 300 convidados, entre os quais a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, autarcas locais, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, e demais personalidades concelhias.



 

Entregues os tradicionais emblemas de 25 e 50 anos de filiação aos associados, a par de outras distinções individuais e coletivas promovidas pelo clube, a cerimónia festiva ficou marcada pelo discurso solene do presidente da coletividade caparicana, António Martins, que vincou o trabalho que tem vindo a ser dinamizado em nome de um dos clubes com maior peso histórico do universo AF Setúbal.

 

“Propusemos melhorar as condições e encontrar as melhores soluções possíveis para assegurar um caminho mais consentâneo com a História do CD Pescadores da Costa da Caparica. É isso que temos feito”. Começou por assumir o dirigente, depois de saudar a significativa moldura humana que celebrou a data comemorativa.



 

António Martins dirige um clube que se viu ‘embrulhado’ com o processo do programa CostaPolis. “Urge resolver esta situação que dura há 10 anos e que, entretanto, deixou o clube votado a instalações precárias e debaixo de muita indefinição”.

Contudo, o presidente dos Pescadores da Costa da Caparica tem conseguido imprimir uma dinâmica positiva em nome dos seus praticantes, onde o futebol assume fatia maioritária.

 

“Recuperámos a formação para o seio do clube e a marca institucional “Somos Costa” apresenta a identidade que desejamos ver incutida. Quanto aos juniores e seniores, a ambição é melhorar os resultados competitivos, desejo que está assente num projeto que estamos a consolidar”, destacou António Martins, vincando que tudo isto tem por base a firme vontade de “credibilizar e recuperar financeiramente o clube”.

 

Este percurso, que tem reforçado a aproximação dos sócios e atletas ao emblema caparicano, resultou recentemente na concretização de um novo equipamento. “Abrimos a Sala do Atleta. Trata-se de um investimento para os nossos atletas em formação, que ganham um apoio significativo no âmbito da capacitação e desenvolvimento muscular”, revelou o dirigente.

 

Líder da AF Setúbal deseja ver clube reerguer-se

 

“Os 74 anos de vida do GD Pescadores da Costa da Caparica devem festejados como mais um momento de vitalidade de um dos emblemas de referência do futebol da nossa região, mas sobretudo com a ambição de o tornar mais forte, no sentido de readquirir a dinâmica competitiva relevante, também no plano nacional”, registou Francisco Cardoso, depois de felicitar o emblema aniversariante.



 

O presidente diretivo da AF Setúbal, que a convite do GD Pescadores da Costa da Caparica, esteve acompanhado pelo líder do CA da instituição, José Manuel Esteves, destacou o trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da formação de atletas, “processo que está sempre na base do desenvolvimento desportivo e competitivo dos clubes”.

 

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica, fundado em 1 de janeiro de 1944, conta atualmente com cerca de 200 atletas filiados no universo AF Setúbal.