A primeira edição da Liga Oportunidades, em futebol de 5, já marca golos pontos em nome da inclusão e da responsabilidade social.

Este sábado, no Campo de Futebol da Associação de Moradores do Casal Figueiras (Casarão), em Setúbal, as primeiras demonstrações de entusiasmo ficaram bem patentes na jornada inaugural de um torneio, que nas variantes de recreação e competição, envolve sete instituições da nossa região e que conta com a parceria da AF Setúbal.

Na cerimónia oficial de abertura do torneio, Paulo Prezado, técnico da Cáritas – São Francisco Xaxier FC, foi o porta-voz das sete instituições representadas no projeto, lembrando, com satisfação, que “esta iniciativa começou a ganhar forma há seis meses no sentido de juntar instituições e promover o desporto para todos de forma inclusiva”.

A ideia ganhou o apoio e a colaboração institucional da AF Setúbal e das autarquias locais, entidades que mereceram reconhecido agradecimento público, e este sábado abriram-se os primeiros sorrisos à volta da bola no relvado sintético do Casarão.

“Queremos é que se divirtam e que joguem com alegria”, declarou o elemento da organização, desejando a realização de bons jogos nesta que é a primeira edição da Liga Oportunidades.


A manifestação entusiástica de Paulo Prezado foi partilhada pelos representantes da Câmara Municipal de Setúbal (vereador do Desporto, Pedro Pina, e José Pereira, chefe da Divisão de Desporto), União de Freguesias de Setúbal (Nuno Folques) e AF Setúbal, que esteve representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso e pelo vice-presidente do Conselho de Arbitragem, Diamantino Pires, os quais felicitaram a concretização da iniciativa e desejaram todo o sucesso para o projeto.

Ao pontapé de saída simbólico dado pelo vereador do Desporto da CM Setúbal, Pedro Pina, num momento partilhado com o presidente da AF Setúbal, a bola começou a rola e a alegria tomou conta dos jogadores das equipas da Fundação COI (Pinhal Novo) e da União Desportiva Para a Inclusão – APPACDM (Setúbal), naquele que foi o primeiro desafio a contar para o torneio de recreação.


Com o apoio das bancadas, os participantes produziram 30 minutos de grande animação pontuados com gestos técnicos de fazer inveja e golos celebrados com um entusiasmo contagiante, numa tarde festiva e de confraternização. Afinal, o objetivo maior deste projeto inclusivo.





Recorde-se que a Liga Oportunidades, que conta com a parceria institucional da AF Setúbal, entidade que disponibiliza os árbitros para os jogos, envolve duas vertentes (competição e recreação) reservadas a participantes, de ambos os géneros, nascidos entre 1968 e 2004.

Os jogos, em ambas as variantes, têm um tempo total de 30 minutos, disputados por equipas de 5x5 com guarda-redes.

A variante de recreação, cujo torneio contempla a realização de oito jornadas, num calendário que termina no dia 8 de maio, integra equipas representantes da Fundação COI (Pinhal Novo), União Desportiva Para a Inclusão – APPACDM (Setúbal), Cercimb (Moita/Barreiro) e Associação NÓS (Barreiro).

No que respeita ao torneio competitivo, que começa no dia 28 e se prolonga, por oito rondas, até 18 de maio, estarão envolvidos os conjuntos setubalenses representativos da União Desportiva Para a Inclusão – APPACDM, Cáritas – São Francisco Xaxier FC, Centro Jovem Tabor e Associação Moradores Casal das Figueiras.

Pode acompanhar todas as informações sobre a Liga Oportunidades AQUI.