O Estádio do Viveiro, na praia da Nazaré, é o palco das decisões do futebol de praia federativo. As duas competições nacionais (Divisão Elite e Divisão Nacional) terminam este fim-de-semana, com a realização das fases finais de ambas as provas.

 

Na verdade, são três dias de emoções fortes, a começar já esta sexta-feira, com a AF Setúbal representada com as equipas do Vitória FC, GD Alfarim e Barreiro Stara Zagora FC.

 

Vitorianos visam a manutenção

 

A equipa do Vitória é, por esta altura, a única formação da AF Setúbal a disputar a Divisão Elite, denominação da prova primodivisionária organizada pela FPF.

 

Depois de na fase regular, as contas não terem sido favoráveis – ficaram na segunda metade da tabela classificativa que envolveu oito equipas -, cabe aos sadinos lutarem pela manutenção no campeonato maior. Aliás, como já aconteceu nas duas últimas edições.

 

Para garantir, novamente, a permanência na Elite do futebol de praia, o Vitória vai ter pela frente três jogos, a disputar num formato de mini-campeonato, cuja classificação final vai refletir os dois clubes (1.º e 2.º), que seguem no patamar maior da modalidade na próxima época, e a dupla (3.º e 4.º) que vão baixar à Divisão Nacional.

 

Eis os jogos a realizar:

 

Dia 25

CB Loures - CDRC Vila Franca do Rosário *(14h55)

VITÓRIA FC - CF "Os Belenenses" *(16h05)

 

Dia 26

CF "Os Belenenses" - CB Loures (11h45)

CDRC Vila Franca do Rosário - VITÓRIA FC (14h30)

 

Dia 27

CDRC Vila Franca do Rosário - CF "Os Belenenses" (11h45)

CB Loures - VITÓRIA FC (14h30)

 

 

Alfarim e Barreiro lutam pela subida

 

Na Divisão Nacional, e ao contrário da Elite, o formato competitivo não contempla muitas contas. As oito equipas que chegam à fase derradeira da competição enfrentam eliminatórias, ou seja quem perde está fora da corrida pelo jogo da final, o mesmo quer dizer fora da promoção ao patamar competitivo superior.

 

GD Alfarim e Barreiro Stara Zagora FC são os dois emblemas da AF Setúbal que visam a promoção, pelo que para garantirem esse estatuto inédito no respetivo historial, estão obrigados a mostrar superioridade competitiva nos dois primeiros jogos que terão pela frente.

 

Eis os jogos referentes aos quartos-de-final, a realizar esta sexta-feira:

 

Jogo 1 (11h45): Leixões SC (1.º Zona Norte) - GD ALFARIM (1.º Zona Sul);

Jogo 2 *(13h45): BARREIRO STARA ZAGORA FC (2.º Zona Sul) - GD Chaves (3.º Zona Norte);

Jogo 3 *(19h35): ACD "O Sotão" - Varzim SC;

Jogo 4 (10h30): AD Buarcos 2017 - CB Caldas da Rainha.

 

Refira-se que, de acordo com o sorteio dos jogos previamente realizado, ficou igualmente estabelecido que as meias-finais, a realizar no sábado, vão colocar frente a frente os vencedores do Jogo 1 x Jogo 2 e do Jogo 3 x Jogo 4.

 

A final disputa-se no domingo.