Joaquim Sousa Marques, presidente da AF Setúbal, Pedro Dias, Director da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, e Mário Narciso, Selecionador Nacional e Embaixador de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, abriram a porta à realização das fases finais do melhor futebol de praia nacional, evento que acontece este sábado e domingo, no recinto desportivo municipal, recentemente instalado no Parque Urbano de Albarquel, à beira do Sado.

Perante os jornalistas, as quatro personalidades não hesitaram em saudar a realização inédita do prestigiado evento em Setúbal, cidade que tem no Vitória o seu representante na agenda competitiva onde se conta um total de 12 emblemas que vão correr por títulos nacionais, promoções e manutenção referentes às duas divisões sob a égide da FPF.

Depois de agradecer à Federação Portuguesa de Futebol por ter apostado, em dois anos consecutivos [n.d.r: o ano passado foi em Sesimbra], na realização das fases finais no nosso distrito, o presidente da Direcção da AF Setúbal realçou o trabalho que a nossa instituição e os clubes têm vindo a desenvolver no sentido de fortalecer a prática da modalidade “numa região dotada de condições naturais de excelência”.

Joaquim Sousa Marques vincou que “Sesimbra apresenta um recinto onde a prática do futebol de praia pode ser dinamizado de forma permanente”, um facto que poderá vir a ser relevado por outros concelhos em nome da formação de atletas. Afinal uma questão fundamental para o futuro da modalidade que já deu ao nosso país um título mundial.

O dirigente associativo não hesitou em agradecer à Câmara de Setúbal o contributo para trazer à beira do Sado um evento “que vai servir para fazer crescer ainda mais a promoção e a prática do futebol de praia na cidade na região”.

Aliás, no que respeita a reconhecimentos, Sousa Marques não hesitou em destacar a importância do setubalense Mário Narciso, que quer pelo fato de ser Selecionador, mas também grande apaixonado pela modalidade. “Agradecer ao Mário Narciso pelo contributo que tem dado na promoção e divulgação do futebol de praia”.

Instado pelo Notícias AFS a avaliar a importância da AF Setúbal estar representada pelo Vitória nesta jornada decisiva, onde vai discutir a permanência na Divisão Elite – o escalão maior - o presidente associativo mostrou-se confiante. “Queremos estar sempre representados ao mais alto nível e desejamos que o Vitória consiga o grande objetivo, que passa por seguir no patamar mais alto. Esse é sempre um fator muito importante, que pode contribuir para alavancar o surgimento de novas equipas e jovens atletas que venham a alimentar o futuro desta modalidade, que está enraizada na nossa região e que conta com cada vez mais adeptos”.

 

Discursos diretos

 

Pedro Dias, Director da FPF

“É uma grande satisfação podermos realizar este evento em Setúbal, depois de termos aceite o desafio da AF Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal para organizar esta competição integrada na Cidade Europeia do Desporto 2016”.

“Este fim-de-semana vão estar 12 equipas em ação, as melhores de Portugal. Vamos ter 11 campeões do mundo e outros jogadores internacionais de outros países, pelo que se antevê uma jornada de nível muito elevado”.

“Esperamos, por isso, que os dois dias de prova contem com o estádio cheio de adeptos”.

 

Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal

“Agradecer a FPF, que foi das federações que mais estímulo deu para que a organização desse evento em Setúbal fosse a bom porto e o apoio da AF Setúbal, através do presidente Sousa Marques, que mostrou forte empenho, desde a primeira hora, para esta concretização”.

“O evento vai ser no melhor palco do mundo, com uma envolvência natural de grande beleza, onde a serra e o rio se conjugam num cenário extraordinário”.

“Setúbal é uma cidade apaixonada por futebol e queremos que venha a ser uma referência no futebol de praia. E nesse sentido estamos a trabalhar para que a cidade venha a ter uma infraestrutura permanente”.

“Estão reunidas todas as condições para um fim-de-semana cheio de emoções e com grandes espetáculos, em mais um grande evento de prestígio para a Cidade Europeia do Desporto 2016”.

 

Mário Narciso, Selecionador Nacional de futebol de praia e Embaixador de Setúbal Cidade Europeia do Desporto

“Muito satisfeito por ver Setúbal acolher um grande evento desportivo como este”.

“Esta jornada de grande importância competitiva vai contar com a presença da maioria dos melhores jogadores do mundo”.

“Um agradecimento à FPF, AF Setúbal e Câmara Municipal de Setúbal por concertarem esforços e proporcionarem à cidade um momento de grande relevância”.

 

Arranque este sábado pouco antes da uma

Os jogos começam no sábado com as meias-finais do Campeonato Nacional. A partir das 12h45, as equipas do Nacional da Madeira e do Sotão discutem o acesso ao jogo do título, o mesmo acontece com Chaves e Vila Franca do Rosário, mas num embate a começar às 14 horas.

Refira-se que os vencedores deste encontros, que garantem, desde logo, a promoção à Divisão de Elite na próxima época, vão decidir no domingo, a partir das 17 horas, o título de campeão do segundo patamar competitivo.

 

CMTV transmite em directo

No que respeita à prova maior (Divisão de Elite) as emoções no areal setubalense começam a fazer-se sentir no sábado, a partir das 15h30, com o jogo Casa do Benfica de Loures - Sporting.

Pouco depois, às 16h40, Braga e Belenenses iniciam um desafio, que tal como o antecedente, visa apurar os dois finalistas que vão decidir a conquista do título.

Estas duas partidas vão ser transmitidas em directo pela CMTV.

Aliás, a estação voltará a apontar as câmaras para o areal sadino, do domingo, a partir das 18h15, altura em que está agendada a grande final.

 

Vitória tenta manter estatuto de Elite

 

Ainda que sem transmissão televisiva, a participação do Vitória neste fim de semana competitivo promete centrar os olhares de milhares de vitorianos e setubalenses em Albarquel no apoio à equipa da casa.

O conjunto do Vitória vai lutar pela manutenção na Divisão Elite, num jogo de tudo ou nada, que está marcado para este sábado, a partir das 18 horas, frente ao Varzim.

Igualmente a discutir a permanência neste escalão vão estar Amigos da Paz e Leixões, cujo encontro começa às 19h45.

O fim-de-semana competitivo é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e a colaboração da Associação de Futebol de Setúbal.