A começar pelo fecho da contabilidade na zona sul do Nacional, os muitos espetadores que acompanharam a derradeira jornada da competição na bancada do recinto municipal da praia do Ouro, em Sesimbra, presenciaram mais uma tarde de muita animação competitiva, que centrou atenções, sobretudo, no par de jogos em que esteve em discussão a última de duas vagas de acesso à fase final da modalidade.

O Alfarim, que já tinha garantido o primeiro lugar da classificação e a respetiva qualificação, foi surpreendido na despedida, ainda que através da marcação das grandes penalidades, pelos Pescadores da Costa de Caparica (equipa somou o único ponto na prova) e não conseguiu contar por triunfos todos os jogos disputados.

Cabia às equipas do Sesimbra e Amigos da Costa, igualados com 12 pontos na vice-liderança, a luta pela garantia do segundo posto, sinónimo de passaporte carimbado para a fase final, onde serão encontradas as duas equipas nacionais a promover para a Divisão Elite na próxima época.

As contas começaram desde logo a ser feitas ao primeiro embate da tarde. No areal sesimbrense os Amigos da Costa tiveram pela frente os vizinhos do Charneca de Caparica mas a ambição do conjunto dos Amigos conheceu um revés, já que acabaram derrotados.

O desaire escancarava as portas da qualificação ao Sesimbra, a quem, perante o resultado conhecido, bastava somar um ponto. Mas, a equipa local não facilitou e aplicou um 8-3 ao Barreiro Stara Zagora. Um triunfo que selou o acesso à fase final.

Resultados dos jogos referentes à 7ª e última jornada:

Charneca Caparica, 6 - Amigos da Costa, 5

Barreiro Stara Zagora, 3 – Sesimbra, 8

Praia Milfontes, 2 – Zambujalense, 3

Alfarim, 5 – Pescadores, 7 (após grandes penalidades)

 

 Classificação:

 

1 - Alfarim                                18 pontos

 

2 – Sesimbra                            15

 

3 – Amigos da Costa                12

 

4 – Charneca de Caparica       11

 

5 – Barreiro Stara Zagora        10

 

6 - Zambujalense                       7

 

7 - Praia Milfontes                      3

 

8 - Pescadores C. Caparica       1

 

 

Vitória joga em casa

pela Divisão Elite

 

Entretanto, no patamar maior da modalidade, o Vitória não conseguiu este sábado, na Nazaré, arrumar com as contas da manutenção na Divisão Elite, na 1ª fase a eliminar.

Frente à Casa do Benfica de Loures, os vitorianos estiveram em vantagem ao cabo do 2º período do jogo, mas não evitaram no derradeiro tempo que o adversário desse a volta ao jogo e saísse a vencer por 5-4.

Um desfecho que atira os sadinos para um desafio decisivo na eliminatória da fase final nacional, que este ano vai realizar-se à beira do Sado, em ano de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, no novo recinto dedicado aos desportos de areia, instalado no Parque Urbano de Albarquel.  

A competição que vai atribuir os títulos da Divisão Elite e Campeonato Nacional estão agendados para os dias 20 e 21 de agosto.

Uma jornada que contará com as participações de Alfarim (segunda vez consecutiva) e Sesimbra (estreia) na discussão pela subida à Divisão Elite, enquanto o Vitória vai medir forças com o Varzim, pela manutenção no escalão maior.

Três representantes da AF Setúbal, instituição que tem reforçado a divulgação e a aposta no incremento da modalidade, em ação numa prestigiada prova competitiva nacional a promover pela Federação Portuguesa de Futebol, que acontece pelo segundo ano consecutivo na nossa região - Sesimbra foi palco em 2015 -, e que contará com honras de transmissão televisiva.