O Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal realizou, esta terça-feira, o evento de celebração do 53.º aniversário da associação representativa da classe que integra o Universo AF Setúbal.

“Tivemos de nos adaptar ao momento que vivemos e, por isso, optámos por promover a sessão solene comemorativa através de videoconferência. Acima de tudo, o importante é assinalar a data e fazer valer o nome do núcleo, que celebra mais um aniversário”, começou por declarar o presidente da Direção do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal (NAFCS), João Bernardo.

“Somos o núcleo que somos hoje devido ao trabalho de todos quantos que por cá passaram”, enalteceu o presidente do NAFCS, antes de olhar para o futuro, afirmando que “há muito potencial para alimentar os quadros da arbitragem federativo e será com esse objetivo que vamos continuar a trabalhar”, contando com o apoio das instituições, nomeadamente da AF Setúbal, através do Conselho de Arbitragem.

Perante quatro dezenas de participantes online, entre árbitros associados do NAFCS, dirigentes de núcleos congéneres e da AF Setúbal, a par de representantes de autarquias locais, João Bernardo deu o apito inicial de uma videocerimónia que, sinónimo de homenagem, teve o condão de reunir antigos presidentes do núcleo sadino, um dos quais radicado no estrangeiro, que partilharam histórias, memórias e experiências vividas aquando da sua passagem pela Direção do núcleo.


Devido à pandemia de Covid-19, os dirigentes do NAFCS promoveram a sessão solene em videoconferência

Os dias que marcaram a criação do núcleo, a persistência para cativar novos árbitros no seio da cidade, assumiram destaque na intervenção online de Carlos Silva, presidente do NAFCS entre 1994 e 1996, poucos minutos depois de ter atuado num jogo, no Luxemburgo, país onde reside.

O antigo dirigente não deixou de vincar que o “trabalho e a dedicação foram e continuam a ser essenciais para fortalecer o núcleo, que felizmente, hoje, tem uma sede”.

“Os agradáveis convívios entre sócios” e as “muitas dificuldades sentidas pelos árbitros, na altura”, foram lembrados por Diamantino Pires, líder diretivo entre 1996 e 1998, que recordou o seu percurso na arbitragem, instado por Pedro Contumélias, um dos jovens árbitros do NAFCS, que foi conduzindo a videocerimónia e direcionando as perguntas aos históricos dirigentes.

Por sua vez, Sérgio Lobato, presidente do núcleo entre 1998 e 2000, não hesitou em reforçar as “dificuldades sentidas para cativar pessoas para aderir à causa do associativismo, sem lugar a protagonismos”, e lembrou, noutro plano, alguns episódios sobre a produção do jornal “O Apitadelas”, meio de comunicação interno do NAFCS, naquele tempo.

Destacando o importante papel dos núcleos, Sérgio Lobato, afirmou que “a arbitragem é uma escola de vida”.

Para aquele que foi o presidente com mais anos de mandato à frente dos destinos do NAFCS, e que hoje assume o cargo de presidente da Assembleia Geral, “o facto do núcleo ter, felizmente, hoje, uma sede própria, foi uma importante conquista para os árbitros de Setúbal”, destacou Luís Ramos, que assumiu a liderança da Direção em 2009/12, 2012/14 e 2015/17.

“Tenho muito orgulho pelo que fiz na arbitragem e pelo contribui em nome do núcleo, o qual é reconhecido com a Medalha da Cidade”, salientou Luís Ramos, que incentivou os árbitros jovens a esforçarem-se pela concretização de objetivos, porque “o trabalho dá sempre os seus frutos”.

Nos tempos mais recentes, André Narciso, que liderou a Direção do núcleo entre 2014 e 2016, não hesitou em “reconhecer o trabalho de todos os dirigentes do NAFCS”, e destacou “a herança formativa e a relevância que o núcleo sadino tem assumido, igualmente, na responsabilidade social”.

André Narciso, apelando à dedicação e à crença no trabalho, desejou que mais árbitros do Universo AF Setúbal venham a reforçar os patamares superiores da arbitragem nacional.

Por seu turno, o antecessor do atual presidente, Ricardo Figueiredo, apontou para a promoção dos objetivos coletivos em nome da formação e para o leque de iniciativas que vieram dar maior visibilidade ao núcleo.

Foi há dois anos, no mando de Ricardo Figueiredo (2017/2019), que o núcleo foi agraciado com a Medalha da Cidade e esse terá disso um dos pontos altos que marcaram a sua gestão. Ao invés, Ricardo Figueiredo, não esqueceu as lamentáveis agressões a árbitros.

Todos os antigos presidentes citados, não deixaram de felicitar, com particular entusiasmo, o NAFCS pelo seu 53.º aniversário.

AF Setúbal saudou trabalho desenvolvido

Ao convite endereçado, os presidentes da Direção e do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, por ocasião das respetivas intervenções, não hesitaram em saudar os 53 anos de celebração de vida do núcleo de árbitros da cidade sadina e sublinhar o “meritório trabalho” que o NAFCS tem vindo a dinamizar.

Francisco Cardoso, líder diretivo, ao enaltecer a “vitalidade do núcleo e a evolução que tem evidenciado”, reiterou que “todos os núcleos de árbitros da nossa região, tal como sempre, podem continuar a contar com a colaboração institucional da AF Setúbal, no sentido de fortalecermos a arbitragem distrital”.

José Manuel Esteves, homenageando a dedicação de todos quantos contribuíram e continuam a fazer crescer o núcleo, elogiou os resultados obtidos, assinalando que, “felizmente, no nosso distrito, temos núcleos que trabalham muito e bem”.

O trabalho demonstrado e o historial de referência do NAFCS foi igualmente felicitado por autarcas em representação da Junta de Freguesia de São Sebastião e da União de Freguesias de Setúbal, Luís Matos e Nuno Folques, respetivamente.

Saudações que foram igualmente vincadas pelo Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol de Santiago do Cacém, através do dirigente Rodrigo Pereira, em nome dos núcleos de árbitros da região, dos quais o Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro e da Academia de Árbitros de Futsal da Margem Sul, marcaram presença, na ligação dos seus presidentes, Pedro Afonso e Hugo Grilo, respetivamente.

Na videocerimónia dos 53 anos do NAFCS foram exibidas imagens de todos os locais que funcionaram como sede do núcleo ao longo da sua história, e não faltou o tradicional bolo de aniversário.


O Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal foi fundado em 15 de setembro de 1967.