Noite de festa para celebrar o futebol e o futsal do Universo AF Setúbal!



 

A Associação de Futebol de Setúbal realizou esta quinta-feira, à noite, no Fórum Cultural do Seixal, a Festa de Encerramento das Atividades da época 2017/18, cerimónia na qual foram entregues, ao ritmo de fortes aplausos, os troféus aos vencedores dos torneios complementares, Taça de Disciplina “Leopoldo Vilarinho” e Cartão Branco – Fair Play.

 

Um evento onde foram, igualmente, recordados todos os campeões das provas distritais, cujos troféus foram oportunamente entregues aos vencedores, em pleno recinto desportivo, numa iniciativa da Direção da AF Setúbal e que mereceu generalizados elogios.

 

Cerimónias cuja realização Francisco Cardoso agradeceu aos clubes e às equipas que estiveram envolvidas.

 

No evento revestido de forte entusiasmo, que reuniu dirigentes associativos e representantes de entidades regionais e nacionais, técnicos, atletas e familiares, numa moldura humana que lotou as cadeiras do Fórum Cultural do Seixal, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, em jeito de balanço à época finda, destacou mais um registo sinónimo da força evolutiva da AF Setúbal.



 

“Esta é uma noite de celebração do Universo AF Setúbal. E neste momento saúdo todos os clubes filiados, pelo seu contributo para mais um marco na história da nossa instituição. Esta época desportiva veio confirmar a nossa evolução quantitativa em termos de praticantes: Hoje, somos mais de 11.000”, revelou o dirigente.

 

Mais uma significativa fasquia ultrapassada, mas que não refreia a ambição do presidente: “Mesmo assim, não estamos satisfeitos, porque existe pelo menos cerca de 5000 praticantes que, ainda, não se encontram filiados na nossa associação, mas que regularmente praticam as nossas modalidades em torneios organizados sem a devida autorização”.

 

Desejamos envolver todos, dentro de um quadro legal, pelo que garantimos que na próxima época Desportiva vamos estar mais atentos a esta situação, no intuito de todos estarem filiados na AF Setúbal, salvaguardando, inclusive, a sua segurança”, vincou.

 

Refira-se que na época 2017/18 foram efetuados 4799 jogos, divididos da seguinte forma: 2237 jogos em futebol 11, 1669 jogos em futebol de 7 e 893 jogos de futsal, o que demonstra a vitalidade do Futebol Distrital de Setúbal.

 

“Números relevantes e que merecem o nosso agradecimento, mais uma vez, aos Dirigentes que disponibilizaram todo o apoio para que os seus Clubes pudessem participar nos nossos Campeonatos Distritais”, sublinhou o presidente.

 

Francisco Cardoso, no seu discurso institucional, não hesitou em agradecer a importância do trabalho dos clubes para o atingir dos 11 mil atletas inscritos e apelou à coesão entre todos os filiados em nome do Universo AF Setúbal.

 

“Há uma máxima que é fundamental ter, sempre, em conta, e o qual devemos reforçar dia a dia: sem o apoio dos clubes, da sua disponibilidade e solidariedade comum e em nome do Universo AF Setúbal, não se consegue chegar onde todos desejamos”.

 

Essa disponibilidade e solidariedade entre os clubes carece de uma demonstração mais vincada, porque faz sermos melhores e mais fortes e porque nos ajuda a enfrentar aquilo que o futuro nos reserva. Apelo, por isso, a que a união de esforços, independentemente dos objetivos individuais, esteja sempre presente e seja efetiva em nome da solidariedade institucional”, declarou.

 

Francisco Cardoso, que agradeceu na pessoa do vereador José Carlos Gomes, à Câmara Municipal do Seixal pela cedência do magnífico auditório do Fórum Cultural do Seixal, felicitou todos os campeões e demais vencedores das provas da associação e reconheceu toda a disponibilidade dos colegas da Direcção e de todos os Conselhos que fazem parte dos Órgãos Sociais da Associação de Futebol de Setúbal, funcionários, colaboradores e parceiros institucionais da AF Setúbal pelo apoio manifestado durante a época desportiva que terminou.

 

Num remate final, o presidente da AF Setúbal desejou que “a próxima época venha a ser coroada com mais uma demonstração de sã competitividade onde impere os valores do fair play”.

 

O projeto AF SETÚBAL TV mereceu nota de particular destaque durante a festa, tendo sido exibido uma compilação de imagens de jogos transmitidos na fase experimental.

 

Foi igualmente homenageada a equipa de juniores de futsal do FC S. Francisco pela subida ao campeonato Nacional.

 

 

AS FOTOS DA FESTA DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA 2017/18 PODEM SER VISTAS AQUI 

 

 

Intervenções institucionais

 

José Carlos Gomes, vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal:



 

“Saudamos a AF Setúbal pela realização deste espetacular evento, neste concelho que é sinónimo de referência da atividade desportiva, o que muito nos honra.

 

Um cumprimento a todos os atletas e demais agentes ligados ao futebol do nosso distrito pelo seu trabalho e dedicação. Parabéns a todos e um forte abraço institucional à AF Setúbal”.

 

Júlio Vieira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol:



 

“A FPF saúda mais este grande evento com marca da AF Setúbal e reforça o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela instituição, que conta com pessoas de elevada competência e dedicação, e pelo dinamismo dos seus clubes filiados em nome do futebol.

 

Os clubes têm um mérito extraordinário de fazer um trabalho de base fundamental para o engrandecimento das nossas modalidades. Um trabalho notável que é gerador de campeões e que muito orgulha a FPF”.

 

 

José Lima, coordenador do Plano Nacional da Ética no Desporto:



 

“Há seis épocas iniciamos com a AF Setúbal um sonho, que visou a implementação do Cartão Branco. Hoje, são já 15 associações envolvidas neste projeto que começou aqui na região de Setúbal, e que muito nos orgulha poder ver evoluir.

 

Aos familiares dos jovens atletas apelo a que deixei-nos divertir e promovam o respeito na atividade competitiva.

 

Obrigado AF Setúbal pelo empenho que têm assumido em nome dos valores da ética no desporto”.