O Futebol Clube Barreirense festejou os seus 107 anos de historial numa cerimónia solene realizada este sábado, à noite, no Ginásio-sede, que reuniu largas dezenas de convidados, entre associados, atletas e diversas individualidades em representação de instituições autárquicas e associativas locais e regionais.

 

Envolto num ambiente de fervor alvi-rubro, o presidente da Direção do FC Barreirense, João Fernandes, no seu discurso solene, vincou o papel de referência desportiva do emblema nos vários quadrantes de ação, sendo que o futebol formativo assumiu particular ênfase.

 

Numa altura em que passam 10 anos sobre a inauguração da Academia de Futebol, infraestrutura de apoio fundamental ao desenvolvimento do futebol de formação barreirense, João Fernandes, não deixou de sublinhar esse mesmo facto, relevando “o trabalho de excelência que ali se desenvolve”.

 

Contudo, a dinâmica desportiva do emblema pede uma ampliação e/ou renovação da sua capacidade infraestrutural para adequar e permitir um crescimento adequado ao número de praticantes, que por esta altura, no que respeita ao futebol filiado na AF Setúbal quase atinge os 400 praticantes, nos mais diversos escalões etários.   

 

O presidente do FC Barreirense, reconhecendo que a questão das melhorias das infraestruturas é um problema comum aos clubes locais, não hesitou, contudo, em assumir que “na esteira de iguais apelos de anteriores Direções deste clube”, a Câmara Municipal do Barreiro “pode contar connosco para que, em parceria com os demais clubes do concelho, possamos tornar realidade as vontades que são comuns, fazendo-se obra que transforme rapidamente o Barreiro numa verdadeira capital do Desporto.”

 

Frederico Rosa, presidente da autarquia barreirense, que esteve presente na sessão comemorativa, felicitou o trabalho desenvolvido pelo clube e lembrou que “na sociedade do século XXI, homens e mulheres têm de ser iguais e esta igualdade também se espelha naquilo que os clubes têm de fazer e com o trabalho de abertura que têm de realizar”. “Esse é o grande desígnio da nossa sociedade e consequentemente da Câmara Municipal do Barreiro e dos clubes do concelho”, manifestou.



 

Líder da AF Setúbal enalteceu aposta no futebol feminino

 

No dia em que em Castelo Branco, a seleção distrital da AF Setúbal confirmava o acesso à final do Torneio Nacional Interassociações de futebol feminino sub-16 [ndr: veio a registar o vice título federativo], o presidente da Direção da AF Setúbal não hesitou, na sua declaração institucional, de felicitar o FC Barreirense pela aposta que fez ao implementar a prática competitiva na variante futebolística no feminino.

 

Para Francisco Cardoso “esta iniciativa, que se saúda, é muito importante para o raio de ação dos clubes, que ganham mais atletas e promovem uma prática que está em franco crescimento e que, com certeza, assumirá um papel ainda mais relevante para o futebol nacional”.

 

O dirigente associativo não esqueceu que “o FC Barreirense é um dos emblemas históricos do futebol distrital, que no seio da nossa associação está entre os mais representados em número de atletas, e nacional”.

 

“Um clube que está a reerguer-se, fruto de um reconhecido trabalho que os seus dirigentes, atletas e associados têm vindo a desenvolver nos últimos anos”, elogiou Francisco Cardoso, antes de felicitar o clube pelo seu 107.º aniversário, um dos centenários do universo AF Setúbal.

 

Refira-se que na cerimónia solene foram entregues os emblemas de 25, 50 e 75 anos aos associados que completaram, respetivamente, esse tempo de filiação.

 

O Futebol Clube Barreirense nasceu no dia 11 de abril de 1911.