A Seleção Distrital de Futebol Feminino Sub-16 da AF Setúbal é vice-campeã nacional interassociativa, estatuto registado este domingo, em Castelo Branco, depois de concluído o jogo da final da prova, da qual saiu vencedora a AF Lisboa (triunfo por 3-1).

 

Um brilhante desfecho competitivo que começou a ser desenhado a 14 de novembro de 2017, com a realização da primeira de 25 unidades de treino, passando pela qualificação imaculada - fruto do 1.º lugar do coletivo na Fase Zonal - para o grupo das oito seleções regionais a quem ficou reservada a discussão do troféu, até à obtenção do vice título nacional conseguido este domingo, no jogo da final da edição 2018 do Torneio Interassociações de futebol feminino sub-16, em futebol de 7.

 

“O objetivo coletivo foi superado. As nossas jovens guerreiras fizeram um percurso notável”, começou por avaliar, orgulhoso, em jeito de balanço global, o selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, Rúben Conceição.

 

O responsável técnico não hesitou em afirmar que “este grupo de jovens atletas revelou ambição desde o primeiro dia e demonstrou, em cada uma das etapas ultrapassadas, que podia ter saído vencedor do torneio”.

“A qualidade e determinação demonstradas por cada uma das jovens futebolistas até ao último minuto do jogo, foi mais uma vez aplicada, mas não tivemos a sorte e a eficácia na concretização desejada, num jogo que foi equilibrado entre duas seleções que justificariam o triunfo”.

 

“As nossas atletas foram literalmente umas guerreiras. Deram tudo o que tinham ao jogo em nome de um triunfo que lhes assentava plenamente, mas que acabou por pender para a AF Lisboa, a quem felicito”, destacou Rúben Conceição, sem esquecer o comportamento exemplar do nosso jovem selecionado no que ao fair play respeitou.

 

O reflexo dos clubes

 

Para o treinador distrital da AF Setúbal, “ficou evidenciado, novamente, o competente trabalho realizado pelos clubes do nosso universo associativo. Este vice título vem reforçar a valorização das atletas e a valia da dinâmica do futebol no feminino que evolui diariamente na nossa região”, sublinhou.

 

Nesse sentido, Rúben Conceição não duvida que o futuro será ainda mais risonho para as jovens futebolistas. “A qualidade que têm vai continuar a ser argumento para merecerem a chamada às seleções nacionais com regularidade acrescida, sinónimo do objetivo maior da equipa técnica distrital”, vincou.



 

“Orgulho” foi palavra repetida pelo técnico distrital na avaliação à caminhada das sub-16 da AF Setúbal. Não só pelas 14 que se sagraram vice-campeãs, mas também por todas aquelas que passaram pelo centro de treinos.

 

“Partilhamos este brilhante resultado competitivo com todas. Contribuíram de forma determinante para a união do grupo e para este sucesso coletivo”, reconheceu Rúben Conceição antes de continuar a repartir agradecimentos.

“Aos elementos que integraram a nossa comitiva e representaram a nossa instituição (Direção, equipa técnica, fisioterapeuta, comunicação e logística) uma palavra de grande apreço por todo o apoio assegurado, que foi preponderante para o atingir deste prestigiado patamar”.

 

Mas, Rúben Conceição, não esqueceu o calor do suporte que foi sentido, quer nas unidades de treino, quer nas fases competitivas, emanado pelos familiares das atletas.

 

“Foram um apoio especial, incondicional e fundamental às nossas meninas em todo este processo. Obrigado!”

 

Caminho continua…

 

O ciclo vai renovar-se. A dinâmica no que às seleções de futebol feminino da AF Setúbal não para e dentro em breve abre-se uma nova janela de observação de atletas com vista à formação de novos conjuntos distritais, nomeadamente nos escalões de sub-13 e sub-15.