O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica hasteou, esta quinta-feira (3), a Bandeira da Ética, no âmbito da cerimónia protocolar de entrega do pendão, que reuniu, nas instalações do campo de futebol do clube, a diretora regional do IPDJ, dirigentes associativos, autarcas e técnicos e jovens atletas do emblema do concelho almadense.

“É com grande satisfação que estou aqui em nome do IPDJ, neste momento que assinala a entrega da Bandeira da Ética ao GD Pescadores da Costa de Caparica. Este deve ser entendido como um momento de grande honra, mas, igualmente, de muita responsabilidade para todos nós, dirigentes associativos, autarcas, técnicos, atletas, adeptos”, começou por evidenciar Eduarda Marques, Diretora do IPDJ na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na intervenção institucional que antecedeu a entrega da bandeira.

“A Bandeira da Ética é símbolo do trabalho que é dinamizado por todos e reflete o crescimento de uma sociedade de valores e mais justa”, vincou Eduarda Marques, ladeada por algumas crianças equipadas a rigor, antes de felicitar o clube pelo importante reconhecimento obtido.

 

A diretora regional do IPDJ, Eduarda Marques, destacou a importância da atribuição da Bandeira da Ética

A data da distinção, com certeza, ficará nas honrosas memórias do emblema e António Martins, presidente da Direção do GD Pescadores da Costa da Caparica, que não hesitou em libertar as primeiras palavras para destacar “o quanto clube se sente honrado” por receber uma distinção que “é o reconhecimento do mérito que esta instituição alcançou com a sua dedicação no trabalho com os jovens desportistas”.

O dirigente lembrou que o clube tem centrado esforços em “construir um modelo de atuação que defenda os valores humanos, como principal suporte na condução dos nossos atletas, respeitando a ética desportiva como factor essencial num percurso de vida e de formação como pessoas”, vincou.

O presidente da Direção do GD Pescadores, António Martins, assumiu ser uma honra para o clube o reconhecimento com a atribuição da Bandeira da Ética

“Jogo de Pais” foi o nome atribuído à candidatura apresentada pelo GD Pescadores, sustentada num projeto que visa promover a interação entre pais e jovens atletas em nome de valores e compromissos de boas práticas.

Na origem da candidatura e da elaboração do projeto esteve Pedro Santos, elemento da estrutura técnica do clube a quem o presidente António Martins não hesitou em “agradecer pelo excelente trabalho realizado” e enaltecer a “dedicação excecional da equipa que trabalha voluntariamente pela paixão e pelo orgulho de pertencer a este enorme clube”, elogiou.

Reflexo do trabalho com reconhecimento institucional

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, testemunhou “com particular orgulho institucional” o momento da entrega da Bandeira da Ética ao GD Pescadores.

Um emblema que, de acordo com o dirigente associativo, “evidencia uma grande evolução e um assinalável trabalho desenvolvido, que tenho acompanhado de perto. A formação cresceu significativamente, o que veio reforçar a projeção de um dos clubes de referência do distrito.”

O líder associativo realçou o empenhamento dos responsáveis do emblema e destacou o processo de Certificação de Entidades Formadoras, no qual o GD Pescadores viu reforçado o certificado de três estrelas, num sinónimo de diferenciação qualitativa que fortalece o clube caparicano e de incentivo a novas distinções no seio universo associativo.     

No âmbito das intervenções institucionais promovidas pelos autarcas locais, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro, sublinhou, que “a Bandeira da Ética representa aquilo que está certo”.

Felicitando o clube, o vereador almadense deixou a convicção que “o GD Pescadores e todos quantos ligados ao emblema saberão assumir e promover os valores da ética e das boas práticas”, antes de enaltecer o trabalho de grande mérito que tem vindo a ser dinamizado pelos Pescadores.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo Martins, igualmente orgulhoso pelo emblema da terra ser reconhecido com a honrosa distinção, vincou que “a ética é fundamental em todos os momentos da nossa vida, sendo o âmbito desportivo uma dessas circunstâncias, assegurando que é promovida desde os escalões formativos”.

O autarca valorizou o trabalho assertivo e de crescimento que o clube tem vindo a fazer.

A bandeira foi hasteada simbolicamente na entrada do campo de futebol

Refira-se que a cerimónia protocolar de entrega da Bandeira da Ética ao GD Pescadores da Costa de Caparica decorreu de acordo com as orientações de segurança emanadas pelas autoridades competentes, devido à pandemia.