A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 


Lei 13 – Pontapés-livres


FUTEBOL


Sabia que existem apenas dois tipos de pontapés-livres: direto e indireto?

Sabia que num pontapé-livre indireto o árbitro levanta o braço ao alto por cima da cabeça e só o baixa depois do livre ser executado, a bola toque noutro jogador ou saia do jogo?

Sabia que num pontapé-livre direto pode ser obtido golo, mas só na baliza do adversário?

Sabia que num pontapé-livre indireto se a bola entrar directamente na baliza do adversário não é golo e será concedido um pontapé de baliza?

Sabia que se num pontapé-livre direto ou indireto a bola entrar directamente na própria baliza é concedido à equipa adversária um pontapé de canto?

Sabia que num pontapé livre a bola tem de estar imóvel e que o jogador executante não pode voltar a tocar na bola antes de esta ter tocado noutro jogador? 

Sabia que quando uma barreira é formada por três ou mais defensores, todos os atacantes adversários devem permanecer a pelo menos 1 metro de distância da barreira?

Sabia que se no ponto anterior o jogador não estiver a essa distância será concedido um pontapé-livre indireto à equipa defensora?

Sabia que se o jogador executante tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador é assinalado um pontapé-livre indireto? E se esse segundo toque for com a mão será assinalado um pontapé-livre direto ou pontapé de penálti?

Sabia que se um adversário impedir deliberadamente a execução de um pontapé-livre, deve ser advertido por retardar o recomeço do jogo?

 

FUTSAL


Sabia que os pontapés-livres são classificados como diretos e indiretos?

Sabia que se, no pontapé-livre direto, a bola penetrar diretamente na própria baliza, é concedido um pontapé de canto à equipa adversária?

Sabia que sendo jogado um prolongamento, as faltas acumuladas na segunda parte do jogo continuam a acumular durante o prolongamento?

Sabia que se, no pontapé-livre indireto, a bola penetrar diretamente na baliza adversária, será concedido um lançamento de baliza à equipa adversária?

Sabia que no pontapé-livre direto a partir da sexta falta acumulada de cada equipa, o executante do pontapé-livre deverá fazê-lo com a intenção de obter golo, não podendo passar a bola a um colega de equipa?

Sabia que se um jogador cometer a sexta falta acumulada no seu próprio meio-campo entre a linha imaginária que atravessa a segunda marca de grande-penalidade e a linha de baliza, fora da área de grande-penalidade, a equipa a quem cabe a marcação do pontapé-livre optará por fazê-lo na segunda marca de grande-penalidade ou no local da falta?

Sabia que num pontapé-livre dentro da área de grande-penalidade, a favor da equipa defensora pode ser executado a partir de qualquer ponto dessa área?

 

Sabia que um pontapé-livre indireto assinalado na área de grande-penalidade a favor da equipa atacante é executado em cima da linha da área de grande-penalidade no ponto mais próximo do local onde a infração foi cometida?

 

Sabia que se o executante do pontapé-livre tardar mais de 4 segundos os árbitros assinalam pontapé-livre indireto a favor da equipa adversária, a ser executado no local onde o jogo deveria ter sido reiniciado?

 

Sabia que utilizar fintas durante a execução do pontapé-livre para confundir os adversários faz parte do Futsal e é permitido, sendo apenas o jogador advertido se os árbitros considerarem que a finta representa um ato de comportamento antidesportivo?

 

Sabia que pode ser executado um pontapé-livre levantando a bola com um pé ou com os dois pés, simultaneamente? 

 

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

 

Sabia que só existe a denominação de pontapés-livres e em todos podem ser marcados golo diretamente na baliza adversária?

Sabia que na execução de um pontapé-livre os jogadores não podem formar uma barreira.

Sabia que o jogador contra o qual se cometeu a falta executará o pontapé-livre, a menos que sofra uma lesão grave, neste caso será executado pelo seu substituto.

Sabia que se um pontapé-livre for executado no meio campo da equipa que cometeu a falta, todos os jogadores, à exceção do executante e do guarda-redes adversário, devem estar no mínimo a 5 metros da bola e atrás de uma linha imaginária alinhada com a bola, paralela à linha de baliza e fora da área de grande-penalidade, para não obstruir o jogador que executa o pontapé-livre.

Sabia que se um pontapé-livre for executado desde a metade do campo da equipa que não cometeu a infração os jogadores defensores devem, estar no mínimo a 5 metros da bola até que a bola esteja em jogo, deixar livre uma área imaginária entre a bola e as bandeirolas de canto, exceto o guarda-redes da equipa adversária, que pode permanecer na sua área de grande-penalidade?

Sabia que o jogador que executa o pontapé-livre pode fazer um pequeno monte de areia com os pés ou com a bola para elevar a posição da bola?

Sabia que se a bola for pontapeada na direção da baliza da equipa adversária, dentro da área entre a bola e as bandeirolas de canto, apenas o guarda-redes que defende pode tocar na bola enquanto está no ar e que em todos os outros casos, se a bola deixar esta área ou tocar no solo, a restrição deixa de se aplicar e qualquer jogador pode tocar na bola ou jogá-la?

Sabia que se o árbitro penalizar a equipa defensora com um pontapé-livre, por ter estado de posse de bola dentro da sua área de grande-penalidade por mais de 4 segundos, o pontapé-livre é executado no centro da linha imaginária do meio campo?