A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 

Lei 12 – Faltas e incorreções

(PARTE II)

          FUTEBOL

 

Sabia que o árbitro tem autoridade para aplicar poderes disciplinares desde que entra no terreno de jogo até que saia, podendo mesmo impedir um jogador de tomar parte ativa no jogo se cometer uma infracção passível de expulsão?

Sabia que a uma advertência corresponde um cartão amarelo e a uma expulsão o cartão vermelho?

Sabia que os cartões amarelos e vermelhos podem ser exibidos aos oficiais da equipa (delegado, treinador, massagista, etc.) o que até à época passada tal não era permitido?

Sabia que existem diversas infracções passiveis de advertência como, por exemplo, retardar o recomeço do jogo, entrar ou reentrar ou deixar deliberadamente o terreno de jogo, não respeitar as distâncias exigidas quando da marcação de um pontapé de canto, pontapé-livre ou lançamento lateral ou ter um comportamento antidesportivo, entre outras?

Sabia que um comportamento antidesportivo tem pelo menos no livro das Leis do Jogo 12 itens com exemplos, entre os quais destacamos o tentar enganar o árbitro simulando ter sido vítima de uma falta, tocar a bola com a mão com o propósito de cortar um ataque prometedor, tocar a bola com a mão numa tentativa de marcar um golo, utilizar um meio ilegal para passar a bola ao seu guarda-redes, com a cabeça o peito ou joelho a fim de contornar a Lei?

Sabia que existem diversas infracções passiveis de expulsão como, por exemplo, tornar-se culpado de uma falta grosseira, tornar-se culpado de conduta violenta, morder ou cuspir em alguém, usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros, impedir um golo ou anular uma clara oportunidade de golo, cometendo uma infracção de mão na bola ou cometendo uma infracção passível de pontapé-livre quando o movimento do adversário seja na direcção da baliza do infractor ou receber uma segunda advertência no mesmo jogo (2.º cartão amarelo)?

Sabia que uma falta grosseira é uma entrada ou um tackle que ponha em perigo a integridade física de um adversário ou envolva o uso de força excessiva ou brutalidade na disputa da bola (cartão vermelho)?

Sabia que uma conduta violenta é quando um jogador usa ou tenta usar força excessiva ou brutalidade contra qualquer elemento (adversário, colega de equipa, elemento oficial, elemento da equipa de arbitragem, espectador ou qualquer outra pessoa), não havendo disputa de bola, independentemente de existir ou não contacto (cartão vermelho)?

Sabia que quando um jogador comete uma infracção dentro da sua área de penálti que impede a equipa adversária de marcar um golo ou anula uma clara oportunidade de golo e o árbitro assinala pontapé de penálti o jogador infractor será advertido se a infracção tiver sido numa tentativa de jogar a bola?

Sabia que se a infração anterior for cometida por ex. agarrar, empurrar, puxar, sem possibilidade de jogar a bola, etc. o jogador tem de ser expulso? 

 

FUTSAL

 

Sabia que todas as questões do Futebol anteriormente enumeradas, exceto as duas últimas, também se aplicam no Futsal?

Sabia que, na celebração de um golo, um jogador deve ser advertido se faz gestos provocatórios, troçadores ou inflamatórios e ainda se escala as vedações periféricas?

Sabia que, na celebração de um golo, um jogador deve ser advertido se despe a camisola, ou cobre a cabeça com a camisola, embora tenha outra igual por baixo?

Sabia que, na celebração de um golo, um jogador deve ser advertido se cobre a cabeça ou a cara com uma máscara ou artigos similares?

Sabia que se um jogador, que não seja um dos guarda-redes, lança um objeto contra a bola, se a mesma está em jogo e o objeto bate na bola, será advertido por comportamento antidesportivo ou expulso se tiver impedido um golo ou anulado uma clara ocasião de golo?

 

FUTEBOL DE PRAIA


Sabia que todas as situações enumeradas anteriormente para o Futebol, excluindo também as duas últimas, bem como as do Futsal, se aplicam na íntegra no Futebol de Praia?