A Sociedade Filarmónica Palmelense "Os Loureiros", em Palmela, serviu de palco, este sábado, à realização do jantar comemorativo dos 95 anos do Palmelense Futebol Clube.

O evento, no qual marcaram presença cerca de 150 convidados, entre representantes das autarquias locais, associações e coletividades desportivas concelhias e distritais, a par de dirigentes, técnicos, atletas e associados, a noite festiva foi pontuada com animação musical, demonstrações da prática desportiva e um questionário interativo relacionado com o historial do clube.

Ao momento de homenagem aos sócios com 25 anos de filiação, o presidente da Direção do Palmelense Futebol Clube, João Paulo Santos, encetou o seu discurso solene, numa intervenção em que passou em revista os tempos mais recentes do emblema.

“Que daqui até ao centenário seja continuado o bom caminho” desejou o dirigente antes de destacar “a evolução positiva do clube”, no plano da requalificação das infraestruturas desportivas, nomeadamente o arrelvamento do Campo Cornélio Palma e novo recinto de futebol de 7, dotado de balneários, obras que contaram com apoio das autarquias locais e FPF.

Investimentos que permitiram ao Palmelense FC “crescer, igualmente, no número de atletas”, sobretudo, no que respeita aos escalões formativos.


Num olhar para o futuro, “porque há mais coisas para fazer”, João Paulo Santos deseja concretizar a substituição da ‘velhinha’ caldeira, a lenha, para o aquecimento de águas, instalada há mais de meio século no campo, e “ver construída uma nova sede social do clube”. A recuperação dos balneários e a colocação de iluminação LED no Cornélio Palma, a par da construção de um novo campo para o futebol de base, são, igualmente, ambições.

Com “resultados financeiros positivos, o que não significa que não haja dificuldades”, João Paulo Santos enalteceu o âmbito da prática competitiva do futebol, em ambos os géneros, a qual tem vindo a beneficiar de técnicos qualificados.

“Estamos no processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF e seremos acreditados pela qualidade da nossa formação”, destacou o presidente do clube que “está estruturado, com visão de futuro” e sonha com a participação na II Liga do futebol profissional em 2024, ano do centenário do Palmelense FC, como ficou estampado no pano de fundo que serviu de base ilustrativa à intervenção solene de João Paulo Santos.

Presidente da AF Setúbal saudou evolução

Na sequência de um conjunto de felicitações e reconhecimento ao clube “pelo trabalho desenvolvido”, manifestadas por parte dos dirigentes dos órgãos sociais e de emblemas sediados no concelho, o líder diretivo da AF Setúbal, Francisco Cardoso, relevou, na sua intervenção institucional de saudação, “o crescimento do Palmelense FC, emblema que mostra, aos 95 anos de historial, uma realidade que deixa antever renovados motivos de satisfação”.

O presidente associativo lembrou “a necessidade da comunhão de esforços, no sentido de fortalecer a representatividade do futebol do universo da região no plano nacional” e não hesitou em realçar a “importância da adesão do Palmelense FC e dos demais clubes envolvidos no âmbito da Certificação de Entidades Formadoras”.



João Paulo Santos (PFC) e Francisco Cardoso (AFS) exibem a lembrança associativa que assinala os 95 anos do clube

No patamar da representatividade autárquica, o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, registou que “95 anos é uma idade de afirmação no dinamismo de um clube de referência”, desejando sucessos para o futuro.

Por sua vez, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, Luís Calha, saudou o aniversário de “uma grande instituição”, “referência do concelho e da região, que dignifica o município”. “Um clube cujo passado orgulha, um presente reconhecido e que tem um futuro promissor”, assinalou o autarca, que lembrou o apoio da Câmara a diversos investimentos de requalificação promovidos em campos de clubes palmelenses filiados na AF Setúbal.   


O Palmelense Futebol Clube foi fundado em 8 de abril de 1924.