Lícia Paloma [nome feminino de origem espanhola, que significa literalmente ‘pomba’] de Azevedo Cruz, 16 anos, futebolista a viver um sonho de menina.

Esta bem podia ser, senão é mesmo, a melhor apresentação da jovem jogadora - atua no Quintajense Futebol Clube e tem presença assídua nas convocatórias da seleção sub-17 da AF Setúbal - que integra desde esta tarde e até quinta-feira, na Cidade do Futebol, aquele que é o seu segundo estágio de preparação no seio da Seleção Nacional feminina Sub-17.

Depois da estreia no lote de eleitas, que decorreu entre 4 e 6 deste mês, Lícia Cruz encara este regresso com renovada motivação e a sensação de que está “num mundo diferente”. Um lugar restrito, por esta altura, partilhado com mais 22 jovens futebolistas, que formam o grupo de convocadas pelo Selecionador Nacional, José Paisana, no âmbito dos trabalhos de preparação para a Ronda de Elite, numa jornada que conta com três treinos e um jogo-treino diante da formação masculina sub-14 do Estoril Praia.


“É uma experiência muito agradável. Algo muito diferente daquilo que é a envolvência nas seleções distritais e no clube. Estou num grupo de muita qualidade e dá-me confiança”, confessa, entre elogios, a futebolista, que há um ano integrou a seleção sub-16 da AF Setúbal que se sagrou vice-campeã nacional do Interassociações e mais recentemente contribuiu para que as nossas sub-17 vencessem, em Águas de Moura, o Grupo 7 da Fase Zonal.

Ao recordar o momento em que viu pela primeira vez o seu nome na lista divulgada pela FPF, Lícia Cruz “não queria acreditar” no que via no e-mail que lhe chegou.

“Fiquei muito contente e partilhei com os meus familiares, que se mostraram muito orgulhosos e incentivaram-me a continuar a demonstrar o meu valor”, lembra a jovem.  

Uma sugestão familiar que apenas veio reforçar aquilo que Lícia Cruz exibe semanalmente nos treinos e nos jogos “para merecer a confiança dos treinadores”.

Tal como no estágio de estreia, Lícia Cruz faz parte de um grupo de trabalho onde constam nomes de colegas que até há bem pouco tempo entravam unidas em campo em nome da AF Setúbal. Casos de Ana Assucena, Mariana Alberto e Carolina Santana, a que se juntam Alícia Correia e Marta Ferreira, igualmente atletas formadas na nossa região, mas que, entretanto, foram ‘pescadas’ por emblemas da região de Lisboa.


“A presença delas tem sido muito importante para a minha integração”, destaca a jovem futebolista que segue a trabalhar em nome da Equipa das Quinas, numa Cidade do Futebol “que tem instalações ótimas para o desenvolvimento dos treinos”.

É neste palco de eleição que Lícia Cruz deseja continuar a mostrar talento, depois de concretizada a primeira chamada aos trabalhos da Seleção Nacional e com quem desejaria partilhar ainda com mais atletas formadas na nossa região.

Refira-se que a Equipa das Quinas de futebol feminino sub-17 irá disputar a Ronda de Elite, a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa Bulgária 2019, diante das congéneres da França, República Checa e Irlanda do Norte no Grupo 5 que será disputado em Portugal entre os dias 23 e 29 de março.


Eis o programa da Seleção:

12 de fevereiro de 2019 | terça-feira

14h00: concentração na Gare do Oriente

14h30: concentração na Cidade do Futebol

17h00: treino na Cidade do Futebol

 

13 de fevereiro de 2019 | quarta-feira

10h30: treino na Cidade do Futebol

18h30: jogo-treino com a equipa masculina sub-14 do Estoril Praia

 

14 de fevereiro de 2019 | quinta-feira

10h30: treino na Cidade do Futebol


Fotos:FPF