O Ginásio Clube de Corroios comemorou este domingo, no salão do cineteatro da agremiação, paredes-meias com o Campo António Marques Pequeno, 73 anos de um vasto historial associativo de referência desportiva, estatuto para o qual muito tem contribuído o trabalho desenvolvido em nome do futebol formativo.

No evento festivo, presenciado por mais de meia centena de convidados, entre representantes das autarquias locais, dirigentes de instituições desportivas locais e regionais, responsáveis dos órgãos sociais, técnicos e atletas do emblema, o presidente da Direção do Ginásio Clube de Corroios, Miguel Godinho, enalteceu o passado histórico da coletividade e mostrou-se esperançado num futuro risonho.


“O Ginásio está a passar por uma fase de renovado desenvolvimento, a qual conta com a envolvência de parceiros privados e das nossas autarquias”, sustentou o líder diretivo do emblema de Corroios, a propósito de um projeto que visa a construção de um complexo desportivo que envolverá, igualmente, a beneficiação das instalações do campo de futebol.


Uma ambição que muito contribuirá para amenizar as dificuldades com as quais o clube se tem confrontado nos últimos anos, nomeadamente no âmbito da prática competitiva do futebol, “mas com o apoio institucional da AF Setúbal, tem conseguido ultrapassar”, registou Miguel Godinho.

O presidente do GC Corroios não hesitou, na sua intervenção solene, de reconhecer o “trabalho e grande dedicação” de todos os sócios e dirigentes que o acompanham na gestão da vida do clube, a quem pediu para que se “mantenham todos unidos” em nome de um emblema reconhecido como instituição de utilidade pública, que continua a ter a fundamental parceria do comércio local e bem presente a promoção da responsabilidade social.

Futebol de formação é marca indelével

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, ao vincar o peso histórico do GC Corroios no seio do universo associativo regional, com particular expressão na dinâmica do futebol formativo, saudou os 73 anos do clube e desejou que os objetivos idealizados para o futuro próximo “venham a ser concretizados, de forma a contribuírem, decisivamente, para ultrapassar as dificuldades”.


O líder diretivo da instituição distrital, que não hesitou em afirmar que “a AF Setúbal tem assumido o seu papel institucional de proximidade e apoio aos clubes filiados”, deixou, na sua intervenção, elogios ao trabalho dos dirigentes do GC Corroios. “Têm mostrado total empenho em revitalizar o clube”, testemunhou.  

Autarquias valorizam evolução

Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, e Joaquim Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, representaram as respetivas autarquias na cerimónia solene dos 73 anos de vida do Ginásio e deixaram palavras de felicitação e reconhecimento ao trabalho desenvolvido.   

“O Ginásio Clube de Corroios é o emblema desportivo mais antigo da freguesia e soube crescer com a promoção do futebol jovem. Esta casa é uma referência na formação de atletas, mas também de homens”, declarou o autarca.

Confiante de que a construção do complexo desportivo “tem tudo para ser uma solução de presente e de futuro para o clube”, Joaquim Tavares reconheceu o Ginásio “como grande instituição desportiva do concelho”, que tem sempre abertas as portas aos jovens e que segue um processo evolutivo, que conta com a parceria da câmara, pelo desenvolvimento das suas atividades.

Um caminho que seguiu a ganhar dimensão com a força do ecletismo – as artes marciais e os desportos de combate são práticas enraizadas de sucesso – e do firme compromisso de honra com a responsabilidade social.   

Refira-se que no âmbito da sessão solene comemorativa, foram distinguidos os associados com 25 e 50 anos de filiação e promovida a entrega de diplomas de mérito.

O Ginásio Clube de Corroios foi fundado em 10 de fevereiro de 1946.