O Vitória Futebol Clube, um dos 13 emblemas fundadores da AF Setúbal, celebrou esta terça-feira, o seu 108.º aniversário. Uma data celebrada sempre com especial fervor vitoriano, este ano no âmbito da realização de uma gala pontuada por momentos musicais sob um cenário multimédia, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, testemunhada por uma plateia com mais de 600 pessoas, entre os quais representantes de diversas entidades publicas e privadas locais, regionais e nacionais, dos mais variados setores da atividade social e desportiva, na qual foram distinguidos e homenageados mais de duas centenas de sócios, atletas, técnicos, dirigentes e adeptos.



O entusiasmo vitoriano foi nota dominante na celebração dos 108 anos do clube

Momentos de reconhecimento aos méritos desportivos alcançados, individual ou coletivamente, em nome de um clube eclético, mas que tem no futebol a sua principal refrência, assumindo, por isso, particular destaque na cerimónia vitoriana, evento que recordou a glória de tempos idos, a relevante dinâmica dos dias que correm numa janela aberta de ambição para visar novas conquistas.

Vítor Hugo Valente, presidente da Direção do Vitória FC, não hesitou em reafirmar, no seu discurso solene, que "o Vitória FC é um clube com forte tradição no panorama português e respeitado por todo o mundo". 

O dirigente vincou o dia de aniversário do emblema evocando a História e assumindo o compromisso de "projetar o futuro para a grandeza de outrora". "Um Vitória moderno que se orgulhe do passado", desejou Vítor Hugo Valente apelando a uma união de esforços: "Juntos e unidos vamos conseguir tornar o Vitória credível e com sucesso".

A edil setubalense e o presidente vitoriano reafirmaram a importância do Vitória FC

A relevância do emblema vitoriano foi, igualmente, sublinhada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Perante a plateia, Maria das Dores Meira felicitou a vitalidade do clube com “uma saudação que simboliza todo o sentimento de admiração que a cidade, a região e muitos pelo mundo fora nutrem pelo que é um dos maiores clubes nacionais.”

Ao reconhecer "todos os que fizeram esta grande associação ao longo destes 108 anos, de fundadores e dirigentes aos trabalhadores e atletas, todos determinantes para os muitos sucessos alcançados”, a autarca reafirmou o empenhamento do município “no apoio ao clube”, até porque o Vitória “será sempre o clube que mais longe leva o nome de Setúbal”, e manifestou “vontade de ver o clube ir cada vez mais longe nas competições desportivas em que participa, mostrando que Setúbal será sempre uma cidade desportiva”.

A AF Setúbal, a convite do Vitória FC, esteve representada pelo vice-presidente, Carlos Carmelo. O dirigente associativo entregou ao presidente vitoriano, um lembrança institucional por ocasião do 108.º aniversário do clube, saudando o emblema fundador da AF Setúbal e referência do futebol da nossa região.

O líder vitoriano exibe lembrança da AF Setúbal entregue por Carlos Carmelo 


Futebol em destaque 

No lote de distinções e homenagens prestadas ao futebol no âmbito da Gala do 108.º Aniversário do Vitória FC, a equipa de Infantis 'A' e o seu treinador, João Raimundo, Campeões Distritais da AF Setúbal na época 2017/8, receberam os prémios "Equipa do Ano" e "Treinador do Ano", para o setor formativo, respetivamente.

Os campeões distritais da AF Setúbal de infantis 'A' foram a "Equipa do Ano" 

Os futebolistas André Sousa ("Jogador Jovem do Ano") e Tomás Azevedo ("Jogador Revelação", foram igualmente distinguidos por ocasião da Gala do 108. º Aniversário do Vitória FC, evento presenciado por todo o plantel profissional 'verde e branco' no qual está integrado o jogador José Semedo, reconhecido como "Jogador do Ano".

A gala vitoriana surpreendeu os presentes com a exibição de mensagens em vídeo de felicitações enviadas pelo treinador setubalense José Mourinho e dos seus colaboradores e antigos jogadores do Vitória, Silvino Louro e Ricardo Formosinho, agora reunidos no seio do Manchester United, bem como dos ex-jogadores José Fonte e Silvestre Varela, e ainda do capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, que saudou o aniversário do Vitória e a distinção ao seu amigo José Semedo.

Três setubalenses com especial ligação ao futebol do Vitória FC

O diretor desportivo Sandro Mendes, o antigo jogador e treinador Carlos Cardoso, o fisioterapeuta Luís Esteves, o dirigente Luís Cruz, o adepto Pedro Salvado e a claque Ultras Grupo 1910 foram igualmente alvo de homenagens numa cerimónia na qual os dirigentes vitorianos distinguiram igualmente os associados com 25, 50 e 75 anos de filiação. Ao histórico dirigente vitoriano Josué Monteiro, falecido em 2016, foi atribuído o "Prémio Saudade".