Numa decisão levada até à 10.ª e última jornada da 2.ª fase do campeonato, os benjamins da Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica, venceram, por 1-0, o conjunto da AMA Zona Sul da Baixa da Banheira, este sábado, e acabaram a festejar a conquista da edição 2017/18 do Campeonato Distrital da AF Setúbal de Benjamins, o primeiro título associativo de sempre registado pelo futsal do emblema charnequense.



 

No jogo realizado no pavilhão da Escola Básica Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, em que estiveram frente a frente as equipas que partiram para a derradeira ronda nos dois primeiros lugares da classificação, separadas por apenas um ponto, com vantagem para o conjunto da Charneca de Caparica, a incerteza quanto ao desfecho da partida, muito bem disputada e de grande promoção para o futsal formativo da nossa região, foi uma constante e, por isso, com o ecoar do apito final, libertaram-se as emoções festivas dos novos campeões.

 

O ambiente de celebração ganhou ainda mais cor com a realização da cerimónia de entrega das medalhas e do troféu aos campeões, promovida pela AF Setúbal, instituição que esteve representada por Francisco Cardoso, presidente da Direção, Carlos Carmelo, vice-presidente Financeiro, e Rui Macau (Conselho de Arbitragem).







 



Um momento solene no qual, sublinhe-se com particular aplauso, os jogadores da equipa e demais elementos técnicos da AMA Zona Sul da Baixa da Banheira saudaram com exemplar fair play a passagem dos vencedores, que seguiram a levantar o troféu distrital e a celebrar a conquista do campeonato com os familiares e adeptos, num clima de grande entusiasmo.

 

Refira-se que o título dos benjamins charnequenses ficou assegurado, numa corrida a seis, após a realização das 10 jornadas de uma 2.ª fase do campeonato no qual obtiveram 7 vitórias, um empate e duas derrotas.

 

Declarações

 

Paulo Rodrigues, vice-presidente para a Área Desportiva da ACB Charneca de Caparica:

 

“Este troféu assinala uma conquista inédita no plano das competições da AF Setúbal, onde estamos envolvidos desde há sete anos, o que nos deixa, naturalmente, muito felizes”.

 

“É muito importante registar esta conquista neste escalão, o mais jovem das provas de futsal. Reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido num processo de evolução assinalável e reconhecido, que visa formar atletas e vê-los crescer com homens, e que teve a base na nossa academia de formação”.

 

“Este triunfo vai reforçar ainda mais a nossa motivação para trabalhar em nome do futuro do nosso emblema”.

 

“Saúdo, portanto, todos os atletas, técnicos, dirigentes e os familiares por esta brilhante conquista. Estão todos de parabéns, por um título que é dedica a toda a família da Associação Casa do Benfica da Charneca de Caparica”.

 

“É de louvar a iniciativa da AF Setúbal em promover a entrega do troféu de campeão no recinto de jogo e o trabalho meritório que a Direção tem vindo a fazer em nome do fortalecimento do futsal na nossa região”.

 

Ângelo Costa, treinador da equipa de benjamins da ACB Charneca de Caparica:

 

“Este título encerra um misto de sensações, porque assinala a primeira conquista do género para o futsal do clube, há muito desejado, e representa o dever cumprido, numa época em que os meninos trabalharam muito para terem este final feliz”.

 

“Tem, claramente, um sabor especial, por vermos todo o esforço, dedicação e compromisso recompensados”.

 

“O segredo desta conquista foi sustentado no coletivo. Num trabalho de equipa, na união do grupo e no dispensar das atitudes individualistas. Conseguimos passar essa mensagem e tivemos sucesso”.

 

“Este foi um campeonato fortíssimo. Dos mais disputados nos últimos anos. Com um nível qualitativo de equipas superior, muito bem trabalhadas e que apresentaram conceitos muito evoluídos de futsal, apesar da tenra idade dos jogadores”.

 

“Todas as equipas concorrentes ao título poderiam ter saído vencedores em qualquer jogo, o que demostra aquilo que foi este, excelente, campeonato, que acabou por ficar decidido nos pormenores. Nós vencemos com mérito e, reitero, fruto de um forte compromisso dos nossos atletas”.

 

“Parabéns a todos!”