Motivado e determinado para que a seleção distrital da AF Setúbal retire o melhor aproveitamento possível da representação no âmbito da competição interassociativa que está aí à porta: a qualificação na Fase Zonal da Taça das Regiões.

 

É assim que se apresenta Edmundo Silva, 54 anos, natural de Setúbal, treinador com a qualificação de Nível III, que orientou esta quarta-feira a sua primeira sessão de trabalho na qualidade de responsável técnico de uma seleção.

 

Em entrevista ao afsetubal.fpf.pt o antigo jogador que, na posição de defesa-central, começou por mostrar-se nos campos da nossa região e seguiu a atuar nos grandes palcos nacionais, chegando a envergar a camisola das Quinas, quer, agora, ser um elemento de congregação de esforços que venham a possibilitar que outros sigam semelhante caminho.

 

 

afsetubal.fpf.pt – O que representa assumir este novo desafio, agora em nome do futebol universal da nossa região?

Edmundo Silva – Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer a toda a estrutura da Associação de Futebol de Setúbal, na pessoa do presidente da Direção, Francisco Cardoso, por se terem lembrado e, sobretudo, acreditado em mim, para exercer esta prestigiada função.


E, porque, de fato, é um cargo de grande relevância, é natural que me sinta muito honrado.

 

 

Esta é uma experiência absolutamente nova na sua carreira…

Sim. É a primeira vez que tenho uma oportunidade neste enquadramento, o que é, desde logo, muito motivador e espero corresponder da melhor forma possível.


Acresce, o fato de estar na minha região e a representar o futebol de um distrito no qual, todos reconhecemos, nasceram grandes talentos e que continua a gerar jogadores e treinadores de eleição.


Tenho vindo a acompanhar a realidade do nosso futebol associativo e vejo que há muita dedicação de todos os que nele estão envolvidos para manterem esse historial.


As nossas equipas apresentam uma qualidade muito considerável e isso tem exibido dois campeonatos fortes, que temos de valorizar.



Grupo de jogadores selecionados que esta quarta-feira

trabalharam sob o comando técnico de Edmundo Silva

 

A competição interassociativa começa dentro de poucos dias. Como está a encarar a nossa participação?

O primeiro contato, que decorreu no âmbito do treino, foi muito positivo. Contudo, estamos muito perto da competição e a minha tarefa, neste particular, é dar seguimento aquilo que os jogadores têm vindo a fazer no seio dos respetivos clubes, através do meritório trabalho dinamizado pelas suas estruturas técnicas.


Nessa perspetiva, tentarei implementar uma ideia de jogo que permita, na maior medida possível, adaptar as caraterísticas individuais daqueles que venhamos a eleger em nome de uma qualidade coletiva. 

   

Confiamos no trabalho, todos desejamos vencer mas, acima de tudo, queremos potenciar os nossos jogadores, criar uma seleção unida e que honre o futebol da AF Setúbal.


Numa competição que vai ser amplamente observada, a valorização dos jogadores será sempre sinónimo da valorização dos clubes e a demonstração da capacidade e qualidade das provas da nossa associação.  

 

Edmundo Silva representou, enquanto jogador, a Seleção Nacional de sub-21


Recorde-se que a nossa seleção distrital de futebol sénior vai competir, entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Grupo 4 da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações "Taça das Regiões", com as congéneres de Lisboa, Madeira e Açores.