As portas do emblemático Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo, abriram-se este domingo à tarde, à família do futebol da nossa região para um evento que reuniu mais de 600 pessoas, entre convidados, dirigentes e atletas.

 

Poucos minutos passados das 17 horas, e aberta oficialmente a cerimónia, coube ao presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, saudar a presença da família do futebol.

Sem hesitar, o edil arrancou com as boas-vindas aquela, que apontou como, “a terra mais atrativa de Portugal Continental”.

O edil montijense destacou a importância da dinâmica da AF Setúbal, homenageou os fundadores da instituição e o seu historial e não hesitou em afirmar que “o Montijo é uma cidade de futebol”.


O edil montijense, Nuno Canta, recebeu das mãos do presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, um troféu a assinalar a homenagem da associação à Câmara Municipal do Montijo


Nuno Canta não deixou de referir-se, com particular entusiasmo, “à conquista do troféu maior pela equipa sénior de futebol do Clube olímpico do Montijo”, saudando e agradecendo a todos os que estiveram ligados ao triunfo associativo.



A jogar em 'casa', a entrega da taça ao Clube Olímpico do Montijo (campeões seniores de futebol da I divisão) foi um dos momentos mais aplaudidos da cerimónia



Presidente da AF Setúbal vincou universo de 10 mil

Na intervenção em nome da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, presidente da Direção, que começou por saudar a plateia repleta de campeões e convidados de honra, não hesitou em reconhecer publicamente, desde logo, e num gesto de particular agradecimento, “toda a disponibilidade e colaboração demonstrada desde a primeira hora” pela Câmara Municipal do Montijo em acolher a cerimónia festiva num “emblemático espaço concelhio que é uma referência da nossa região”.



O presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, elogiou o trabalho dos clubes que fortalecem o universo representativo da associação

 

No arranque do seu discurso, o líder associativo não hesitou em admitir, contudo, que a Festa de Encerramento das Atividades possa vir a conhecer um renovado modelo de premiação. “Não só devido aos condicionalismos dos espaços, mas também face à nova legislação dos eventos culturais e desportivos”, argumentou.

Universo da AF Setúbal passou a barreira dos 10 mil atletas

Naquela que foi a sua primeira intervenção institucional do género, na qualidade de presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, que assumiu os destinos da instituição já a época ia a meio, sublinhou a concretização de um objetivo há muito ambicionado e que partilhou com as anteriores direções lideradas pelo ex-presidente Joaquim Sousa Marques.

“Deste trabalho de continuidade em nome da promoção do universo da AF Setúbal, resultaram números de excelência, que devem ser motivo de grande satisfação para todos os nossos filiados”.

“Mas neste particular, é com grande entusiasmo que registo que, pela primeira vez, a época agora finda, entra na história da AF Setúbal, como aquela que ultrapassou a barreira dos 10 mil atletas inscritos”, apontou.

Francisco Cardoso, ao olhar para os números, detalhou que em 5797 jogos realizados, foram 10 623 os atletas que no futebol de 11 e de 7, futsal e futebol de praia contribuíram para que a AF Setúbal subisse mais um relevante degrau, através do qual o fator formação mostrou uma força determinante”.

“Na verdade, esta marca assinalável, que confere à nossa instituição um peso cada vez mais relevante no plano nacional, é fruto do grande trabalho de todos os clubes e de quem neles trabalha de forma afincada desde a base até ao topo”, elogiou.

Ainda a olhar para os registos referentes à última época, o presidente associativo realçou a capacidade formativa da AF Setúbal.

“Na arbitragem, contamos com 221 formandos nas quatro ações formativas, das quais destaco o primeiro curso de árbitros de futebol de praia organizado pela AF Setúbal e que nos permite ter o primeiro quadro associativo de juízes desta variante”.

“Quanto a treinadores, registamos 165 formandos nos cursos de I e II Níveis de futebol e futsal”.

“Temos mais e melhores árbitros e mais e melhores treinadores, devidamente certificados, sinónimo de confiança na evolução da dinâmica competitiva”, assumiu.

Numa altura em que a AF Setúbal celebra 90 anos de História, Francisco Cardoso, reiterou “o firme compromisso com o fair play”. “Um instrumento imperativo que, reconhecemos, ser cada vez mais um elemento presente no seio dos nossos clubes”.

Nesse sentido, o dirigente destacou a relevância da AF Setúbal voltar a premiar as boas práticas na competição, “onde o troféu cartão branco, impulsionado pela nossa associação em parceria com o IPDJ, através do PNED, é uma referência que devemos vincar todos os dias”.

AF Setúbal segue a crescer

Confiante no futuro, Francisco Cardoso assumiu que “o caminho continuará a ser feito lado a lado com os clubes, em nome do melhor futebol, do futsal e do futebol de praia”.

“Mas, também em nome de melhores árbitros e melhores dirigentes e melhores treinadores, todos por mais e melhores atletas”.

“Sabemos das dificuldades, mas temos a certeza de que com a união e ambição, a concretização destes objetivos encurta distâncias”.

“Esta é Associação de Futebol de Setúbal que queremos ver cada vez maior e mais representada em todos os momentos de atuação”, registou o dirigente, que não esqueceu “a importância de ver reforçadas as parcerias institucionais com as nossas autarquias e outras entidades públicas e privadas”.

Francisco Cardoso rematou a sua intervenção em mais um dia da grande História da Associação de Futebol de Setúbal, “com a convicção e a firme determinação de que o nosso trabalho é feito em nome de todos os nossos filiados”.