“É com muita saudade e satisfação que retomamos este espaço seleção, lugar de convívio e proximidade, de partilha e aprendizagem para todos os que têm o prazer, o orgulho e a responsabilidade de representar e vestir as camisolas das nossas seleções distritais”, começou por libertar João Pedro Valente, o selecionador da AF Setúbal que assume a responsabilidade técnica das formações de futebol feminino sub-16 e sub-14 e masculino sub-14.

Depois do prolongado interregno forçado pela pandemia, motivação não falta para fazer a bola rolar e revigorar a ambição competitiva, mas o selecionador da AF Setúbal não deixou de realçar o trabalho e a dedicação de todos quantos, entretanto, não baixaram os braços.

“Tenho que enaltecer não só espírito de resistência e resiliência de todos os atletas, meninos e meninas, que durante muito tempo ficaram sem fazer o que mais gostam, jogar futebol, mas também o papel fundamental dos nossos treinadores de formação, dos nossos clubes, que tiveram de se adaptar e reinventar constantemente para encontrar soluções que evitassem o abandono da prática desportiva destes jovens”.

João Pedro Valente orientou, esta quarta-feira, no Campo do Juncal (UFC Moitense) a primeira sessão de treino do selecionado feminino sub-16, com vista à participação na Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações 2022, prova a realizar no final de dezembro próximo.

Futebolistas sub-16, técnicos e dirigentes associativos na foto que assinala o treino inaugural das seleções de futebol AF Setúbal 2021/2022  

Instado a avaliar o primeiro dia de trabalho da equipa técnica e do conjunto de futebolistas que integrou a convocatória inicial, o responsável técnico distrital destacou o conhecimento que tem do grupo e mostrou-se esperançando em ver reforçado o futuro da prática no feminino na nossa região.

“Foi para nós também um dia de reencontros. Esta é uma geração que já esteve connosco na sua grande maioria em 2019, portanto, é um grupo em que conhecemos bem o perfil das atletas que temos e onde já existe, também entre elas, uma ligação e uma interação criada”, salientou.

Com o arranque, em breve, dos Campeonatos Distritais de Formação de Futebol Feminino, João Pedro Valente não duvida de que esse facto “irá contribuir, certamente, para um aumento significativo do número de atletas inscritas, que possam futuramente ser observadas neste espaço do Centro de Treinos da AF Setúbal e, naturalmente, serem opções para representar as nossas seleções nos escalões de sub-14 e sub-16”.

João Pedro Valente recomeçou a trabalhar num reencontro com um grupo de futebolistas que bem conhece

Com o propósito de conferir maior multidisciplinaridade, refira-se que a estrutura da equipa técnica distrital da AF Setúbal para o futebol formativo, além do selecionador João Pedro Valente, é composta por Gonçalo Fernandes (treinador-adjunto), Joana Domingos (preparadora física), Bernando Lobo (treinador de guarda-redes). João Ventura (fisioterapeuta) e Armando Valério (apoio à logística) completam a estrutura.

Bernardo Lobo, Joana Domingos, João Pedro Valente, Gonçalo Fernandes e João Ventura (na foto, da esquerda para a direita) constituem a equipa técnica

Primeira competição à vista

A seleção sub-16 vai ser primeira do nosso futebol a entrar em campo. Entre 17 e 19 de dezembro, a Série A da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações 2022 vai disputar-se na nossa região, com a organização a cargo da AF Setúbal. João Pedro Valente fala em motivação e responsabilidade.

“É o primeiro Interassociações da época, onde vamos defrontar as congéneres do Algarve e de Beja. Será mais uma prova onde, naturalmente, queremos chegar preparados e estar à altura da tradição e dos pergaminhos que a nossa associação tem no plano formativo e desenvolvimento de atletas e na promoção do seu talento.

O facto de jogarmos em casa, irá possibilitar, com certeza, uma presença significativa de público para nos apoiar, o que de certa forma faz aumentar a responsabilidade, mas também servirá de motivação para as atletas darem tudo pela nossa seleção”, garantiu o técnico distrital.

Num derradeiro remate, João Pedro Valente, ao lembrar a missão formativa, vinca, afinal, aquilo que está na essência das nossas seleções distritais.

“A cada época desportiva os nossos princípios e os nosso objetivos enquanto treinadores de formação estão centrados no atleta. O foco estará sempre em potencializar aquilo que é o jovem jogador de futebol na sua individualidade, em acrescentar e ajudar à evolução técnica e tática, ao seu desenvolvimento social e cognitivo, porque acreditamos que se estas etapas forem bem cumpridas e consolidadas, mais depressa vamos alcançar ganhos em todas as vertentes.

No espaço seleção queremos essencialmente promover e potencializar o talento dos atletas do nosso distrito, a qualidade da formação dos nossos clubes e dos nossos treinadores”.

Direção da AF Setúbal saudou regresso e desejou bom trabalho

João Aires, vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, e o diretor, Amândio de Jesus, acompanharam de perto o treino inaugural da jornada 2021/2022 das nossas seleções de futebol formativo.  

João Aires realçou a importância da dinâmica das seleções distritais, do papel dos clubes formadores e dos valores que devem imperar

Num breve discurso de boas-vindas, antes da bola começar a rolar no recinto moitense, o vice-líder diretivo não hesitou em "manifestar, com muito agrado, o facto de podermos estar de regresso à dinâmica da atividade das seleções distritais". “Este é um espaço de crescimento, mas a AF Setúbal gostaria que o sentissem, igualmente, como um lugar de convívio, no qual têm a oportunidade de ver reforçado o vosso talento”, assinalou, antes de enaltecer o papel formativo "elementar" que os clubes promovem.

O dirigente associativo não deixou de lembrar, contudo, a necessidade de ser evidenciada a “responsabilidade, o respeito e o Fair-Play, factores fundamentais no âmbito da atividade social e competitiva, tal como a AF Setúbal faz questão de afirmar e promover, em todas as circunstâncias”.