A Seleção Nacional Feminina A venceu esta quinta-feira a Sérvia, por 2-1, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, em jogo do Grupo H da fase de apuramento para o Mundial de 2023, que decorrerá na Austrália e Nova Zelândia.

Com este resultado, obtido graças aos golos de Ana Borges, aos 28 minutos, e Dolores Silva, aos 52, de grande penalidade, Portugal passa a somar sete pontos, mantendo-se na segunda posição do grupo, que é liderado pela Alemanha, com nove.

RECORDE AQUI AS INCIDÊNCIAS DO JOGO

As comandadas de Francisco Neto entraram bem na partida e, após ameaças de Ana Borges e Andreia Norton, conseguiu colocar-se em vantagem aos 28 minutos, numa jogada com as mesmas protagonistas: Andreia Norton assistiu de forma exemplar Ana Borges, que dominou e rematou para o golo português.

A Sérvia tentou responder a partir do minuto 30 e obrigou a guarda-redes Patrícia Morais a aplicar-se. Já em cima do intervalo, a avançada Matejic aproveitou uma sobra no interior da área, após livre na esquerda, para empatar o jogo.

Direção da AF Setúbal reconheceu entidades 

No âmbito da realização do desafio, a Direção da AF Setúbal promoveu um momento de reconhecimento institucional, no qual foi destacada a Federação Portuguesa de Futebol, o Vitória Futebol Clube, a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação de Futebol da Sérvia.

Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal, cuja entidade a par do Vitória FC assumiram a colaboração na organização do jogo organizado pela FPF, realçou a "importância da realização do evento internacional na nossa região", enalteceu o facto de "tudo ter corrido dentro da expetativa" e sublinhou "a significativa adesão de adeptos, na sua maioria jovens, que não regatearam apoio à Seleção que, no final festejou um importante triunfo. Por isso, estamos todos de parabéns".

Refira-se que estiveram presentes 3821, entusiásticos, espetadores nas bancadas do Estádio do Bonfim.

"Tenho a certeza de que este desafio foi mais um passo no sentido de reforçar a divulgação e o incremento do futebol feminino na nossa região", apontou.

Refira-se que além do presidente, a AF Setúbal esteve representada no Bonfim, pelo vice-presidente, João Aires, e pelos diretores Amadeu Mota, Amândio de Jesus e José Teixeira.

Galeira de fotos do momento institucional

Após o intervalo, as internacionais portugueses voltaram a ficar por cima, com Diana Silva a criar perigo para a baliza da Sérvia. O golo chegou pouco tempo depois, aos 52 minutos, na transformação de uma grande penalidade, pela capitã Dolores Silva, depois de Ana Borges ser derrubada no interior da área.

A ganhar por 2-1, Portugal geriu a vantagem até ao final numa partida em que as guarda-redes de ambas as seleções se destacaram ao evitaram que Andreia Norton ampliasse a vantagem para a equipa lusa (minuto 58) e Jovana Damnjanovic (64) fizesse a igualdade par as sérvias.

Portugal viaja no domingo para a Bulgária, onde vai defrontar a seleção local, terça-feira, no Estádio Lokomotiv Plovdiv. A formação búlgara ainda não pountuou no grupo H, após as derrotas com a Alemanha (7-0) e Turquia (1-0).

Ficha de jogo:

Jogo de Qualificação para o Mundial de 2023 - 3.ª jornada do Grupo H
Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitra: Ewa Augustyn (Polónia)
Árbitras assistentes: Paulina Baranowska (Polónia) e Katarzyna Waslak (Polónia)
4.ª Árbitra: Katarzyna Lisiecka-Sek (Polónia)

Portugal 2-1 Sérvia (1-1 ao intervalo)

PORTUGAL: Patrícia Morais, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva, Andreia Jacinto (Fátima Pinto, 82), Andreia Norton (Tatiana Pinto, 66), Ana Borges (Jéssica Silva, 67), Diana Silva e Francisca Nazareth (Carolina Mendes, 82).
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Suzane Pires, Lúcia Alves, Diana Gomes, Andreia Faria e Telma Encarnação.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 0-1 Ana Borges (28'); 2-1 Dolores Silva (52' g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a Catarina Amado (69') e Dolores Silva (71')

SÉRVIA: Sara Cetinja, Vajda Orsoja (Marija Ilic, 77'), Andjela Frajtovic, Violeta Slovic - Cap., Nevena Damjnovic (Bradic, 89'), Vesna Milivojevic (Djordjevic, 1'), Sara Pavlovic, Nina Matejc e Dejana Stefanovic.
Suplentes não utilizadas: Jova Petrovic, Kristina Pantelic, Mina Cavic, Milana Knezevic, Tijana Jankovic, Emilija Ptrovic
Treinadora: Pedrag Grozdanovic
Golos: 1-1 Nina Matejic (45'+2)
Disciplina: Cartão amarelo para Pavlovic (9) e ao treinador Pedrag Grosdanovic (54).

 

C/FPF

Fotos: FPF/Hernâni Pereira