Joaquim Sousa Marques, antigo líder diretivo da AF Setúbal, assumiu esta quarta-feira, o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição, para o período 2020/2024, sucedendo a Octávio Machado.

No seu discurso de tomada de posse, o novo líder da AG da AF Setúbal, abordou o recente período eleitoral, vincando, sobretudo, a importância de reforçar a união à volta da instituição distrital, num contributo que deve contar com a colaboração de todos.


Joaquim Sousa Marques no momento da assinatura que oficializou a tomada de posse enquanto presidente da Mesa da AG da AF Setúbal


Eis a intervenção, na íntegra, de tomada de posse do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques:

 “As minhas primeiras palavras são para o Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas para agradecer a cedência das suas instalações para a realização desta sessão solene.

Gostaria igualmente de saudar os sócios da AF Setúbal, pela sua presença maciça no recente ato eleitoral, pela forma como o mesmo decorreu e pela confiança depositada.

Entendo que este processo eleitoral terminou no passado dia 30, e que, independentemente das opções que cada um exerceu, é tempo de unir, porque o momento atual assim o justifica.

Pessoalmente estava longe de imaginar, quando cessei iniciei funções como Presidente da Direção 24/11/2016, depois de 28 anos ao serviço do futebol distrital, que iria voltar a integrar os órgãos sociais da AF Setúbal.

Contudo, considerando as mensagens que me foram sendo transmitidas por muitos clubes, não me foi possível recusar o convite do Francisco Cardoso.

É um novo ciclo de 4 anos que se inicia, em que, como Presidente da AG da AF Setúbal, portanto de todos os sócios, vou procurar contribuir para promover a união e diálogo entre todos.

Sempre pensei com a minha cabeça, privilegiei o diálogo e os consensos e assim espero continuar.

Vou procurar exercer as minhas funções sem ressentimentos de ninguém, ainda que os factos que alguns, poucos, procuraram criar no decorrer processo eleitoral, não dignifiquem o Futebol e o trabalho que é feito por todos os que fazem parte da família do futebol distrital.

As ações ficam, para quem as praticam e quem me conhece, sabe bem que sou moderado e procuro também ser moderador. Que não ataco pessoas, antes defendo princípios. Que não alimento polémicas, nem dou importância a afirmações efetuadas relativas à minha honra e dignidade, não por cobardia, mas porque não reconheço capacidade moral, nem intelectual a quem julga que o pode fazer.


Perdoem-me a imodéstia, mas o trabalho que realizei no passado ao serviço da AF Setúbal, ao serviço do futebol, possibilita a todos aqueles que trilham estes caminhos, avaliar e avaliar-me, em termos de disponibilidade, de personalidade, de empenhamento e de carater. Não enjeito o meu passado e estou disponível para auditarem esse trabalho. Sempre estive disponível para trabalhar e para aprender, e para acima de tudo ajudar os clubes e os árbitros, na sua luta diária. Continuo de cabeça erguida como sempre estive, estou e estarei.

Mas tudo isto já faz parte do passado e o que é preciso agora é olhar para o futuro, com capacidade de trabalho e com vontade de vencer.

Entendo que o diálogo e o consenso devem procurar ser a forma de se estar na vida, e o futebol não deve, nem pode, ser exceção.

Aproveitando a feliz coincidência de esta tomada de posse coincidir com a comemoração do 94º Aniversário da AF Setúbal é justo e importante realçar o trabalho que, ao longo destes 94 anos de vida da Associação, tem sido desenvolvido por todos os nossos filiados, que são a razão da existência da Associação e que, pelo trabalho efetuado, tem permitido atingir a expressão que possuímos no futebol nacional.

Neste momento, o que é importante é agradecer a todos os membros que compõem o elenco agora empossado, bem como aos que cessaram funções, a disponibilidade manifestada, porque nos dias que correm ser dirigente não é fácil, exerça-se esta função num clube ou numa associação de clubes, e, com o empenhamento colocado no desempenho destas funções, quem sai prejudicada é a vida familiar e a vida profissional.

É também importante recordar aqueles, que no passado passaram pelos órgãos sociais da instituição, e que, sem a paixão clubista normalmente associada a este fenómeno, mas antes com uma enorme dedicação à causa do futebol, permitiram um contínuo crescimento da modalidade neste Distrito, que tanto tem dado ao desporto nacional.


É unanimemente reconhecido, que somos os herdeiros de um passado com uma riqueza enorme, recheado de feitos, de pessoas e de instituições que contribuíram para a história do futebol nacional e até internacional.

Contudo, sem esquecer o passado, é de olhos postos no futuro que temos que desenvolver o nosso trabalho. O futuro é já amanhã e está pejado de obstáculos de vária ordem que condicionam diariamente a atividade, mas não devemos perder de vista que um dos principais objetivos a atingir é o da formação dos jovens praticantes, numa perspetiva de crescimento e de evolução da modalidade.

Por tudo isto gostaria de desejar felicidades e os maiores êxitos a quem foi empossado.

Só com a colaboração de todos é possível, apresentar resultados e erguer bem alto o nome da AF Setúbal.

Conheço muitos dos que tomaram posse e sem querer particularizar gostaria de publicamente enaltecer as capacidades do Francisco Cardoso, pelas suas características em termos de capacidade de trabalho, de conhecimento da realidade distrital e nacional, de diálogo, de frontalidade e de honestidade moral e intelectual.

Estou convencido que esta equipa dá garantias e que vai ter êxito nesta tarefa que está prestes a iniciar-se.

Saudações Desportivas

Viva a Associação de Futebol de Setúbal!"


Refira-se que a anteceder a intervenção institucional do presidente empossado da AG da AF Setúbal, tomaram posse os elementos dos diversos Órgãos Sociais da instituição (Assembleia Geral, Direção, Conselho de Disciplina, Conselho de Arbitragem, Conselho Jurisdicional, conselho de Contas e Conselho Técnico).

Fotogaleria Cerimónia de Tomada de Posse 2020/2024