A Associação de Futebol de Setúbal, na qualidade de entidade organizadora, realizou, esta segunda-feira, através de plataforma online, o evento de abertura oficial do Curso de Treinador de Futebol UEFA B/Grau II, que decorrerá até ao próximo verão.

O evento que assinala o arranque dos cursos de treinadores de futebol é sempre um momento de particular importância institucional, uma vez que marca o início de uma jornada que vai garantir a aquisição de conhecimento e, por isso, potenciador de mais e melhores aptidões técnicas em nome da qualidade do desenvolvimento da atividade competitiva.

Isso mesmo foi vincado no âmbito da sessão de abertura do Curso de Treinador de Futebol UEFA B/Grau II, o qual conta com um total de 75 formandos, de ambos os géneros, evento conduzido pelo coordenador técnico distrital da AF Setúbal, Manuel Santos, que contou com a participação dos presidentes de Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, bem como do Diretor Coordenador da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias.

“Este era um dia há muito que se ansiava. Após cerca de dois anos de interregno, devido à implementação de nova legislação, podermos voltar a abrir um curso de treinadores é um momento de especial relevância”, declarou o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, depois de uma saudação de boas-vindas dirigida a todos os formandos e de um destacado agradecimento aos convidados institucionais, pela respetiva participação que, mais uma vez, muito honrou a AF Setúbal.

O dirigente associativo, que não hesitou em assegurar toda a colaboração instititucional no sentido de proporcionar as melhores condições possíveis aos formandos ao longo da ação formativa, desejou a realização de um bom curso e boa sorte a todos.

Por sua vez, a ANTF, através do seu dirigente máximo, salientou os pergaminhos que a AF Setúbal tem na organização e dinamização dos cursos de treinadores e lembrou o reconhecimento internacional do treinador formado intramuros.

“O interregno na realização dos cursos levou a que os treinadores demorassem mais tempo a visar a renovada qualificação do que era seu desejo, mas isso não dependeu nem da AF Setúbal, nem da ANTF, nem da FPF”, reforçou José Pereira, lembrando o novo enquadramento que tem de dar resposta às exigências estatais e por sua vez da própria UEFA.

José Pereira, felicitando a AF Setúbal pela organização de mais uma jornada formativa, que com certeza será de eleição “como é seu apanágio”, manifestou a disponibilidade da ANTF para quaisquer apoios institucionais e desejou a realização de um bom curso a todos, lembrando “o nível que nos é reconhecido como País formador dos melhores treinadores do mundo”.

A FPF, através do seu Diretor Coordenador, Pedro Dias, focou a importância dos cursos de treinadores que são dinamizados no seio das associações de futebol como alavanca essencial para que no final deste ano possam estar entre “800 a 1000 novos treinadores habilitados com o título UEFA B”, de acordo com uma estimativa.

Pedro Dias, elogiando a capacidade organizativa da AF Setúbal e desejando sucesso para todos os intervenientes no curso, reconheceu o investimento pessoal dos formandos numa ação formativa que está assente na qualidade e capacidade para responder aos requisitos de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A concluir a sessão de abertura, o coordenador técnico distrital da AF Setúbal e responsável pela coordenação dos cursos no seio da instituição, Manuel Santos, fez votos para que a jornada formativa, “seja um momento alto de aquisição de conhecimento, partilha de saberes e, acima de tudo, um espaço de reflexão para o desenvolvimento enquanto treinadores de futebol”.

Recorde-se que o curso de treinador de futebol UEFA B a organizar pela AF Setúbal, que arrancou já esta segunda-feira, vai decorrer até ao próximo mês de julho.

As componentes teórica e prática envolvem um conjunto de 13 disciplinas (Geral e Específica).

O corpo docente é formado pelos seguintes preletores: Simone Fragoso, Nádia Tavares, Guido Júnior, Luís Dias, Luís Martins, Jorge Castelo, José Pereira, José Manuel Esteves e Manuel Santos.   

Tendo em conta a pandemia e as respetivas condicionantes, esta será a primeira ação formativa do género a desenvolver pela AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, com recurso a plataformas digitais online.