Com a anunciada retoma das competições seniores, a AF Setúbal, através do Conselho de Arbitragem, realizou, esta quinta-feira, uma ação de esclarecimento no âmbito do Futsal, subordinada ao tema “Alteração às Leis do Jogo 2020/21 e Procedimentos Diversos”.

A iniciativa, através de videoconferência, reuniu, nesta primeira fase, cerca de meia centena de dirigentes, treinadores e capitães de equipa dos clubes filiados na AF Setúbal, representados nos escalões de seniores masculinos e femininos, seja em provas distritais ou nacionais, no que à época 2020/21, respeita.

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, fez as honras da abertura do evento, saudando a significativa participação dos agentes desportivos e realçando a importância da ação de esclarecimento dinamizada pelo Conselho de Arbitragem, com o apoio da CAT, que reforçou a disponibilidade institucional em nome dos clubes.

O líder diretivo da AF Setúbal aproveitou a ocasião para sensibilizar os emblemas com a prática do futsal para não perderem o comboio do reconhecimento qualitativo e aderirem, ou reforçarem o estatuto, no que ao processo de Certificação de Entidades Formadoras respeita.

Sessão com balanço muito positivo

Pedro Peixoto, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, não hesitou em salientar que os cerca de 50 participantes na ação realizada, ao longo de quase três horas, estiveram envolvidos “num evento muito participativo e bem aproveitado”, o que “tornou a iniciativa ainda mais relevante”, declarou, antes de enaltecer a disponibilidade dos representantes dos clubes, mesmo em dia e horas de treino.

“O balanço, portanto, foi muito positivo, porque atingiu o objetivo proposto e o reconhecimento dos participantes comprovou isso mesmo”, registou Pedro Peixoto a propósito de uma ação cujos conteúdos sobre múltiplas alterações às leis do jogo de futsal, foram apresentados, em colaboração com Pedro Ramos e João Correia (CAT), de forma detalhada e devidamente ilustrada.

Refira-se que não existia um conjunto de alterações tão significativas às Leis do Jogo de Futsal desde 2015/16.

“Esta é uma primeira ação de outras que serão realizadas, nomeadamente uma específica para árbitros, tendo em conta procedimentos a adotar face ao Regulamento Covid-19 da AF Setúbal para a retoma das competições, e outra para os clubes no âmbito dos escalões de formação”, anunciou Pedro Peixoto.