A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 11 – Fora de jogo


 

FUTEBOL

 

Sabia que um jogador pode estar fora de jogo e não ser sancionado?

 

Sabia que um jogador para estar em fora de jogo tem de ter qualquer parte da cabeça, corpo ou pés no meio campo adversário e tem de estar mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário?

 

Sabia que as mãos e os braços de todos os jogadores não são considerados para análise ao fora de jogo?

 

Sabia que um jogador na posição de fora de jogo só deve ser penalizado se no momento em que a bola é jogada ou tocada por um colega de equipa este toma parte ativa no jogo?

 

Sabia que entende-se por tomar parte ativa no jogo quando um jogador interfere no jogo, jogando ou tocando a bola passada por um seu colega de equipa, quando este interfere com o adversário ou quando ganha vantagem dessa posição?

 

Sabia que quando um jogador recebe a bola directamente de um seu colega num pontapé de baliza, num lançamento lateral ou num pontapé de canto não há infração ao fora de jogo? 

 

Sabia que se um defesa sair do terreno de jogo este deve ser considerado com se estivesse em cima da linha de baliza para efeitos do fora de jogo e se o fez deliberadamente deve ser advertido quando a bola deixar de estar em jogo?

 

Sabia que se um jogador atacante permanecer imóvel entre os postes da baliza e no interior da baliza, o golo deve ser validado, a menos que esse jogador cometa uma infracção de fora de jogo ou uma infracção à Lei 12?

 

 

FUTSAL

 

Sabia que não existe fora de jogo no futsal?

 

(É desaconselhado taticamente que uma equipa deixe adiantado na superfície de jogo um jogador quando a sua equipa defende, pois, atendendo ao reduzido número de jogadores deixaria sempre um adversário livre de marcação. Devido a esta situação, às dimensões da superfície e à velocidade e dinâmica do jogo, não foi aplicada a lei no futsal.)

 

FUTEBOL DE PRAIA

 

Sabia que, pelas mesmas circunstâncias do Futsal, não existe fora de jogo no Futebol de Praia?