A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 10 - Determinação do resultado de um jogo

 

FUTEBOL 


Sabia que um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, desde que nenhuma infracção tenha sido cometida pela equipa que marcou o golo?

Sabia que se o regulamento da competição exigir que uma equipa seja declarada vencedora após um jogo ou uma eliminatória a duas mãos que termine empatado, só são permitidos os seguintes procedimentos: regra dos golos marcados fora; dois períodos iguais de prolongamento que não excedam 15 minutos cada; pontapés da marca de penálti?

Sabia que os pontapés da marca de penálti têm lugar após o jogo terminar e será feito um sorteio para decidir qual a baliza onde vão ser executados os pontapés?

Sabia que o árbitro pode escolher a baliza e evitar o sorteio se verificar que numa das balizas não existe segurança ou que as condições do terreno não o permitem?

Sabia que apenas os jogadores que se encontram no terreno de jogo no final do jogo ou que estão fora temporariamente (lesão, regularização de equipamento, etc.), estão habilitados a executar os pontapés?

Sabia que no final do jogo uma equipa tiver um ou mais jogadores do que a equipa adversária, esta deve reduzir o seu número para ficar igual à equipa adversária, antes da execução dos pontapés?

Sabia que cada pontapé é executado por um jogador diferente e só depois de todos terem executado um primeiro pontapé é que um jogador dessa equipa pode executar o segundo?

 

 

FUTSAL 

(A marcação de golos)

 

Sabia que se considera marcado um golo quando a bola cruza completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, desde que a equipa que o marcar não infrinja previamente as Leis do jogo de Futsal?

Sabia que um golo não será válido se o guarda-redes da equipa atacante lançar ou atingir a bola intencionalmente com a mão ou com o braço, desde a sua própria área de grande-penalidade, sendo o último jogador a tocar a bola?

Sabia que neste último caso o jogo recomeçará com um lançamento de baliza a favor da equipa adversária?

Sabia que no caso dos regulamentos da competição estabelecerem que deve existir uma equipa vencedora depois de um jogo ou eliminatória que termine empatada, apenas serão considerados os seguintes procedimentos: os golos marcados fora; prolongamento; pontapés da marca de grande-penalidade?

Sabia que após ter sido marcado um golo e antes do respetivo pontapé de saída, se os árbitros se aperceberem que a equipa que marcou o golo estava a jogar com um jogador a mais ou que violara o processo de substituição, não validarão o golo e recomeçarão o jogo com um pontapé-livre indireto, a favor da equipa adversária, a partir de qualquer ponto da área de grande-penalidade?

Sabia que face à questão anterior, se o pontapé de saída já tiver sido executado, sancionarão o jogador ou substituto faltoso de acordo com a Lei 3, sendo o golo validado e que os árbitros deverão relatar o facto às autoridades competentes?

Sabia que se um dos árbitros assinala um golo antes que a bola ultrapasse totalmente a linha de baliza, entre os postes e sob a barra e se apercebe imediatamente do seu erro, o jogo recomeça com lançamento de bola ao solo?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA 

(A marcação de golos)

 

Sabia que todas as questões colocadas anteriormente para o Futsal se aplicam na íntegra também no Futebol de Praia?

Sabia que num jogo de campeonato, os pontos serão atribuídos da seguinte forma: 

Vencedor no final do 3.º Período - 3 pontos para a equipa vencedora;

Vencedor no final do prolongamento - 2 pontos para a equipa vencedora;

Vencedor no final dos pontapés da marca imaginária de penálti: 1 ponto para a equipa vencedora.