A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.

 

Lei 9 – A bola em jogo e fora do jogo


FUTEBOL

 

Sabia que a bola está fora do jogo quando atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer seja junto ao solo quer pelo ar?

Sabia que a bola também está fora do jogo quando este é interrompido pelo árbitro?

Sabia que se a bola tocar num elemento da equipa de arbitragem e permanecer no terreno de jogo e por essa ação uma equipa inicia um ataque prometedor o jogo será interrompido e o árbitro executará uma bola ao solo?

Sabia que se a bola tocar num elemento da equipa de arbitragem e a bola entrar numa das balizas não será considerado golo e o árbitro terá de executar uma bola ao solo?

Sabia que se a bola tocar num elemento da equipa de arbitragem e permanecer no terreno de jogo e por essa ação a posse de bola mudar de uma equipa para a outra, o jogo será interrompido e o árbitro executará uma bola ao solo?

Sabia que a bola está sempre em jogo em todas as outras situações, após ter embatido num elemento da equipa de arbitragem, ou ressaltar num poste, na barra transversal ou na bandeira de canto e permaneça no interior do terreno de jogo? 

 

FUTSAL

Sabia que a bola está fora do jogo quando, ultrapassa completamente uma das linhas laterais ou de baliza, toca no teto do pavilhão ou em algum objeto suspenso no mesmo, quando os árbitros interrompem o jogo?

Sabia que se a bola atingir o teto, estando em jogo, o jogo será reiniciado com um pontapé de linha lateral, a favor da equipa adversária à que tocou a bola em último lugar, sendo o referido pontapé a ser executado no ponto mais próximo do local onde a bola tocou no teto?

Sabia que a bola está em jogo quando ressalte num dos árbitros se este estiver posicionado na superfície de jogo?

Sabia que se a bola tocar no terceiro árbitro, estando este na superfície de jogo, os árbitros interrompem o jogo e devem recomeçar com lançamento de bola ao solo?

 

FUTEBOL DE PRAIA

Sabia que todas as questões colocadas anteriormente para o Futsal se aplicam na integra também no Futebol de Praia, excluindo-se a particularidade do teto?