Ao longo dos próximos dias, a AF Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), vai publicar conteúdos informativos no âmbito das 17 leis, que norteiam, com a respetiva adaptação, as regras do futebol, futsal e futebol de praia, tendo em particular linha de conta as aplicadas nas nossas provas distritais.

Acompanhe as publicações, num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.



LEI 1 (O terreno/recinto de jogo)

 

FUTEBOL

 

Sabia que os Campeonatos Distritais podem ser jogados em campos com 90x45 metros no mínimo e os Campeonatos Nacionais terão de ser jogados em campos com o mínimo de 100x64 metros. E que no futebol de 7 o campo tem de ter como medidas mínimas 45x40 metros e no *futebol de 9 o mínimo será de 64x45?

Sabia que no banco dos suplentes apenas podem estar sentados 5 oficiais e 7 jogadores, sendo que no futebol de 7 poderão apenas estar 5 oficiais (Dirigentes e Técnicos) e 5 suplentes?

Sabia que nos Campeonatos Nacionais pode existir um banco suplementar distante do banco dos suplentes a 5 metros, com capacidade para mais 4 elementos e que nas provas da AF Setúbal tal não é permitido?

Sabia que as balizas têm 7,32m da largura e 2,44m de altura? E que as do futebol de 7 e 9 têm 6 metros de largura e 2 metros de altura?

Sabia que as bandeiras de canto são obrigatórias, facultando-se a utilização de cones em sua substituição no futebol de 7 e 9?

Sabia que a marca do pontapé de penálti está colocada a 11 metros da baliza e a 9 metros no futebol de 7 e 9?

 

FUTSAL

Sabia que tanto os Campeonatos Distritais, Liga e Campeonatos Nacionais podem ser jogados em pavilhões cujas medidas mínimas dos recintos desportivos devem ser de 36x18 metros?

Sabia que nos Campeonatos Distritais, Liga e Campeonatos Nacionais no Banco Técnico podem estar sentados 5 Dirigentes/Técnicos?

Sabia que quanto ao número de substitutos variam nestas competições, podendo nos Campeonatos Distritais serem inscritos em cada jogo, para além do cinco inicial, até 7 substitutos, enquanto que na Liga e Campeonatos Nacionais podem estar sentados no banco 7 substitutos ou até 9, se dois desses substitutos constantes na ficha técnica, obrigatoriamente, sejam Sub-20?

Sabia que os exercícios de aquecimento durante o jogo faz-se atrás do respetivo banco técnico onde apenas poderão estar 4 substitutos, permitindo-se 5 desde que um deles seja guarda-redes?

Sabia que as balizas têm 3 metros de largura e 2 metros de altura e que a área de grande penalidade tem 6 metros para todas as categorias e Campeonatos?

Sabia que existe a marcação no recinto de jogo da zona de substituições, sendo o único local onde cada equipa pode efetuar este procedimento quer seja com o jogo a decorrer ou parado sendo que as substituições são volantes e ilimitadas?

Sabia que a marca de grande penalidade está colocada a 6 metros da linha de baliza e que a segunda marca de grande penalidade está situada a 10 metros da mesma linha?

 

FUTEBOL de PRAIA

Sabia que os Campeonatos Distritais, Nacionais e Liga podem ser jogados em campos com 35x26 metros no mínimo?

Sabia que nos Campeonatos Distritais, Liga e Campeonatos Nacionais no Banco Técnico apenas podem estar sentados 5 Dirigentes/Técnicos e 7 suplentes no máximo?

Sabia que só existem marcações visíveis das linhas laterais e de baliza sendo as restantes imaginárias e reguladas através de bandeiras amarelas?

Sabia que as balizas têm 5,50 metros de largura e 2,22m de altura e que a área de grande penalidade tem 9 metros?

Sabia que as bandeiras são obrigatórias sendo as de canto de cor vermelha e as de baliza e linha de meio campo de cor amarela?

Sabia que a marca imaginária do pontapé de penálti está colocada a 9 metros da linha de baliza?

Sabia que existe um local específico no terreno de jogo denominado zona de substituições, sendo o único local onde cada equipa pode efetuar este procedimento quer seja com o jogo a decorrer ou parado sendo que as substituições são volantes e ilimitadas?

 

*(informação corrigida de acordo com o RPO da AFS)