A AF Setúbal registou, até ao final de fevereiro último, a mostragem de um total de 28 Cartões Brancos/Fair Play no âmbito das provas distritais de futebol e de futsal referentes à época em curso.

Na presente temporada, a AF Setúbal reflete os registos da exibição de cartões brancos em 11 competições distritais, unicamente, de escalões formativos, mais duas do que na época anterior, na qual, recorde-se, foram assinalados, pelos árbitros, 62 momentos de particular relevância eticamente reconhecida.

Entretanto, no último sábado, a premiar um destes destacados episódios, mas no âmbito das provas nacionais, a FPF promoveu, no relvado do Parque do Serrado, uma cerimónia de atribuição de prémios Fair Play ao capitão e treinador da equipa de iniciados de futebol do Amora FC.

A referida distinção, recorde-se, decorreu da anulação de um pontapé de penálti favorável ao conjunto amorense, no jogo realizado no dia 22 de dezembro de 2019, no Parque do Serrado, entre os sub-15 do Amora FC e do CD Beja, a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Nacional – referente à 2.ª Fase (Manutenção/Descida) da Série F.   

Uma decisão motivada pela indicação do jovem capitão amorense, Francisco Costa, e reforçada pelo treinador Wivaldo Martins, junto do árbitro, assumindo, ambos, que o lance em causa não era merecedor da marcação de pontapé de penálti, contrariando a decisão inicial do juiz, o qual, reconsiderando, acabou por mostrar o cartão branco.

A convite da FPF, o presidente e o vice-presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso e Carlos Sevilha, respetivamente, procederam à entrega dos troféus federativos de reconhecimento ao técnico e jogador amorenses

Refira-se que nesta sequência, a FPF atribuiu, igualmente, 10 pontos à equipa do Amora FC para contabilizar no ranking federativo do Fair Play.

Recorde-se que o Cartão Branco/Fair Play visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e os comportamentos eticamente relevantes evidenciados por praticantes, dirigentes, outros agentes desportivos diretamente envolvidos no jogo, assim como os espectadores.

A implementação do Cartão/Fair Play, é uma iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), que conta desde a sua implementação, na época desportiva de 2014/2015, com a parceria da AF Setúbal.