A Comissão de Apoio Técnico do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal levou a feito, no dia 28 de setembro, uma sessão formativa inédita, denominada "Referee Workshop NAFCS".

Repartida por duas ações, téorica e prática, a sessão especial de formação foi sinónimo de relevante participação e contou com a colaboração do antigo árbitro internacional e atual vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, João Ferreira, Bruno Esteves, presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal e árbitro do quadro VAR da FPF, bem como de Luís Ramos, presidente da AG do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal e observador de árbitros da FPF.

Ao longo de cerca de quatro horas da manhã de sábado, "A Imagem do Árbitro, Comunicação Verbal e Não Verbal" e a "Gestão Emocional" foram os temas abordados por Luís Ramos e Bruno Esteves, respetivamente, no âmbito do programa da formação teórica.

No que respeita à atividade formativa, dinamizada em pleno relvado do Campo Municipal da Cova, em Setúbal, coube a João Ferreira assumir a condução da aula prática.

Para Ricardo Figueiredo, presidente da Direção do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, “esta foi uma nova forma de mobilização dos árbitros de Setúbal, que se constituiu muito importante, e para a qual muito contribuíram as presenças dos três preletores convidados, os quais deram corpo ao reconhecimento da atividade proposta, numa assinalável demonstração de colaboração institucional e união em torno da arbitragem e do objetivo comum que é a formação dos árbitros”.

O evento, sublinhe-se, teve como objetivos fomentar a formação contínua e aquisição de conhecimentos, não só de leis de jogo, mas também de capacidades sociais e gestão de comportamentos necessários ao bom desempenho e performance de um árbitro.

Nesta ação, que reforçou a preparação dos árbitros para a presente época, foram mobilizados 26 agentes de arbitragem.