Os 40 anos de história do Atlético Clube Alcacerense foram assinalados esta terça-feira, num jantar comemorativo, realizado numa unidade hoteleira à beira-Sado da cidade de Alcácer do Sal, na presença de cerca de meia centena de destacados associados, parceiros e representantes institucionais.

Uma ocasião solene de particular entusiasmo para o emblema alcacerense, vivido com grande fervor clubístico, e que, abrilhantado por apontamentos de Fado, veio a culminar com dois momentos surpreendentes.

Recorde-se que o Atlético Clube Alcacerense (ACA) nasceu da fusão do Salátia Atlético Clube e do Independente Futebol Alcacerense. Desde essa comunhão, o ACA encetou um percurso em nome do desenvolvimento do desporto alcacerense sendo o futebol a modalidade de eleição de um emblema que ostenta, com naturalidade, o estatuto de referência da cidade e do concelho do litoral alentejano.

Neste trajeto evolutivo, muitos foram os atletas e dirigentes que contribuíram para a dinâmica do futebol alcacerense e esse foi o ponto de destaque no discurso solene do atual presidente da Direção do ACA, João Ribeiro, no âmbito da cerimónia festiva.

“Estarmos na presença de diversas gerações de dirigentes do clube que muito contribuíram para o crescimento do Atlético é motivo de grande satisfação e de particular reconhecimento e uma motivação para a atual Direção, constituída por gente jovem, que segue a desempenhar o trabalho da melhor forma possível em nome do nosso emblema”, começou por salientar o presidente, agradecendo a presença de todos os convidados.

Presidente do ACA, João Ribeiro, evidenciou orgulho do historial do clube

João Ribeiro, enaltecendo as destacadas figuras e todos, sem exceção, que associaram e o seu nome ao ACA ao longo destes 40 anos, sublinhou, de forma muito particular, os sócios fundadores do emblema, e não hesitou em assumir “o grande orgulho” que tem em ser presidente do clube e integrar uma estrutura de dirigentes motivados e dedicados.

AF Setúbal realçou crescimento e avanço pela certificação

A Associação de Futebol de Setúbal, cuja representação institucional no evento solene foi assumida pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, o qual agradeceu o honroso convite, tem no AC Alcacerense aquele que é o único filiado do concelho de Alcácer do Sal.

Francisco Cardoso, ao testemunhar a relevância histórica do emblema no concelho e no distrito, entaleceu a “dinâmica de crescimento que está a ser evidenciada pelo clube, a qual se deseja, cada vez mais, sustentada pela prática do futebol formativo, com jovens da terra, no sentido de reforçar o futuro”.

Francisco Cardoso presentou o clube, na pessoa do presidente da Direção, com uma lembrança institucional a assinalar os 40 anos do Atlético

O presidente da AF Setúbal não deixou de destacar e saudar os dirigentes do AC Alcacerense pela “importante” envolvência do clube no âmbito do Processo de Certificação de Entidades Formadoras e lançou o repto para que o clube venha a implentar a prática do futebol feminino, contribuindo, assim, para que dentro de pouco tempo, todos os concelhos da nossa região estejam representados nesta atividade que cresce cada vez mais.

Saudação do edil e dois momentos especiais

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, parceria institucional de eleição do clube, felicitou, através do presidente Vitor Proença, o ACA pelos seus 40 anos de historial. “O clube mais representativo do concelho e um grande emblema do distrito, com tradição ímpar na atividade desportiva, de reconhecido trabalho de todos quantos têm dado o contributo para o seu crescimento”, assinalou o edil alcacerense, num testemunho igualemente partilhado pelo presidente da União de Freguesias de Alcácer do Sal, Arlindo Passos.

A culminar a noite solene dos 40 anos do ACA, destaque para dois momentos de particular emoção e celebração.

O primeiro promovido pelo antigo presidente da Direção, Manuel Canhão, que dirigiu o clube aquando do título distrital da AF Setúbal e consequente subida histórica, em 1989/90, à III Divisão Nacional.

O carismático dirigente surpreendeu o atual presidente com a oferta da medalha e da faixa de campeão e ainda da página de um jornal que destaca o feito desportivo alcançado. João Ribeiro não conteve a emoção pela surpresa.

Num gesto de grande paixão pelo clube, Manuel Canhão entregou a sua medalha e a faixa de campeão ao ACA. Momento de particular emoção 

João Ribeiro emocionado com a surpresa exibiu a histórica faixa de campeão distrital

O segundo momento, o qual encerrou a noite festiva, deixou todos os presentes com os olhos no céu alcacerense, cenário no qual foi libertado fogo de artificio, o qual deu um especial brilho ao dia de aniversário do ACA.

O Atlético Clube Alcacerense foi fundado oficialmente em 1 de outubro de 1979.