JOÃO VALIDO, 19 anos, guarda-redes, integrou a seleção sub-14 da AF Setúbal nas edições 2013 e 2014 do Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva, realizadas em Bragança e Setúbal (Almada), respetivamente.

Duas participações, consecutivas, que o tornam num caso, muito, raro, entre os milhares de jovens atletas que já competiram no evento em nome das seleções distritais e regionais.

afsetubal.fpf.pt - Como foi a experiência de participar no Torneio Lopes da Silva… em duas edições?

João Valido – Foi, realmente, muito boa. Na primeira vez, não estava à espera de ser convocado para integrar a lista final e ir ao torneio, acabou por acontecer e, por isso, fiquei muito feliz. Apesar de não termos conseguido uma classificação destacada, foi muito agradável ter partilhado aqueles dias de competição e de convívio.

A segunda oportunidade foi, igualmente, muito boa. Contudo, dessa vez, já encarei a prova com uma certa naturalidade, mas com o acréscimo de ter mais responsabilidade, até porque tinha vivido a experiência anterior.

Um episódio marcante…

Lembro que, no torneio realizado em Bragança, depois de perdermos três jogos seguidos, o tradicional dia descanso ficou marcado por uma decisão assumida pelo grupo.

O selecionador perguntou-nos se queríamos ir a um passeio ou ficar no hotel a repousar. Decidimos ir, mas comprometemo-nos a ganhar o jogo seguinte, e ganhámos.

Não é que nos desafios anteriores não tivéssemos estado empenhados, mas, naquele momento, demonstrámos um grande compromisso e maturidade para a idade. Foi um episódio que me marcou muito.



A seleção sub-14 da AF Setúbal que disputou a edição 2013 do torneio, em Bragança


Quais foram os melhores momentos vividos no âmbito dos torneios?

Primeiro, o espírito coletivo que é formado em nome da seleção distrital e que esteve sempre presente. Depois, o jogo de estreia no torneio é um momento especial.

Recordo, ainda, na prova que disputamos em Almada, a grande prestação conseguida. Não chegámos ao jogo da final, pela diferença de um golo, o que seria um prémio muito merecido para o grupo. Estivemos muito bem.

Consulte AQUI o percurso futebolístico de João Valido

Consulte AQUI o mapa de internacionalizações de João Valido

Em que medida é que a participação no Torneio Lopes da Silva teve importância na evolução da carreira como futebolista?

Foi muito importante. Foram duas vezes e vividas com grande entusiasmo no âmbito do processo dos treinos e nos torneios em si, os quais se assumiram como experiências fundamentais para a abordagem posterior aquando das primeiras convocatórias para integrar os trabalhos ao serviço das seleções nacionais. Ganhei mais conhecimentos, maturidade e uma renovada perspetiva de carreira no futebol.  




O Torneio Lopes da Silva é uma experiência que fica para a vida?

Sim, com toda a certeza. É um evento de grande prestígio, com o futebol a proporcionar, ainda numa fase de descoberta e de incertezas quanto ao nosso futuro na modalidade, a estada de uma semana fora de casa, pela primeira vez, em ambiente de seleção, onde são partilhados muitos momentos inesquecíveis com colegas de outros clubes e com os elementos da comitiva. Sem dúvida que fica para a vida e que nos faz crescer.      

Representar a seleção da AF Setúbal deve ser encarado como particular satisfação?

Claramente. É um privilégio, uma oportunidade de eleição e motivo de orgulho. Sinto isso, como quem nasceu e cresce na nossa região.



A seleção sub-14 da AF Setúbal que disputou a edição 2014 do torneio, que decorreu no concelho de Almada


Que mensagem gostarias de deixar aos próximos jogadores que vão vestir a camisola da AF Setúbal na edição deste ano do Torneio Lopes da Silva?

Que sintam um grande orgulho pela experiência que lhes será proporcionada, com responsabilidade e honrando o futebol do nosso distrito e a associação. É, possivelmente, o início de uma carreira no futebol, e por isso devem dar o máximo e aproveitar a oportunidade, contribuindo para o reforço de um grupo coeso. Desejo consigam festejar o melhor resultado possível: a vitória na final.  

Recorde-se que a edição 2019 do Torneio Lopes da Silva, vai decorrer, entre os dias 23 e 30 de junho, nas regiões de Leiria e de Santarém, envolvendo um total de 22 seleções distritais e regionais.

Eis o calendário de jogos da seleção da AF Setúbal:

1.º Jogo

Dia 24 de junho

AF Madeira x AF Setúbal

 

2.º Jogo

Dia 25 de junho

AF Setúbal x AF Castelo Branco

 

3.º Jogo

Dia 26 de junho

AF Viseu x AF Setúbal

 

4.º Jogo

Dia 28 de junho

AF Setúbal x AF Vila Real

 

5.º Jogo

Dia 29 de junho

AF Santarém x AF Setúbal