É a segunda edição da prova organizada pela AF Setúbal e tem a final marcada para este domingo, a partir das 10h30, no relvado do Campo do Juncal (UFC Moitense), na Moita.

Escola de Futebol Feminino de Setúbal e Futebol Clube Barreirense são os emblemas que assumem o estatuto de finalistas naquela que é a segunda edição da Taça Distrital Juvenil, na variante de 7, promovida pela AF Setúbal em nome da promoção do futebol feminino na nossa região.

A equipa da Escola FF Setúbal é a atual detentora do troféu e visa renovar a conquista. A formação do FC Barreirense, em ano de estreia no futebol feminino, e depois de sagrar-se campeã distrital, ambiciona fazer a ‘dobradinha’.

Ao afsetubal.fpf.pt os treinadores José Evangelista (Escola FF Setúbal) e Paulo Bastos (FC Barreirense) fazem a antevisão do jogo da final, que acima de tudo, desejam ser uma grande festa do futebol feminino.

Escola FF Setúbal garante alegria e motivação para reerguer a taça

“Chegar à final da taça envolve um sentimento de alegria para todo o grupo e é sinónimo da realização do trabalho feito e que agora se projeta no alcançar de um dos objetivos da equipa para a época”, começou por realçar José Evangelista, treinador da jovem formação da Escola FF Setúbal.

Quanto à expetativa competitiva do emblema setubalense para o encontro de atribuição do troféu distrital, o responsável técnico antevê “um jogo equilibrado, onde qualquer uma das equipas tudo irá fazer para justificar a vitória”.

Todavia, José Evangelista deseja que sejam as jovens sadinas a conquistar o triunfo e reerguer a taça. “As nossas meninas têm mostrado muita qualidade e, sobretudo, um grande trabalho e dedicação, pelo que seria um prémio bem merecido para todas”, argumentou.


José Evangelista, treinador da Escola FF Setúbal

Sobre o conjunto oponente, o técnico da Escola FF Setúbal, assume que “o FC Barreirense é uma boa equipa, que exibe capacidade competitiva e que irá, com certeza, contribuir para o desenrolar de um jogo bonito e visar, tal como nós, a conquista da taça”.

Numa abordagem à competição associativa, que é realizada pela segunda época, José Evangelista não hesita em garantir que “é um contributo muito importante para o incremento competitivo do futebol feminino na nossa região. Os clubes estão a aderir cada vez mais a esta variante e com esta aposta da AF Setúbal a tendência é aumentar as equipas participantes”.

“O nosso distrito tem cada vez mais jovens atletas com vontade de aprender a jogar futebol e isso é um fator propenso a grande margem de evolução quantitativa e qualitativa de praticantes”, assinalou José Evangelista que apelou à “presença do maior números de pessoas presentes no jogo da final, porque as jogadoras assim o merecem, e serão fundamentais para abrilhantar aquilo que desejamos ser uma grande festa de futebol feminino”.

FC Barreirense com felicidade e expetativas altas por nova conquista

Paulo Bastos é o treinador da jovem equipa feminina do FC Barreirense e quem projetou a voz do grupo que se preparara para disputar a primeira final de uma taça distrital.

“É uma felicidade enorme chegarmos a esta final, num ano de arranque do projeto competitivo do futebol feminino do clube. As jogadoras foram evoluindo, reforçando a confiança e expetativas ao longo da época e, depois da conquista do campeonato, asseguramos esta presença meritória no jogo de atribuição do troféu”, começou por enaltecer Paulo Bastos.

O desafio da final é, portanto, encarado com “grande positivismo”. “A ambição da nossa equipa está focada na conquista de mais um título e é nesse sentido que vamos competir com a máxima responsabilidade, tentar exibir as nossas qualidades e demonstrar a vontade de vencer”, garantiu o treinador barreirense, antes de avaliar o conjunto adversário.


Paulo Bastos, treinador do FC Barreirense

“A Escola FF Setúbal é uma equipa com maior dose de experiência competitiva, com atletas de qualidade técnica e mais evoluídas fisicamente. Mas, conhecemo-nos bem e temos ideia do que teremos de fazer para conseguir o triunfo”, analisou.

No que respeita à implementação, pelo segundo ano, da Taça Distrital Juvenil de Futebol Feminino, Paulo Bastos afirmou que “é super importante”. “É mais uma prova e permite a evolução competitiva das jogadoras, pelo que tem tudo para crescer no número de equipas e continuar nos próximos anos”, considerou, antes de lembrar que “para o FC Barreirense, esta primeira participação é, igualmente, mais um momento histórico”.

Quanto ao cenário que poderá envolver o jogo da final, o treinador barreirense confia, acima de tudo, que “vai ser uma festa magnifica e com muitos adeptos a apoiar as jovens”. “O futebol feminino está na moda e a afirmar-se. Há cada vez mais meninas e mais clubes a abrir as portas a esta variante. Esta final será mais um importante passo nesse sentido”, admitiu.

Recorde aqui o percurso das equipas até à final

Transmissão na AF Setúbal TV

A partida de atribuição do troféu associativo contará com a transmissão streaming, em direto (AQUI), através do canal AF Setúbal TV, na plataforma mycujoo.pt.




Foto de abertura: UFC Moitense