Uma final inédita no âmbito das provas do nosso universo associativo está reservada para este sábado, a partir das 16 horas, no recentemente modernizado Pavilhão Multiusos do CDR Águias Unidas, em Amora, com as equipas do Futebol Clube Barreirense e do Clube Desportivo Cova da Piedade a medirem forças pela conquista da edição 2018/19 da Taça AFS de futsal sénior masculino.

O FC Barreirense chega à final da prova em ano de estreia competitiva da modalidade. O CD Cova da Piedade é o atual detentor de um troféu que já festejou por quatro ocasiões.

Fernando Paiva (FC Barreirense) e Filipe Azinheirinha (CD Cova da Piedade) são os comandantes técnicos das equipas finalistas e dão voz à ambição dos respetivos conjuntos.

Ambição de oferecer troféu inédito ao FC Barreirense

No arranque da antevisão do encontro de atribuição da Taça AFS 2018/19, o treinador do FC Barreirense, Fernando Paiva (Naná), considera que a presença da equipa na final será encarada com o “sentimento de grande responsabilidade”.

“Representar um grande clube como é o FC Barreirense, com o acréscimo de ser o ano de estreia da modalidade no seio do emblema, assume particular relevância num desafio que decide a atribuição de um troféu, o qual muito desejamos oferecer ao FC Barreirense, em nome do futsal”, começou por realçar Naná, reiterando que, por isso, “o sentimento é de grande responsabilidade”.

Sobre a expetativa para o jogo, no plano competitivo, o treinador do futsal sénior barreirense, assegura que o seu conjunto de terá de exibir-se ao melhor nível para contrariar aquilo que tem sido uma tendência.


Fernando Paiva (Naná), treinador do FC Barreirense

“Temos de mostrar e fazer melhor do que temos conseguido apresentar diante de um adversário que ainda não conseguimos vencer esta época”, assumiu, caraterizando a equipa do CD Cova da Piedade como “forte física e tecnicamente”. “Temos qualidade e esperamos estar à altura para vencermos a taça, num desafio que terá duas equipas motivadas, pelo que se antevê um bom jogo”, assinalou ao afsetubal.fpf.pt Naná.

O treinador do FC Barreirense manifestou, igualmente, o desejo de ver uma boa moldura humana presente no jogo, lembrando que o seu clube desenvolveu esforços nesse sentido, até porque “esta é uma excelente oportunidade, no ano de estreia da modalidade no clube, para cativar mais adeptos para seguirem o futsal barreirense”.  

Um convite que não hesitou em estender aos adeptos do futsal da região de Setúbal, de forma a contribuírem para o reforço da promoção da modalidade no distrito, e presenciarem um encontro entre “duas das melhores equipas da região”, como reflete a classificação no campeonato da AF Setúbal.

CD Cova da Piedade tem grupo motivado vencer e ficar na história  

É com o estatuto de atual detentor da Taça AFS que o CD Cova da Piedade chega aquela que será a sua quinta presença em finais da prova, das quais saiu a erguer o troféu associativo em quatro ocasiões.

Filipe Azinheirinha é o treinador do conjunto sénior do futsal piedense e assume que “é ótimo para o clube estar presente em mais uma final”, sinal do “reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pela equipa neste percurso competitivo”, o qual desejou concluir, no que respeita à Taça AFS, com a conquista do ‘caneco’. “Seria muito especial”, afirmou.

Para concretizar a ambição coletiva de um grupo que quer “ficar na história” em nome de um emblema de “referência no futsal distrital”, o técnico do CD Cova da Piedade terá de ver mantida a estatística espelhada nos encontros, entretanto, disputados com o adversário da final.


Filipe Azinheirinha, treinador do CD Cova da Piedade

“Queremos manter a tendência de não perder com o FC Barreirense”, desejou Filipe Azinheirinha, lembrando os dois jogos realizados no campeonato entre “duas das melhores equipas da região, que se conhecem bem”.

Nesse sentido, a “expetativa do CD Cova da Piedade de vencer a Taça AFS é grande”. “Os jogadores estão muito motivados perante esta oportunidade, creio que única para grande parte deste plantel, de poderem jogar pela conquista de um troféu importante”, destacou o treinador piedense, reconhecendo, contudo, que “o FC Barreirense tem uma equipa com muita qualidade e experiência competitiva”.

Convicto de que o pavilhão “vai estar lotado”, lembrando que do lado do CD Cova da Piedade houve forte mobilização para esse efeito, “porque a AF Setúbal e o futsal da nossa região merecem”, Filipe Azinheirinha deseja que a final seja um “jogo revestido de grande festa”, num recinto a estrear-se em jogos oficiais e palco de “um desafio tão prestigiante”.

Recorde aqui o percurso das equipas até à final

Transmissão na AF Setúbal TV

A partida de atribuição do troféu associativo contará com a transmissão streaming, em direto (AQUI), através do canal AF Setúbal TV, na plataforma mycujoo.pt.



Foto de abertura: CM Seixal