O Auditório da sede da AF Setúbal serviu de palco, esta segunda-feira, à noite, à realização de mais uma ação de formação contínua para treinadores de futebol e futsal, promovida pela AF Setúbal, através do Gabinete Técnico.

No evento, que contou com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, estiveram 37 participantes.

Subordinada ao tema “Identificação e Desenvolvimento de Talentos no Futebol/Futsal”, a iniciativa de formação técnica contou, a convite da AF Setúbal, com a preleção a cargo do professor André Seabra, Diretor da Portugal Football School, responsável técnico da estrutura da FPF, que ao longo da sessão teórica pontuou a relevante intervenção com diversas ilustrações, abordando dados estatísticos, metodologias, avaliações, caraterísticas e processos evolutivos dos atletas.

Apesar de suportado nos estudos e indicadores demonstrados, “talento é algo difícil de identificar, nomeadamente em idades precoces”, reconheceu, contudo, André Seabra, perante o significativo número de participantes, que não hesitaram em interagir com o preletor, promovendo, assim, uma sessão ainda mais enriquecedora.


“Extremamente positivo”

Ao afsetubal.fpf.pt André Seabra não hesitou em dar nota de destaque à sessão.

“Foi um prazer e uma honra poder estar na AF Setúbal e poder partilhar uma série de experiências, ideias e conhecimentos sobre um tema que me é muito querido e que tem a ver com a identificação, seleção e desenvolvimento de talentos no futebol e no futsal”, começou por registar o preletor convidado.

Nesse sentido, o diretor da Portugal Football School assumiu que o balanço do evento foi “extremamente positivo”, realçando a importante interação que revestiu o evento “em função dos comentários e questões levantadas durante a sessão”.

Grato pela oportunidade e “preparado, sempre que for possível, para regressar”, André Seabra vincou que este tipo de iniciativas são de grande interesse, porque acredita que “todos juntos, a AF Setúbal, a FPF, os clubes, dirigentes e treinadores, poderemos contribuir para termos um desporto melhor e um futebol e futsal, em particular, igualmente melhor aqui no distrito de Setúbal e no plano nacional”.

Uma união de esforços que permitirá, “consequentemente criar e desenvolver mais talentos que, naturalmente, no futuro, possam a vir fazer parte das seleções distritais e nacionais”, rematou, confiante.  

Em nome da Direção da AF Setúbal, o diretor Amadeu Mota, agradeceu, reconhecidamente, a presença de André Seabra e de todos quantos tiveram a oportunidade, através desta ação promovida pela instituição, de somar renovados conhecimentos.

O evento, recorde-se, contou com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

Os participantes asseguraram o registo de 0,8 Unidade de Crédito.