A tarde deste domingo, dinamizada numa unidade hoteleira, em Almada, foi revestida de entusiástica celebração, distinções, homenagens e reconhecimento aos árbitros e à arbitragem do Universo AF Setúbal.

 

Quase 300 pessoas, entre dirigentes da AF Setúbal, FPF, APAF, núcleos de árbitros da região, representantes autárquicos e, naturalmente, os árbitros festejaram a conclusão de mais uma temporada de trabalho em nome da nossa arbitragem num clima de grande convívio, entusiasmo e emoção.

 

Refira-se que os núcleos de arbitragem, numa ideia lançada pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, não hesitaram em tornar inédita a ocasião solene, contribuindo para a organização e realização conjunta de um evento ímpar na história da AF Setúbal, no qual promoveram as respetivas distinções e homenagens aos seus associados, facto que mereceu rasgados elogios e muito contribuiu para a união entre os homens e mulheres que representam a nossa arbitragem.





 

Saudar os árbitros de primeira


Num verdadeiro hino de “justo reconhecimento”, o Conselho de Arbitragem abriu o programa da tarde festiva com a exibição de um filme protagonizado pelas dezenas de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia que ao longo dos anos representaram e representam a AF Setúbal no topo da arbitragem nacional.

 

De olhos colocados ao ecrã, as centenas de convidados viram reforçada a relevância da história nossa arbitragem através daqueles “que serviram de referência e que dignificaram a arbitragem setubalense”. Imagens de homens e mulheres de reconhecida competência e dedicação que foram brindados com fortes aplausos, naquele que foi o primeiro grande momento da sessão festiva da família da arbitragem distrital.






O apito inicial por José Manuel Esteves

 

Libertadas as primeiras emoções de uma gala, que muito enobreceu a arbitragem da região, o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal (CA), envolto na sua reconhecida objetividade, assumiu a primeira intervenção institucional.  

 

Ao agradecer a presença de todos, José Manuel Esteves não hesitou em começar por enaltecer “o empenho total dos núcleos” na adesão e concretização de uma Gala de Encerramento das Atividades traduzida num inédito envolvimento generalizado, e que acabou por refletir “o pressentimento que seria um sucesso”.

 

No desfiar de agradecimentos, o presidente do CA dirigiu-se a todas as instituições autárquicas da região, “pois é com o apoio de todas elas que os nossos árbitros se vão aperfeiçoando técnica e fisicamente ao longo das épocas”, não esqueceu todos os elementos dos CTR’s, das CAT’s  e das CAV´s, assim como aos formadores e tutores de árbitros e observadores “porque sem eles não seria possível uma época tão produtiva e tão realizada”.



 

Quase 7000 jogos arbitrados

 

José Manuel Esteves seguiu a realçar “o esforço despendido por todos os árbitros e observadores ao longo da época, tanto físico como mental, pois não nos podemos esquecer que foram realizados até finais de Maio, 6616 jogos de futebol e de futsal a que se juntaram 86 de futebol de praia”.

 

O presidente do CA aproveitou a ocasião para sugerir aos árbitros um período de reflexão, durante as férias, e lembrou que “existem telemóveis e que existe muita gente contactável com conhecimentos para resolver algumas situações mais embaraçosas que surgem”.

 

À Direção da AF Setúbal, o líder do órgão associativa que tutela a arbitragem distrital agradeceu “toda a disponibilidade para este evento, assim como, para outros que fomos solicitando e fomos atendidos. Um bem-haja a todos eles na pessoa do seu presidente Francisco Cardoso”.

 

José Manuel Esteves, antes de concluir o discurso, reconheceu “todos os meus colegas do CA e a nossa funcionária Madalena Resgate”. Elementos que, com honestidade e respeito por quem trabalha, estão sempre em defesa do bom nome da AF Setúbal e de todos os agentes da arbitragem.

 

O presidente do CA revelou ainda que a 1.ª Gala de Encerramento das Atividades assumiu-se como o momento adequado para homenagear o ex-funcionário da AF Setúbal, Francisco Mirote, pelos 40 anos de trabalho no âmbito da secção da arbitragem.



 

Foi o apito inicial de uma cerimónia festiva que foi sendo pontuada, ao longo do almoço festivo, pela atribuição dos diplomas aos árbitros e observadores presentes que obtiveram aproveitamento nas áreas do futebol e do futsal, entre outras distinções e declarações institucionais.