A época 2017/18 fica na História da AF Setúbal como a mais marcante para o futebol feminino da nossa região. Facto que não foi esquecido esta quinta-feira, no relvado do Campo Cornélio Palma, recinto do Palmelense FC, no qual foi realizada a derradeira unidade de treino promovido pela equipa técnica associativa, liderada pelo selecionador Rúben Conceição, onde se incluem os treinadores distritais João Tomás e João Louro.

 

Para trás fica uma longa jornada de ensinamento, evolução e competição em nome do futebol feminino com marca Universo AF Setúbal.

 

Uma bonita e proveitosa caminhada que, concluída a 29.ª unidade de treino da presente época, envolveu a participação de mais de meia centena de jovens atletas, oriundas de mais de duas dezenas de clubes filiados e estabelecimentos de ensino do nosso distrito.

 

A todas as atletas envolvidas neste processo e ao trabalho dinamizado no seio dos clubes se deveu a vitória da nossa seleção distrital de sub-16, sob as congéneres de Santarém e Aveiro, no Grupo 4 da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações, disputado em janeiro, em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, sob a organização da AF Setúbal.

 

Um triunfo imaculado que abriu as portas à discussão pelo título nacional interassociativo, disputado em Castelo Branco, onde o futebol feminino do Universo AF Setúbal voltou a brilhar, muito, alto.

 

Na qualidade de oponentes, Braga e Viseu ficaram pelo caminho depois de sentirem a força, a união e a qualidade competitiva das nossas jovens guerreiras, que alcançaram, com reconhecido mérito, a presença na prestigiada final da prova, onde acabaram por assumir o inédito e muito honroso estatuto de vice-campeãs nacionais, porque a sorte do jogo pendeu para a congénere de Lisboa.

 

Foi desta capacidade coletiva que veio a despontar a qualidade individual. A AF Setúbal e o futebol feminino da nossa região viram avançar para a estreia oficial no plano internacional, ao serviço da Equipa das Quinas, duas atletas – Ana Assucena e Marina Alberto. Carolina Santana e Mafalda Barboz estão na calha para atingir semelhante estatuto depois de eleitas para estágios na Cidade do Futebol.

 

Esta quinta-feira, em Palmela, todo este percurso de enorme contributo foi recordado, a cada segundo, com muita alegria e emoção.

 

Para fechar, o responsável técnico distrital promoveu um minitorneio onde reinou a boa-disposição, o reforço da união e do espírito de grupo entre as futebolistas mais ou menos experientes.

 

Nota de particular destaque para o jogo da final do minitorneio, onde as equipas técnicas dos conjuntos finalistas foram lideradas pelas improváveis, mas à altura do exigido, treinadoras: Ana ‘Oh, mister… oh, mister’ Assucena e Carlota ‘Calma, calma’ Almeida (na equipa derrotada) e por Mafalda ‘Mestre da tática’ Barboz, coadjuvada por Íris ‘Postes’ Folques, que levaram a sua equipa à grande, e muito festejada, vitória final.  


Veja ou reveja, abaixo, com imagens da AF Setúbal TV alguns dos momentos vividos no último, e muito animado, treino da época



E, porque não é o fim, assim vai, confiante, o trabalho de todos em nome da evolução do futebol feminino no Universo AF Setúbal…