A AF Setúbal promoveu, este domingo, na Costa da Caparica, mais uma página relevante na promoção do futebol feminino, com a realização do segundo e decisivo jogo referente à inédita Taça Distrital de Futebol Feminino Sub-15, disputada entre as jovens formações do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica e da Escola de Futebol Feminino de Setúbal.

 

A mais recente prova associativa, disputada em dois jogos para a atribuição do troféu, conheceu o primeiro resultado no passado dia 15, altura em que a equipa sadina, a atuar na condição de visitada, no Municipal da Várzea, registou um 13-0 a seu favor.

 

Este domingo, no relvado do Campo dos Pescadores, as futebolistas setubalenses voltaram a vencer as jovens caparicanas (10-0) e celebraram a conquista da Taça Distrital.



 

Realidades diferentes e o mesmo entusiasmo

 

Na verdade, a realização da Taça Distrital de futebol feminino sub-15 espelha um desfecho competitivo demasiado alargado, mas que decorre de uma realidade completamente diferente entre os dois clubes.

 

A Escola FF Setúbal é um emblema que conta com mais de uma década de reconhecido trabalho regular em nome da dinamização do futebol feminino na cidade e na região, do qual tem resultado a participação do clube em provas regionais e nacionais, através de equipas de diversos escalões etários.

 

Ao invés, o futebol feminino do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica nasceu há dias.

 

A entrada em cena da equipa sub-15 dos Pescadores, em claro processo de aprendizagem inicial, é o resultado de uma ambição do clube e o reflexo da motivação de um grupo de jovens caparicanas pela prática do futebol.



 

Portanto, na Costa da Caparica o futebol feminino está a dar, literalmente, os primeiros passos, ou sejam os primeiros pontapés na bola. E, a Taça Distrital assumiu-se como a primeira prova oficial disputada na história da jovem equipa e do clube caparicano.

 

Duas realidades distintas, mas que visam, com o entusiasmo de dirigentes, técnicos e atletas, por um objetivo comum: a certeza de ver evoluir em nome do futebol feminino da nossa região.

 

Por mais adesão

 

Aos elogios generalizados pela implementação do troféu associativo, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, respondeu com a convicção de que “esta iniciativa será para manter e, se possível, com a envolvência de mais equipas”.

 

“Os dois clubes e as respetivas equipas estão de parabéns. Este foi mais um contributo fundamental para reforçarmos o desenvolvimento do futebol feminino no Universo AF Setúbal”, assinalou.

 

Refira-se que, na cerimónia de entrega do troféu e das medalhas, além do dirigente associativo, os dois clubes estiveram representados pelos respetivos presidentes de Direção, Sandra Luzia (Escola FF Setúbal) e António Martins (GD Pescadores da Costa da Caparica).