Estamos a falar de videojogos… de futebol. Uma prática que, de comandos na mão e de olhos colados ao monitor com a ambição de celebrar os golos, arrasta milhões de adeptos pelos quatro cantos do mundo. Desde junho de 2017 ganhou uma componente competitiva oficial organizada no seio da estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, através da FPF eSports.

 

Por esta altura, o jogo de consola que concentra todas as atenções é o FIFA 18. É o elo de ligação competitiva, online, entre a centena de clubes lusos já envolvidos, que na nossa região conta, para já, com a representatividade de dois emblemas filiados na AF Setúbal: Vitória Futebol Clube e Botafogo Futebol Clube.

 

Mas, para uma identificação mais precisa, fixe-se os nomes Vitória FC eSports e o Botafogo FC eSports. São estas as denominações das mais recentes equipas dos nossos clubes, legitimadas pelos respetivos dirigentes, que assim viram reforçado o seu ecletismo, porque, na verdade, é do aumento do leque da prática competitiva que se trata.

 

Vitória atua com dois plantéis

 

O Vitória eSports, que ganhou estatuto oficial em meados de dezembro do ano passado, apresenta-se na competição federativa com duas equipas. Uma, cujo plantel é constituído por 21 jogadores, a atuar na plataforma Playstation 4 (PS4), a que reúne a esmagadora maioria dos competidores e envolve mais provas, e um segundo conjunto de 17 jogadores, mais vocacionados para marcar golos através do PC.



 

Filipe Manteigas, 30 anos, manager da equipa vitoriana de PS4, não hesita em começar por afirmar que “é um orgulho poder representar oficialmente o Vitória FC”.

 

“Os dirigentes do clube assumiram com entusiasmo esta novidade, têm garantido o apoio possível e é com enorme satisfação que vestimos a camisola de um emblema de renome como é o Vitória FC”, vincou Filipe Manteigas, a residir em Lisboa.



 

À excepção da variante 1vs1, cada jogo envolve diretamente a participação de 11 ‘e-jogadores’, cada um com a sua posição tática definida. Pois, tudo semelhante ao futebol, afinal!

 

No ‘terreno’ de jogo, Filipe Manteigas assume a tarefa de exibir-se na qualidade de médio-defensivo centro, numa equipa 100 por cento lusa. “As nossas duas equipas são totalmente preenchidas com jogadores portugueses, a maioria a residir por cá, mas temos elementos a viver na Suíça e em Inglaterra”, revela, sobre um plantel que tem jogadores dos 16 aos 36 anos.




 

No fundo, o importante é que 11 estejam de comando de mão, ou seja em campo, à hora do jogo.

 

Refira-se que, um dos nomes do plantel virtual vitoriano dá cartas nos relvados. É o caso de João Amaral, extremo da equipa profissional do Bonfim, que esteve na origem da envolvência do Vitória no eSports. Diz quem o vê atuar nos dois cenários, que é craque em ambos.

 

Botafogo integra reforço internacional

 

Em Cabanas, Palmela, as emoções do eSports assumiram ainda mais eco desde que o Botafogo Futebol Clube começou a ver o seu nome oficialmente associado aos resultados conseguido pela estreante equipa de futebol virtual.

 

Tal como os vitorianos, dezembro de 2017 é mês assinalável na história do emblema cabanense. “Apresentei a ideia aos dirigentes, gostaram da iniciativa, oficializamos a inscrição em nome do clube e cá estamos a representar o Botafogo da melhor forma que conseguimos e com ambição de registar os melhores resultados”, começou por contar Michael Coimbra, 35 anos, manager da equipa Botafogo FC eSports, na plataforma PS4.



 

O plantel do Botafogo vai aproveitar o período de abertura do mercado, esta semana, para aumentar de 17 para 22 ‘futebolistas’. “Começamos com um grupo pequeno, mas estamos a crescer e a renovar a nossa ambição competitiva”, descreve o responsável técnico do Botafogo FC eSports, que no monitor pode ser visto a circular a bola mais na zona intermédia do pixelizado relvado, atuando como médio-defensivo.

 

Na constituição do plantel do emblema de Cabanas, há jogadores a residir em França, Suíça, Inglaterra e no Canadá. Todos de nacionalidade portuguesa, na condição de emigrantes, à excepção de um reforço com sotaque britânico.   



 

Um grupo, cujas idades estão compreendidas entre os 17 e os 40 anos, que se entende, pois claro, pela linguagem universal do futebol… virtual e que segue à conquista de vitórias. “Todos gostamos de futebol e este é um desafio que nos permite fazer parte do espetáculo, numa aproximação à realidade”, observa o manager do team do Botafogo.

 

Michael Coimbra, reside precisamente em Cabanas, e foi o fato dessa proximidade com o clube local que o motivou a sugerir a implementação da nova modalidade. “Este é um desporto que todos os dias ganha praticantes e visibilidade em resultado do mediatismo que acompanha esta evolução. O surgimento da equipa com o nome do Botafogo é, por isso, mais um meio de promoção e divulgação do clube. Desejamos, que esse seja, também, o nosso contributo”.





Vitória visa a Liga maior

e Botafogo no terceiro escalão

 

Todo este envolvimento está numa fase de arranque. Por isso, atendendo à necessidade de hierarquizar as equipas oficializadas por patamares competitivos, a FPF eSports promoveu uma prova, o Qualificador, na qual as equipas mediram forças por uma vaga entre aquelas que figurarão na Liga Portuguesa, a divisão maior.

 

O Vitória FC eSports foi quem esteve mais perto de garantir esse lugar. Todavia, a equipa depois de ultrapassar uma primeira fase, falhou esse objetivo. Assim, os vitorianos vão alinhar no campeonato da Liga 2.

 

Por sua vez, o Botafogo eSports, apesar da qualidade evidenciada, não teve os resultados desejados na etapa inicial e vai inscrever o nome o clube na Liga 3.

 

Ambos os managers não escondem a ambição de assegurar a promoção nas respetivas provas, que arrancam no dia 25.

 

As duas equipas, cujos jogadores já despenderam cerca de 500 euros (consola PS4 + jogo FIFA 18 + assinatura anual PlayStation), o equipamento indispensável, treinam cerca de duas horas por dia.

 

Refira-se que a FPF eSports tem nas provas mais importantes reservadas a clubes, a Liga Portuguesa, Liga 2, Liga 3, Taça de Portugal e Taça da Liga.

 

Presidente da AF Setúbal elogia iniciativa

 

“Este é mais um desafio gerado da paixão universal pelo futebol. A realidade do número de seguidores e a motivação com que os praticantes estão envolvidos nesta modalidade deve ser entendida como fator de promoção do futebol e de tudo o que de positivo encerra”, registou Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal.

 

Sobre a nova dinâmica competitiva assumida pelos dois emblemas filiados na AF Setúbal, através da aposta no eSports, Francisco Cardoso saúda o envolvimento de Vitória FC e Botafogo FC e deseja que "a representatividade venha a ser reforçada por mais clubes filiados no universo do futebol regional".