A equipa de benjamins do Vitória FC foi homenageada este sábado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), na sequência da atitude de fair play que protagonizou no jogo com o UF Comércio e Indústria, a contar para a 5ª jornada do Campeonato Distrital da AF Setúbal, realizado em 11 de novembro último.

 

“Um jogador da nossa equipa chutou a bola contra a cara do guarda-redes do adversário, que ficou no solo magoado, mas acabou por ser golo a nosso favor. O nosso mister incentivou-nos marcar um auto-golo e foi isso que fizemos. Achei bem a decisão do mister”, recordou o Rodrigo, guarda-redes vitoriano, perante a bancada preenchida de pais e adeptos, no Campo N.º 2 do Estádio do Bonfim, que não hesitaram em aplaudir vivamente a declaração do benjamim sadino e a iniciativa do PNED.



 

“Nós queremos que estes gestos se tornem normais. De vez em quando há estes gestos e a nossa presença aqui significa isso mesmo: valorizar estes gestos para que eles se tornem mais comuns”, disse o coordenador do PNED, José Lima, antes de entregar uma placa alusiva ao treinador André Vilanova e à equipa vitoriana de benjamins, escalão de jogadores sub-10.

 

“Esta homenagem tem um simples objetivo: passar a mensagem aos pais e aos miúdos de que o futebol – e nestas idades – é também uma grande ferramenta de educação. Devemos passar valores positivos para os miúdos e estes gestos devem ser reconhecidos. Devemos reconhecer que os gestos positivos devem ser valorizados. Esta homenagem significa que este gesto do treinador André é um gesto que deve merecer reconhecimento”, sublinhou José Lima.



 

O presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, que marcou presença no evento, não deixou de realçar a “importância da atitude do responsável técnico e o ensinamento exemplar transmitido ao grupo de crianças que lidera, que com certeza, jamais esquecerão”.

 

“A AF Setúbal tem assumido desde há muito o fomento dos valores éticos no futebol e prova disso é o reconhecimento que o PNED tem demonstrado através da nossa parceria institucional no âmbito do incremento do Cartão Fair Play, projeto em que somos pioneiros”, lembrou o dirigente associativo.  


 

A homenagem, na qual esteve igualmente representada a Associação Nacional de Treinadores – Núcleo de Setúbal, através do vice-presidente da Direção, Cláudio Saúde, decorreu nos instantes que precederam o jogo Vitória FC - Estrela de Santo André - ACRD, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato Distrital de Benjamins – Série ‘D’ da AF Setúbal.