Vítor Baía (coordenador), Pedro Espinha e Fernando Brassard (treinadores nacionais de guarda-redes da FPF), acompanhados por Hélio Sousa e José Guilherme (treinadores nacionais principais da FPF) formaram o ilustre quinteto que esteve em Setúbal esta sexta-feira e sábado, no âmbito da apresentação e promoção do “Projeto 1”. Uma ação dinamizada pela instituição federativa, que privilegia a formação de guarda-redes, e que se deu a conhecer ao universo AF Setúbal.



 

O arranque da estada acolhida pela AF Setúbal decorreu esta sexta-feira, à noite, no auditório da associação, com a sessão teórica.

 

“É um privilégio para a AF Setúbal poder contar com a presença de personalidades marcantes do nosso futebol e com os treinadores dos clubes nossos filiados, que não hesitaram em reconhecer a grande importância deste evento e a quem desejo que tirem os melhores proveitos desta ação e que saiam mais fortes no seu conhecimento, o mesmo significará o fortalecimento da AF Setúbal”, registou João Aires, vice-presidente Desportivo da instituição, numa declaração de boas-vindas a todos os presentes.


Feitas as honras da casa, coube a Fernando Brassard e a Pedro Espinha repartirem a explanação teórica do “Projeto 1”, uma visão dinamizada no seio da FPF, que visa, no seu objetivo último, garantir atletas de topo que reflitam a imagem ideal do guarda-redes português.

 

A metodologia, os comportamentos e especificidades técnicas que estão na base desta visão nacional foram detalhados pelos dois treinadores nacionais de guarda-redes e a importância do projeto reforçada pelos técnicos nacionais, Hélio Sousa e Joseé Guilherme, para quem a função do treinador de guarda-redes é fundamental numa equipa técnica e que deve ser valorizada cada vez mais.

 

Concluída a apresentação teórica, alguns dos cerca de 20 treinadores de guarda-redes presentes na plateia, aceiram o desafio lançado pelos preletores e libertaram questões que mereceram a devida resposta, num ambiente de interação muito elogiado.

 

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, encerrou a sessão com um “agradecimento generalizado a todos os que estiveram presentes no evento”.

 

“A AF Setúbal, mais uma vez, abriu as portas a uma iniciativa de reconhecida relevância para a evolução do futebol, o que nos deixa orgulhosos. Neste caso, a especificidade dos guarda-redes assumiu particular destaque, mas com certeza que a breve prazo voltaremos a contar com mais ações deste género, para outras posições especificas”.

 

“São, também, momentos destes que contribuem decisivamente para engrandecer a qualidade do nossos atletas e do nosso futebol”, vincou o presidente associativo, que, no dia em que assumiu o estatuto de confrade da Confraria do Moscatel de Setúbal, não deixou de presentear os responsáveis federativos com o néctar de excelência da nossa região, para mais tarde saborearem e promoverem. 


 

 

A bola rolou no Vale da Rosa

 

Com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o dia reservado à sessão prática do evento realizou-se no relvado da Pista Municipal de Atletismo, em Vale da Rosa.

 

Desta vez com a ‘farda’ de trabalho, Fernando Brassard e Pedro Espinha, voltaram a reunir-se na presença dos treinadores da nossa região, e com o reforço de jovens guarda-redes de clubes do universo AF Setúbal, dinamizaram uma aula prática, que gerou grande motivação por parte de todos os intervenientes.


Treinadores mostraram empenho

 

Na hora de fazer o balanço, Vítor Baía não hesitou em avaliar como “muito positiva” a visita de trabalho.



 

“Registamos uma boa recetividade e muita motivação e empenho por parte dos treinadores de guarda-redes e também dos próprios jovens, que treinaram e partilharam connosco esta ação”.

 

“A experiência que viveram esta manhã, num ambiente semelhante a um treino de seleção nacional, creio que é algo que nunca mais vão esquecer, mas sobretudo permitiu-lhes evoluir tecnicamente e crescer como jogadores”, admitiu o antigo guardião internacional luso.

 

Vítor Baía lembrou que o “Projeto 1” pretende “dar ferramentas aos treinadores para que possam fazer um bom trabalho para a evolução dos jovens guarda-redes com quem trabalham”.

 

“Transforma-los em guarda-redes cada vez mais equilibrados, a dominar todos os momentos do jogo, a serem miúdos, evoluídos tecnicamente”, reforçou o coordenador do projeto da FPF, que agradeceu em nome da FPF, “à AF Setúbal e ao seu presidente da Direção, Francisco Cardoso, pela forma exemplar como nos acolheu nestes dois dias”.

 

Refira-se que a AF Setúbal, que garantiu o apoio logístico essencial à realização das sessões teórica e prática, fez-se representar ao longo da jornada pelo coodenador técnico distrital, Alexandre Santana.