As duas equipas que, à IV Eliminatória, representam o futebol da AF Setúbal conheceram esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, os adversários que vão defrontar nos 16-avos-de-final na edição 2017/18 da Taça de Portugal Placard.

 

Em jogo de primodivisionários, com marca Histórica na competição, o Vitória Futebol Clube terá pela frente o Benfica, numa partida agendada para o Estádio da Luz.

 

Os vitorianos, que sentem a Taça de Portugal com um carinho muito particular, terão de ultrapassar um velho conhecido, o qual já enfrentaram em 20 jogos nesta competição.

 

Esta será, portanto, a 21.ª partida a contar para uma prova que o Vitória FC já venceu por três vezes, a que soma a presença em sete finais.

 

Refira-se que neste cenário glorioso dos vitorianos contam-se dois troféus conquistados precisamente diante do Benfica, em 1965 e 2005.

 

O Vitória FC na ronda anterior eliminou o CD Pinhalnovense (1-2, após prolongamento).

 

O Benfica, atual campeão nacional, foi ao Algarve eliminar (0-1) o Olhanense.

 

A primeira vez dos piedenses

 

Será nos Açores que a equipa do Clube Desportivo Cova da Piedade vai tentar carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Prova Rainha.


No Estádio Municipal da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, o Sporting Clube Ideal é o adversário que os piedenses terão de ultrapassar, num jogo que não tem registos anteriores no confronto entre os dois emblemas.

 

O conjunto açoriano milita no Campeonato de Portugal, chega a esta ronda da Taça, depois de ter eliminado o Rabo de Peixe (0-3), Almodovar (1-0) e Amarante (1-1, no final do prolongamento e com 4-5, nos pontapés de penálti).

 

Os piedenses, que em 1972 chegaram aos quartos-de-final da Taça (derrota, por 3-6, frente ao Benfica) chegam aos Açores com o estatuto de concorrentes na Ledman LigaPro.

 

Na III Eliminatória da Prova Rainha, o Cova da Piedade afastou o Anadia, (1-1, no final do prolongamento e com 4-5, nos pontapés de penálti), semelhante desfecho do opositor que vai ter pela frente.

 

 

Eis o resultado do sorteio referente à IV Eliminatória:

 

União de Leiria (CP) - CD Aves (LN)

Académica (LLP) - CD Nacional (LLP)

Santa Clara (LLP) - GD Chaves (LN)

SC Ideal (CP) - CD Cova da Piedade (LLP)

FC Porto (LN) - Portimonense SC (LN)

SL Benfica (LN) - Vitória FC (LN)

Rio Ave FC (LN) - SC Braga (LN)

CF União (LLP) - SC Freamunde (CP)

FC Vizela (CP) - Prozis/Vilaverdense FC (CP)

Vitória SC (LN) - CD Feirense (LN)

Caldas SC (CP) - FC Arouca (LLP)

Sporting CP (LN) - FC Famalicão (LLP)

SC Praiense (CP) - UD Vilafranquense (CP)

SC Farense (CP) - Leixões SC (LLP)

Moreirense FC (LN) - FC Felgueiras 1932 (CP)

AD Oliveirense (CP) - Marítimo da Madeira (LN)

 

Legenda:

LN – Liga NOS

LLP – Ledman Liga Pro

CP – Campeonato de Portugal

 

Os jogos, que podem vir a sofrer alteração de data, estão agendados para dia 19 de novembro.