O presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, e o homólogo da Associação Regional de Futebol do Maio, Odílio Neves, reuniram-se esta quarta-feira, nas instalações da AFS.

 

Um encontro rotulado de “muito importante” por ambos os dirigentes associativos, que representam duas entidades, que em 2013 celebraram um protocolo de cooperação institucional.



Francisco Cardoso inteirou-se da realidade da associação de futebol do Maio


“Foi um encontro muito agradável e que serviu para cimentar a parceria institucional, encetada há quatro anos, na qual a troca de experiências assume particular destaque”, começou por explicar o líder diretivo da AF Setúbal.

 

Francisco Cardoso inteirou-se da realidade atual da congénere cabo-verdiana e não hesitou em assumir que “a cooperação vai ser alargada e reforçada, sobretudo ao nível das ações de formação”.

 

“Desejamos levar à prática uma série de iniciativas, que constam do protocolo, mas que por diferentes motivos, não foram concretizadas. A dinamização de ações formativas estão no leque de prioridades, mas há mais atividades que tendem a ser promovidas, quer em Setúbal, quer em Cabo Verde”, esclareceu.

 

Dirigente cabo-verdiano elogiou encontro produtivo


Odílio Neves, que se fez acompanhar pelo seu vice-presidente, Manuel Oliveira, e pela secretária da Direção, Margarida Agues, teceu rasgados elogios à forma como foram recebidos em Setúbal e vincou a discussão de temas que podem vir a ser levados à prática a curto prazo.



 Odílio Neves, presidente da ARF do Maio



“Devemos, desde já, reconhecer a forma como fomos recebidos pelo presidente Francisco Cardoso, que não hesitou em evidenciar a amizade e a união institucional entre as duas entidades”, começou por sublinhar o líder da ARF do Maio, nesta que foi a sua segunda visita à sede da nossa instituição.

 

De acordo com o dirigente cabo-verdiano “o balanço da reunião, muito produtiva, é, claramente, positivo”. “Reforçamos a essência do protocolo de parceria existente e traçamos novas ideias que vão permitir aprofundar a nossa cooperação institucional”.

 

“Estabelecemos renovados compromissos, sendo que a troca de informação sobre o modo de procedimento administrativo e a promoção de um intercâmbio ao nível da formação de treinadores”, assumiram particular destaque.

 

Desafios que Odílio Neves, há quatro anos à frente dos destinos da associação cabo-verdiana, deseja começar a ver concretizados nos próximos três a quatro meses.

 

Associação a crescer

 

A ARF do Maio, com 34 anos de historial, conta atualmente com 12 clube filiados, representados por cerca de 1200 atletas. Ou seja, em quatro anos, duplicou o número de praticantes.

 

Na Ilha do Maio, o futebol assume-se como a modalidade maior, mas o futebol de praia e, desde março, o futsal, espelham o leque competitivo da associação cabo-verdiana, que tem na AF Setúbal uma parceira de eleição.