A Federação Portuguesa de Futebol lançou esta terça-feira a campanha “Responde em Campo” que visa aumentar o número de praticantes para o futebol no feminino.

 

Num vídeo promocional, onde o contexto provocativo assume particular destaque ao comparar a capacidade e motivação da prática nos dois géneros, a FPF pretende cativar cada vez mais futebolistas para uma variante que evolui a olhos vistos.




Aliás, recorde-se que é já esta quarta-feira, a partir das 17 horas, que a Seleção Nacional A faz a estreia absoluta num Campeonato da Europa.

 

Recorde nacional de federadas

 

A modalidade dado um salto qualitativo em Portugal, onde a FPF tem criado novas competições nacionais e apostado na melhoria das condições de trabalho para praticantes e demais agentes desportivos ligados ao futebol feminino.

 

As presenças inéditas das seleções femininas em fases finais de Campeonatos da Europa são reflexo desse investimento. O mesmo acontece com o crescimento do número de praticantes femininas.

 

Em fevereiro de 2017, o organismo bateu o seu recorde absoluto de praticantes de futebol feminino federadas, com 4.062 jogadoras inscritas. Esse número representa um crescimento na ordem de quase 34 por cento em relação a período homólogo na época anterior.

 

Os dados recolhidos poda FPF mostram, também, que o crescimento se fez sentir de forma mais expressiva nas camadas mais jovens. De facto, no universo das praticantes inscritas, 3010 jogadoras estão em idade júnior [mais mil jogadoras que na época passada].

 

AF Setúbal a subir degraus

 

No que respeita ao nosso distrito, a evolução do futebol no feminino é igualmente cada vez mais uma realidade.

 

A AF Setúbal, com a inédita presença do Quintajense FC, vai estar na época que se avizinha representada na Liga Allianz, a divisão maior do campeonato nacional sénior.

 

“Responde em Campo” é, portanto, um desafio que, com certeza, vai ter muitas respostas afirmativas nos relvados do nosso país, sendo que a FPF identifica desde já, no âmbito da campanha federativa, três clubes da nossa região (Escola de Futebol Feminino de Setúbal, Quintajense Futebol Clube e Paio Pires Futebol Clube) onde as atletas podem ser recrutadas.

 

Contudo, é público e notório que Palmelense Futebol Clube, Futebol Clube Barreirense e Amora Futebol Clube estão igualmente a abrir as suas portas à dinamização da prática futebolística no feminino.