A tarefa de adjetivar aquilo que foi a prestação competitiva e social da seleção sub-14 da Associação de Futebol de Setúbal é um trabalho hercúleo comparado com a forma exemplar evidenciada, ao longo de oito dias, por todos quantos vestiram e representaram as cores da nossa instituição no Torneio Nacional Interassociações “Lopes da Silva” 2017, que terminou hoje, em Elvas.

 

Eles comportaram-se ao nível da exigência de quem representa uma instituição com 90 anos de historial; eles foram humildes e cumpriram dentro e fora da competição as indicações; eles divertiram-se numa festa única e marcante; eles cresceram e reforçaram a valorização do universo do futebol da AF Setúbal; eles uniram-se e formaram uma família; eles são 18 meninos apaixonados por jogar futebol e que mostraram num palco privilegiado o seu talento e saíram felizes.

 

Por tudo isso, eles, a Seleção Distrital de Futebol de Sub-14 da Associação de Futebol de Setúbal, a quem apelidamos de Bravos, merecem um aplauso generalizado.

 

Esta é a altura de olhar para a prestação. Uma análise que, por estar envolvida numa competição, tem de ser feita com base em resultados, mas à qual impera, paralelamente, uma observação comportamental.

 

Uma prova de excelência

 

O Torneio “Lopes da Silva” é a maior e mais prestigiada competição reservada aos escalões de futebol formação, no caso sub-14, promovida pela FPF e que arrasta um significado de especial relevância.

 

É uma verdadeira montra de prospeção para os técnicos federativos que visam alimentar a Seleção Sub-15 e que reflete, ao longo de uma semana, a qualidade de jogadores, que se exibem em representação de 22 seleções distritais e regionais, numa envolvência competitiva.

 

E dentro dos relvados, a nossa seleção assumiu grande destaque.



 

Ao cabo de cinco jogos, o selecionado liderado pelo treinador distrital, Rúben Conceição, averbou quatro triunfos (1-0, com Viana do Castelo; 1-0, frente a Aveiro; 2-0, contra Bragança, e 2-0, perante Beja) e um empate (0-0), precisamente a meio da prova (3.º jogo), diante Lisboa.

 

Cinco partidas, disputadas com adversários de grande valia, mas nas quais o nosso conjunto foi, reconhecidamente, mais forte competitivamente.

 

Olhando para os registos, note-se o fato de a AF Setúbal não ter sofrido qualquer golo (o mesmo só aconteceu com o Porto).

 

No setor ofensivo, a eficácia não andou a par com as muitas oportunidades criadas, mas foram seis os tentos assinados pelos nossos atletas, onde Henrique Abrantes, com três golos, foi o marcador-mor, numa lista na qual Rui Barroso (2) e Tiago Fanda Silva, por uma vez, também entraram.

 

Contas feitas, a classificação mostrou um total de 13 pontos, marca ímpar no “Lopes da Silva”, mas que, apesar de tudo, acabou por ser insuficiente para a concretização de um sonho acalentado desde o primeiro minuto da prova: a presença no jogo da final.

 

Na corrida ao sprint pela chegada ao derradeiro jogo, a diferença de um golo marcado deu vantagem à congénere de Lisboa (9-2, contra 6-0), que ganhou o estatuto de finalista, acabando, contudo, por sair derrotada (1-0, frente ao Porto) no desafio de atribuição do título.

 

O 3.º lugar conseguido pela AF Setúbal premeia a grande jornada competitiva realizada, um registo que é obtido pela segunda vez no historial do “Lopes da Silva”, no escalão sub-14.

 

Campeões da disciplina

   

 A conduta exemplar da nossa seleção foi um dos pontos mais importantes exibidos na prova federativa.

 

Em cinco jogos, não houve momento algum em que os árbitros tivessem de aplicar qualquer sanção disciplinar aos nossos atletas. Um motivo de grande relevância para quem representa a AF Setúbal, associação que faz bandeira das boas práticas, pioneira da implementação do cartão branco.

 

Foi, portanto, com grande entusiasmo que a poucos minutos da cerimónia de entrega dos troféus, no final de festa do “Lopes da Silva”, que chegou a confirmação: A AF Setúbal era a vencedora do Troféu “Equipa Mais Disciplinada”.



 

Um prémio recebido pelo capitão Rui Barroso, fortemente aplaudido por todos os presentes no estádio da final, e festejado com grande alegria por toda a nossa comitiva.  

   

Comportamento exemplar

 

Fora da competição no relvado, os nossos jovens jogadores foram igualmente verdadeiros campeões no plano do comportamento social.

 

Uma semana em que nada houve a apontar à forma como interagiram socialmente dentro e fora da unidade hoteleira em que foram acolhidos e que deve ser elogiado.

 

Presidente da AFS enaltece prestação

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, assumiu que este “é um momento que muito honra o nome da instituição e que deve ser partilhado, com grande alegria, por todos os clubes, dirigentes, técnicos, atletas e associados dos clubes filiados na nossa associação”.



 

“O exemplo que deram dentro e fora do campo, numa competição tão prestigiante como é o Torneio “Lopes da Silva” deve ser aplaudido. Foi um orgulho para a nossa instituição ver os nossos jovens comportarem-se da forma como o fizeram”, elogiou Francisco Cardoso, antes de fazer um agradecimento ao trabalho formativo dos clubes, neste caso em especial, os de origem dos atletas que integraram a convocatória final e a todos os demais que viram os seus jogadores serem observados.

 

Ao nosso site, o presidente, além de felicitar o “fantástico 3.º lugar obtido numa classificação geral com 22 seleções” vincou, com particular orgulho a conquista do troféu “Equipa Mais Disciplinada”.

 

“O desporto e a competição não ganham qualquer relevância se não forem sustentados pelas boas práticas. Não deixamos de sublinhar que o fairplay deve imperar em toda a linha e este conjunto de jovens, além do talento competitivo que demonstraram, foram verdadeiros campeões da competição positiva”, destacou Francisco Cardoso.

 

O líder associativo não esqueceu os demais elementos da comitiva, que representaram com elevada distinção o nome da AF Setúbal, deixando uma palavra particular à equipa técnica liderada por Rúben Conceição.

 

“Foram profissionais de eleição no campo e uns autênticos pais dos atletas em todos os momentos fora da competição”, reconheceu, sem esquecer o apoio dos familiares dos jogadores, que foram uma presença assídua e fundamental no apoio a todo o grupo que formou a seleção.   

 

À Associação de Futebol de Portalegre, a quem coube organizar o evento por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, saudou a “grande e bem-sucedida organização do torneio, que certamente foi do agrado de todos os que nele participaram”.

 

Os nomes dos Bravos da seleção sub-14 da AF Setúbal



 

Para sempre recordar esta história, com tantos finais felizes, contou com 26 protagonistas, que elencaram e acompanharam a comitiva da AF Setúbal e representaram, com a dignidade e responsabilidade exigidas, as cores da nossa associação e isso, significa todo o universo da AF Setúbal.

 

Eis os nomes:

Jogadores:

 

N.º 1 – Tiago Neto

N.º 2 – Vasco Figueira

N.º 3 – Rui Barroso

N.º 4 – Marco Lopes

N.º 5 – Vicente Durand

N.º 6 – Armando Barreiros

N.º 7 – Gonçalo Pinto

N.º 8 – Tomás Mira

N.º 9 – Tiago Fanda Silva

N.º 10 – Henrique Abrantes

N.º 11 – Flávio Nazinho

N.º 12 – Rodrigo Miguel

N.º 13 – Daniel Carvalho

N.º 14 – Pedro Gomes

N.º 15 – Tomás Fernandes

N.º 16 – Francisco Ferreira

N.º 17 – Luan Fernandes

N.º 18 – Tomás Correia

 

Equipa técnica:

 

Coordenador Técnico distrital – Alexandre Santana

Treinador distrital – Rúben Conceição

Treinador distrital-adjunto – João Conceição

Treinador distrital de guarda-redes – João Louro

Fisioterapeuta – Velussa Melo

 

Dirigentes:

 

Chefe da comitiva - Amadeu Mota

Presidente do Conselho Técnico – Armando Paixão

 

Staff:

 

Gabinete Técnico – Fábio Silva

Departamento de Informação e Comunicação – Joaquim Guerra

 

 Parabéns Bravos! Parabéns Seleção! Parabéns AF Setúbal!