Foram quase duas centenas, entre árbitros, dirigentes associativos e de todos os núcleos de árbitros da região e demais convidados, que marcaram presença na cerimónia de encerramento do curso de candidatos e entrega de prémios a árbitros e observadores, referente à época de 2016/17, realizada no auditório da Adega Cooperativa de Palmela, gentilmente cedido para o efeito.



 

O evento promovido pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal renovou dinâmicas e evidenciou um forte compromisso dos dirigentes em prosseguir um caminho, cada vez mais, dedicado à evolução da arbitragem, onde a retenção de juízes assume-se como um desafio.

 

Um momento solene dedicado à nossa arbitragem que teve na mesa de honra, a presença de três presidentes de órgãos Sociais da AF Setúbal, Octávio Machado (Assembleia-Geral), Francisco Cardoso (Direção) e José Manuel Esteves (Conselho de Arbitragem), além de Luís Estrela (presidente do CA da AF Lisboa), Lucílio Baptista (em representação do CA da FPF) e Lourenço Abrantes (em representação da APAF).

 

Reconhecimento generalizado

 

O líder do CA da AF Setúbal, José Manuel Esteves, que assumiu a vontade de promover a cerimónia num âmbito mais reservado, conferindo-lhe mais dignidade, reiterou na sua intervenção de boas-vindas, e desde logo em jeito de balanço à atividade de pouco mais seis meses, que o órgão a que preside manteve o que considerou estar bem e “mudamos aquilo que considerámos ser passível de ajustamentos”.

 

Para José Manuel Esteves, “o futsal passou a ser tratado de outra forma. Houve um reforço no trabalho desenvolvido e os resultados refletiram isso mesmo”.

 

No que respeita ao futebol, o presidente do CA, felicitou o comportamento meritório dos árbitros e árbitros assistentes do quadro nacional, nomeadamente os de categoria superior, que tiveram boas classificações, e sem esquecer as brilhantes ‘meninas’.

 

José Manuel Esteves destacou igualmente a concretização do 1.º curso de árbitros de futebol de praia levado a cabo pela AF Setúbal, que resultou na promoção de um quadro de arbitragem distrital para esta variante.

 

“A maior consolação que tenho é ter recebido elogios da esmagadora maioria dos nossos dirigentes de clubes pela forma como decorreu a época. É muito gratificante”, registou o líder do CA, antes de agradecer a todos os formadores e tutores que estiveram ligados à formação de jovens árbitros.

 

E foi para os candidatos tornados árbitros que José Manuel Esteves dedicou um apontamento: “Tenham muita responsabilidade no que vão fazer daqui para a frente. Isto não é uma brincadeira”, alertou.

 

José Manuel Esteves, que agradeceu “a total disponibilidade dos núcleos de arbitragem da região na colaboração com o CA da AF Setúbal”, sublinhou ainda a parceria institucional com o CA da AF Lisboa, com quem foram concretizadas ações formativas.      

 

“Todos os nossos árbitros trabalharam muito e isso deve ser reconhecido”, vincou José Manuel Esteves.

 

Quase 200 distinções

 

Dado o apito inicial, a festa da arbitragem associativa seguiu a premiar o aproveitamento, desempenho e a reconhecer que mais se destacou na presente época.

 

Ao ritmo de fortes aplausos e incentivos, a esmagadora maioria dos nomeados foi brindada com diplomas, certificados ou troféus entregues pelos responsáveis associativos.



 

Eis a lista detalhada com os números de distinções atribuídas:   

 

- 11 certificados de formadores no curso de árbitros de futebol;

- 5 certificados de formadores no curso de árbitros de futsal;

- 15 certificados de formadores nos temas de âmbito geral nos cursos de futebol e futsal;

- 2 diplomas de formadores do curso de árbitros de futebol de praia;

- 6 diplomas de colaboração como assessores de árbitros C5 (futebol);

- 25 diplomas de colaboração como tutores dos árbitros estagiários (futebol);

- 5 diplomas de colaboração como tutores dos árbitros estagiários (futsal);

- 17 diplomas de formação aos novos árbitros de futebol de praia;

- 36 diplomas de conclusão de curso aos novos árbitros de futebol;

- 5 diplomas de conclusão de curso aos novos árbitros de futsal;

- 3 diplomas de conclusão de curso aos novos observadores de futebol;

- 3 diplomas de colaboração como tutores dos observadores de futebol.

 

Premiados com troféus pela sua classificação:

 

Futebol

 

- 1º classificados categoria C3 grupo A, B, C e D;

- 1º classificado categoria C4 grupo A, B e C;

- 1º classificado categoria C5 grupo A e B;

- 1º classificado categoria CJ2;

- 1º classificado categoria CJ1;

- 1º classificados observadores Grupo A e Grupo B;

- 1º classificado quadro árbitros assistentes.

 

Futsal:

 

- 1º classificado categoria C3 grupo A e D;

- 1º classificado categoria C4 grupo A e C;

- 1º classificado categoria C5 grupo A e B;

- 1º classificado observadores Grupo A e B.

 

 

Prémios especiais:

 

- Sílvia Domingos, árbitra internacional pela subida ao grupo 2 da UEFA (futebol);

- Sérgio Carvalho, árbitro de futsal pela sua promoção ao quadro C2 da FPF.

 

Cursos:

 

1º classificado dos árbitros de futebol;

1º classificado dos árbitros de futsal;

1º classificado dos observadores de futebol.

 

 

Intervenções para reforçar espirito de arbitragem

 

Antes do apito final, os elementos que compuseram a mesa de honra foram convidados a deixar uma mensagem aos presentes.

Um convite extensível ao árbitro Bruno Paixão, que não hesitou em libertar sentimentos.

 

Recordamos as declarações em discurso direto:



 

Bruno Paixão, árbitro C1 da AF Setúbal

 

“A todos os que estão a começar uma nova etapa no seio da arbitragem, dizer-lhes que está tudo nas vossas mãos.

 

O mais importante é escolherem os elementos da equipa que os vão acompanhar e cimentar a união e a amizade.

 

Desejo-vos muitas felicidades e acreditem nas vossas capacidades”.

 

Lourenço Abrantes (APAF)

 

“Parabéns a todos os que se distinguiram nesta cerimónia muito importante para a arbitragem da AF Setúbal e que tenham muito sucesso daqui para a frente”.

 

Luís Estrela (CA AF Lisboa)

 

“A minha primeira mensagem é dirigida aos jovens árbitros, a quem felicito e peço que assumam o seu estatuto em todos os momentos das vossas vidas.

Felicito igualmente todos os dirigentes da AF Setúbal e os árbitros que representam esta prestigiada associação pelo bom trabalho que têm vindo a desenvolver.

 

Não posso deixar de sublinhar, com particular entusiasmo, a recente parceria institucional dinamizada pelas nossas associações, que produziu resultados excelentes”.

 

Octávio Machado (AG AF Setúbal)  

 

“Todos os que estamos aqui somos parte da família do futebol.

 

Dedico uma palavra de grande apreço a Ezequiel Feijão, personalidade de grande relevo da história da nossa arbitragem, ao Bruno Paixão, árbitro que teve altos e baixos ao longo da sua carreira, mas que nunca esmoreceu e à árbitra Sílvia Domingos, pela brilhante evolução que tem estado a conseguir.

 

Com estas nomeações, felicito todos os nossos árbitros e gostaria de reforçar para os mais jovens, que nunca desistam, apesar de saberem que vão enfrentar uma carreira difícil. Eu também comecei por baixo, mas trabalhei com determinação e conseguiu pisar os palcos maiores.

 

A arbitragem nacional sempre contou com excelentes árbitros oriundos da AF Setúbal e é esse caminho que se deseja cimentar.

 

A todos, desejo as maiores felicidades, que trabalhem com afinco e que oiçam os mais experientes. Não tenham vergonha de ser árbitros e façam a defesa daquilo em que acreditam.

 

Eu sou um de vocês e estou nas vossas lutas. Tenham coragem, força e honrem o nobre estatuto de ser árbitro.

 

 Lucílio Baptista (CA FPF)

 

“Felicito todos os distinguidos nesta cerimónia e o CA da AF Setúbal que promoveu esta grande cerimónia e muito tem investido na qualificação dos nossos árbitros.

 

“Aos mais jovens, dizer-lhes que quando o ‘comboio parar na vossa estação’ não hesitem em seguir viagem, porque pode não haver uma segunda oportunidade. Tenham a certeza que esse ‘comboio’ um dia vai parar para vocês”.

 

Francisco Cardoso (Direção AF Setúbal)

 

“Antes de mais, gostaria de agradecer a presença massiva nesta cerimónia, que prestigia a AF Setúbal.

 

Devo enaltecer a dedicação e trabalho promovido pelo Conselho de Arbitragem da nossa associação que, apesar do curto espaço de tempo de atividade, já refletiu grandes resultados.

 

A AF Setúbal quer mais árbitros nas nossas fileiras e estou certo de que estamos no bom caminho para o conseguir e, com isso, alimentar a ambição de dentro de pouco tempo podermos reforçar a nossa representação na categoria maior nacional com, pelo menos, cinco árbitros.

 

Aos nossos núcleos de arbitragem, reconhecer e agradecer o papel fundamental e o trabalho desenvolvido ao lado da AF Setúbal, bem como a todos aqueles que colaboram em nome da nossa arbitragem. Um muito obrigado”.



 

Refira-se que no prolongamento da cerimónia, a AF Setúbal e o CA promoveram um momento de confraternização nas caves da Adega Cooperativa de Palmela, onde foi possível degustar diversos vinhos do rótulo palmelense e onde não faltou os queijos, fruta e outras iguarias renomadas da região.