“Estou, naturalmente, muito satisfeito e orgulhoso por tudo o que o plantel conseguiu em nome do clube”, assumiu o presidente da Direção do Quintajense FC, no dia pós-conquista do inédito título do Campeonato Nacional de Promoção, em futebol sénior no feminino.

 

A satisfação do presidente, há mais de duas décadas à frente dos destinos do emblema quintajense, foi vivida ao lado de todos quantos trabalharam para este brilhante e ímpar resultado.

 

“Desde o momento que terminou o jogo e até ao fecho dos festejos celebrados, à noite, na Quinta do Anjo, com os adeptos e demais populares, vividos em conjunto numa celebração muito entusiástica e muito merecida, o sentimento foi apenas de enorme satisfação. Hoje, a pressão de preparar a próxima época, com tudo o que isso acarreta, no plano organizativo e financeiro, ganhou lugar”, confessou Francisco Xavier.



 

Todavia, o dirigente garante que não falta motivação e confiança para encarar o que aí vem. “Vamos encetar contatos no sentido de reunir apoios que permitam sustentar a nova realidade competitiva. Estou convicto de que as instituições locais vão reconhecer a importância da nossa conquista e apoiar devidamente”, admitiu, confiante.

 

Francisco Xavier olha para o futuro competitivo da equipa sénior de futebol feminino com a esperança de que “com a humildade e ambição, já demonstradas, o Quintajense FC, reconhecendo o nível de grande exigência que encontrará na prova, vai conseguir ficar na Liga Allianz e num lugar honroso”.

 

“A equipa é recheada de atletas jovens e a qualidade que existe na formação sub-19 vai contribuir para fortalecer o conjunto principal”, assegurou o presidente do clube, que desde há cinco anos apostou na dinâmica competitiva do futebol no feminino.

 

“A modalidade evoluiu, o clube, apesar de todas as dificuldades, promoveu melhoramentos significativos nas infraestruturas e, hoje, festejamos aquele que é o maior feito desportivo no futebol do clube”, destacou Francisco Xavier.



 

Campeãs pagaram para jogar

 

O líder do emblema revelou que as campeãs quintajenses pagaram uma mensalidade ao longo da época. Uma medida que foi ao encontro da diretriz traçada pelo clube no âmbito da autossustentabilidade de cada prática desportiva que integra.

 

“É uma realidade que acresce a importância daquilo que conseguiram. Subiram de divisão e sagram-se campeãs a pagar para jogar. Não encontro melhor expressão para traduzir a relevância do feito”, elogia, o presidente, que entretanto, já assumiu, que para a nova época tal realidade vai acabar.

 

Contudo, Francisco Xavier não hesitou em vincar a dedicação das atletas. “Um grupo muito unido, que trabalhou muito e mostrou uma grande vontade de jogar e vencer”. “Agradeço, portanto, por tudo o que fizeram e por colocarem o nome do Quintajense FC no topo do futebol feminino nacional”.

 

Mais equilíbrios competitivos

 

A aposta no futebol feminino pelo Quintajense FC está ganha, mas o presidente não esquece que esta dinâmica deve ser sustentada, tal como foi feito há cinco anos no seio do clube que dirige. “Não fazemos captações ‘selvagens’ e isso é meio caminho para garantir a sustentabilidade dos projetos”.

 

No plano competitivo, Francisco Xavier é da opinião que a prática do futebol feminino permite aos clubes de menor dimensão competir de igual para igual com outros emblemas de maior projeção.

 

“O futebol feminino está a evoluir e a ter mais força. Era bom que mais clubes da nossa região aderissem a esta prática, para fortalecermos a modalidade”, desafiou.

 

O Quintajense Futebol Clube tem atualmente cerca de 870 associados.

 

O futebol no feminino, a caminho da divisão maior da modalidade e com o estatuto de campeão, acaba de lhes oferecer um registo inédito.