No engalanado ginásio-sede, as comemorações dos 106 anos do FC Barreirense reuniram, esta sexta-feira, à noite, dezenas de convidados dos mais variados quadrantes numa celebração recheada de entusiasmo ‘alvi-rubro’.

 

O FC Barreirense, fundado a 11 de abril de 1911, é um emblema de referência nacional, cujo passado histórico reflete esse mesmo estatuto e que orgulha a região onde está inserido.

 

Contudo, a força do passado deve sustentar e inspirar o futuro e o presidente da Direção do FC Barreirense, José Paulo Rodrigues, sublinhou essa certeza.  

 

“Orgulha-nos a nossa história, mas não temos por missão ser o que fomos. Seremos o que a nossa condição nos permitir, alicerçado na nossa determinação, no nosso desejo de construir, na nossa vontade de progresso e no nosso desígnio de servir”, afirmou o dirigente na sua intervenção solene.



José Paulo Rodrigues, presidente da Direção do FC Barreirense


Perante a plateia, o presidente barreirense abordou a temática das contas do clube para afirmar que, fruto de uma criteriosa e renovada gestão financeira, o emblema, nos últimos quatro anos, conseguiu amenizar, de forma relevante, a parcela das dívidas e passou, ainda que continue a debater-se com naturais preocupações, a encarar o dia-a-dia num cenário mais desanuviado e inspirador de confiança no futuro.

 

No plano da prática desportiva e competitiva, José Paulo Rodrigues evidenciou o crescimento do número de atletas que representam o clube e, tendo por base a gestão criteriosa, criação de condições necessárias e respetivas infraestruturas, não fecha a porta à entrada em cena do futsal e da promoção do futebol no feminino no seio do Barreirense.   

 

No campo das infraestruturas, o líder do clube ‘alvi-rubro’ aventou a possibilidade da gestão partilhada de equipamentos, considerando essa possibilidade uma resposta mais adequada em nome de equilíbrios de sustentabilidade e investimento.

Presidente da AF Setúbal destaca relevância do clube

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, não hesitou, em vincar o papel histórico que o FC Barreirense assume no panorama regional e nacional, e cuja realidade está espelhada na representatividade competitiva.

 

“Apesar das dificuldades inerentes à dinamização da atividade, o FC Barreirense não tem só conseguido manter acesa a chama do seu ecletismo, como também exibido um sinal de crescimento”.



Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal


“O FC Barreirense é o clube com mais atletas inscritos na AF Setúbal e isso, por si só, é um motivo que deve orgulhar todos aqueles que representam e trabalham no clube e que fazem desta instituição, uma das referências do futebol da nossa região”, destacou Francisco Cardoso, que lembrou as 19 equipas que o Barreirense apresentou esta época nas provas federativas e associativas.

 

O presidente da AF Setúbal evidenciou igualmente o reconhecimento que o futebol federativo depositou no Barreirense, ao atribuir o certificado de clube formador.

 

“Este é um estatuto de grande importância e que deve ser ainda mais realçado se tivermos em conta que o Barreirense não é um emblema com estrutura competitiva profissional, o que demonstra o trabalho que está a ser feito e que continua a marcar pontos para o futuro”.

 

Refira-se que a AF Setúbal, além do presidente da Direção, esteve igualmente representada na cerimónia pelo vice-presidente Desportivo, João Aires, e pelo Diretor, Rui de Carvalho.

 

Joaquim Sousa Marques, ex-líder da AF Setúbal, foi uma das personalidades presentes na sessão comemorativa dos 106 anos do FC Barreirense, onde marcaram igualmente presença, entre outros, os principais responsáveis autárquicos locais, representantes do Governo e da FPF, dirigentes associativos de emblemas do concelho e empresários da região.

 

A cerimónia, onde foram distinguidos os sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação no FC Barreirense, teve com um dos pontos altos as homenagens à equipa de futebol de iniciados, campeã distrital na última época, e aos jovens futebolistas João Marques e Bruno Carregosa que, enquanto atletas do clube, foram chamados a representar a seleção sub-14 da AF Setúbal na edição de 2016 do Torneio “Lopes da Silva”.