Feitas as contas aos primeiros dois de prova, que envolveu uma dezena de emblemas, as equipas de Vitória FC e Belenenses garantiram o estatuto de finalistas do I Sesimbra Cup.

 

O jogo de atribuição do troféu maior realizou-se ao início da tarde deste domingo, no campo municipal da Praia do Ouro, em Sesimbra, e foi preciso esperar até ao último segundo do prolongamento, ao derradeiro pontapé na bola, para que fosse libertada a festa dos vencedores.

 

Um golo de Bruno Gonçalves, fruto de um remate certeiro, a cerca de 30 metros da baliza, a cobrar uma falta assinalada sobre o som da buzina, indicador do fim dos três minutos de prolongamento [ndr: ao cabo do terceiro período o jogo registou um empate a zero], acabou com a perspetiva da decisão através dos penáltis e abriu largos festejos dos jogadores e adeptos sadinos no areal sesimbrense.


VEJA AQUI O VÍDEO DO GOLO QUE VALEU O TÍTULO

 

 

 

Para traz ficam três dias de uma jornada de grande promoção competitiva do futebol de praia, resultado de um torneio promovido pela Junta de Freguesia do Castelo, Sesimbra, em conjunto com a DMC Eventos, e que contou com o apoio institucional da AF Setúbal.

 

“Foi uma grande jornada de futebol de praia e o balanço é, naturalmente, muito positivo. Tudo correu bem, os jogos foram espetaculares e a adesão dos adeptos foi massiva”.

 

“Este tipo de iniciativas visam, fundamentalmente, promover a modalidade que cresce todos os anos e tem em Sesimbra uma referência cada vez mais vincada e reconhecida por todos”, começou por avaliar Francisco Jesus, presidente da JF Castelo.

 

“A envolvência da AF Setúbal, através da relevante parceria institucional conferida a este evento, é para a organização um motivo de grande satisfação e um privilégio que reforça a importância que a associação dá ao futebol de praia e o qual agradecemos com grande entusiasmo”, enalteceu o autarca, que admitiu voltar a ver uma iniciativa do género no próximo ano.

 

 

Quadro completo de jogos e resultados do torneio:

 

 

GRUPO A

 

Casa do Benfica em Loures

GR Amigos da Paz

Vitória FC (Setúbal)

GD Sesimbra

GD Alfarim

 

 

GRUPO B

 

Sporting CP

CF Os Belenenses

CD Vila Franca do Rosário

ACD Sotão

ACRUT Zambujalense

 

 

 

Sexta-feira, 14 de Abril

 

09h00 | GD Alfarim, 2 – Vitória FC, 9

10h00 | GD Sesimbra, 6 - Casa do Benfica em Loures, 4

11h00 | ACRUT Zambujalense, 5 - CF Belenenses, 14

12h00 | ACD Sotão,9 – CD VF Rosário, 7

13h00 | GRAP, 5 – GD Alfarim, 3

14h00 | GD Sesimbra, 4 – Vitória FC, 8

15h00 | Sporting CP, 7 – ACRUT Zambujalense, 3

16h00 | CF Belenenses, 4 – ACD Sotão, 3

17h00 | Casa do Benfica em Loures, 6 – GRAP, 4 (após Penáltis)

18h00 | CD VF Rosário, 4 – Sporting CP, 1

 

Sábado, 15 de Abril

 

09h00 | GD Alfarim, 5 – GD Sesimbra, 3

10h00 | Vitória FC, 5 - Casa do Benfica em Loures, 1

11h00 | ACRUT Zambujalense, 2 – ACD Sotão, 4

12h00 | CF Belenenses, 8 – CD VF Rosário, 9 (após Penáltis)

13h00 | GRAP, 7 – GD Sesimbra, 5

14h00 | GD Alfarim, 5 – Casa do Benfica em Loures, 15

15h00 | Sporting CP,7 – ACD Sotão, 3

16h00 | ACRUT Zambujalense, 3 – CD VF Rosário, 7

17h00 | Vitória FC, 4 – GRAP, 3

18h00 | CF Belenenses, 9 – Sporting CP, 8

 

Domingo, 16 de Abril

 

09h30 | 9º e 10º lugar: GD SESIMBRA, 11 - ACRUT ZAMBUJALENSE, 3

10h30 | 7º e 8º lugar: GD ALFARIM, 4 - ACD SOTÃO, 3

11h30 | 5º e 6º lugar: CASA BENFICA LOURES, 5 - SPORTING CP, 4

12h30 | 3º e 4º lugar: GRAP, 3 - CD VF ROSÁRIO, 1

13h30 | Final: VITORIA FC, 1 - CF BELENENSES, 0 (após prolongamento)

 

Classificação Final

 

1º - Vitória FC

2º - Belenenses

3º - GRAP

4º - CD Vila Franca Rosário

5º - Casa do Benfica Loures

6º - Sporting CP

7º - GD Alfarim

8º - ACD Sotão

9º - GD Sesimbra

10º - ACRUT Zambujalense

 

 

Prémios individuais:

 



Melhor Marcador – Rodrigo Pinhal (GD Sesimbra), 10 golos




Melhor Guarda-Redes – Bruno Henriques (Vitória FC)




Melhor Jogador – Lúcio Carmo (Vitória FC)

 

 

Líder da AF Setúbal elogia torneio

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, viu de perto a ação do derradeiro dia da competição no areal sesimbrense e elogiou o torneio.

 

“A AF Setúbal não pode deixar de felicitar a organização do Sesimbra Cup pela grande jornada de espetáculo competitivo e de promoção do futebol de praia que dinamizou”

 

“Este torneio contou com a maioria das equipas que militam na Divisão Elite da modalidade e somou a participação de mais três emblemas nossos filiados, que competem no Campeonato Nacional. Esse fato, a juntar à reconhecida capacidade da Junta do Castelo em promover eventos do género, resultou num torneio muito positivo”, vincou o líder associativo.

 

O Vitória FC, a equipa que volta a representar este ano a AF Setúbal na Divisão Elite do futebol de praia organizado pela FPF, saiu a vencer esta edição de abertura do Sesimbra Cup e Francisco Cardoso enalteceu a proeza dos sadinos.

 

“Não perderam qualquer jogo nesta prova e acabaram por ser uns justos vencedores do torneio. Desejamos que este triunfo seja um bom prenúncio para o que aí vem no que respeita à prova oficial no âmbito da Divisão Elite, patamar no qual o Vitória é o nosso único representante”, desejou.

 

Contudo, Francisco Cardoso não esqueceu a importante participação de GD Sesimbra, GD Alfarim e ACRUT Zambujalense no torneio.



O presidente da AFS, Francisco Cardoso, felicitou a prestação das equipas da nossa região presentes no torneio. Na foto, o dirigente saúda o GD Alfarim pelo 7.º lugar final, o melhor registo conseguido pelas formações que representam a AFS no Campeonato Nacional



“A presença competitiva destas nossas equipas filiadas foi muito meritória e veio mostrar, mais uma vez, a força e o interesse que o futebol de praia tem no seio do concelho sesimbrense”

 

“Aliás, esta modalidade é cada vez uma aposta, não só dos clubes de Sesimbra, mas também de toda a nossa região. A AF Setúbal continuará a apostar no incremento da modalidade e a dinamizar o futebol de praia, não só no plano sénior, mas também, com particular entusiasmo ao nível das camadas jovens”, lembrou Francisco Cardoso.

 

Recorde-se que a AF Setúbal tem em vista a concretização já dentro de dias, a organização de provas regionais (Taças Distritais) reservadas aos escalões sub-17 e sub-19, em ambos os géneros.


J.G. / afsetubal.fpf.pt