A Seleção Distrital da AF Setúbal de futsal feminino sub-17 fechou esta terça-feira de manhã, com um triunfo, por 5-3, diante da congénere de Leiria, uma participação amplamente positiva (três triunfos em quatro jogos) no Torneio Nacional Interassociações.

 

Ao afsetubal.pt o selecionador distrital de futsal, António Valente, qualificou de “muito positivo” o balanço competitivo da nossa representação, num torneio, em que a Federação Portuguesa de Futebol entendeu, no âmbito de um novo modelo de competição, não refletir os resultados das 17 seleções representadas numa classificação geral.

 

“Viemos para esta prova para mostrar as nossas qualidades, sabendo de antemão as dificuldades que já trazíamos [limitação de escolha de atletas, por insuficiência de equipas neste escalão]. Acabámos por concretizar o nosso objectivo, fruto da união que o grupo de atletas conseguiu demonstrar. Elas foram espetaculares”, elogiou António Valente.

 

Contudo, as coisas, em termos de resultado, até não começaram bem. “O nosso primeiro jogo não reflete, de todo, aquilo que se passou na quadra. Além de termos visto as nossas atletas terem enviado por seis vezes a bola aos postes, tivemos mais uma quantidade suficiente de oportunidades claras para marcar, mas a eficácia traiu-nos”, lembrou o responsável técnico associativo, a propósito do embate inaugural, diante de Bragança.

 

Seguiram-se três triunfos, dois com valentes goleadas, e uma futsalista em destaque: Beatriz Sanheiro [marcou um total de 14 golos]. “É uma jogadora muito acima da média. Foi, talvez, a melhor do torneio”, apontou António Valente.

 

Todavia, a prestação individual de Sanheiro entroncou com a qualidade coletiva que a AF Setúbal apresentou na prova e que foi reconhecida por todos, inclusive pelos dirigentes da FPF, que sugeriram espetáculo extra. “A nossa seleção e a de Lisboa foram reconhecidas como duas das melhores na prova”.

 

Este fato levou a FPF a tentar a realização de mais um jogo fora da agenda entre as duas equipas, que era tido como uma espécie de final, mas que acabou por ser inviável devido às questões logísticas.

“Não houve classificação, e isso não é o mais importante. Há que valorizar o que a nossa seleção fez e o reconhecimento que teve pela demonstração da grande qualidade competitiva de todas as nossas atletas”, rematou António valente.

 

A Direção da AF Setúbal felicita todos os dirigentes, técnicos, atletas e staff que representaram, com grande dignidade, as cores associativas pelos resultados obtidos neste torneio, não esquecendo o grande contributo dos clubes que continuam a formar atletas e a promover a modalidade do futsal na nossa região.

 

Parabéns Valentes! Força AF Setúbal!   


RESULTADOS DOS JOGOS DA SELEÇÃO DA AF SETÚBAL:

 

DIA 25

 

PAVILHÃO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA COVA (11 HORAS)

 

Resultado final:

AF BRAGANÇA, 6 – AF SETÚBAL, 4

(4-2, ao intervalo)

Golos AFS: Beatriz Sanheiro, Catarina Passinhas, Teresa Reis e Matilde Gonçalves.

 

DIA 26

 

PAVILHÃO MUNICIPAL DE JOVIM (16 HORAS)

 

Resultado final:

AF SETÚBAL, 11 – AF BEJA, 0

(6-0, ao intervalo)

Golos AFS: Beatriz Sanheiro (6), Érica Fontes (2), Mafalda Menino (2) Catarina Marques (1).

 

DIA 27

 

PAVILHÃO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA COVA (16 HORAS)

 

Resultado final:

AF PORTALEGRE, 0 – AF SETÚBAL, 10

(5-0, ao intervalo)

Golos AFS: Beatriz Sanheiro (4), Teresa Reis (3), Érica Fontes (2), Ana Ruivo (1).


 

DIA 28

 

PAVILHÃO DO COHAEMATO (11 HORAS)

 

Resultado final:

AF LEIRIA, 3 – AF SETÚBAL, 5 

(1 -0, ao intervalo)

Golos AFS: Beatriz Sanheiro (3) e Érica Fontes (2).